Planejamento de Maio para o I Período da Educação Infantil
CRONOGRAMA DE MAIO
PRÉ 4 ANOS
DE 02/05 À 06/05
01 · Dia Mundial do Trabalho
05 · Dia do Artista Pintor
07 · Dia do Silêncio
08 · Dia do Artista Plástico
08. Dia das Mães
05 · Dia do Artista Pintor
07 · Dia do Silêncio
08 · Dia do Artista Plástico
08. Dia das Mães
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Respeito às características individuais relacionadas ao gênero, etnia, peso, estatura
LINGUAGEM ORAL
Leitura de números e alfabeto
Reconto de Histórias
Preferências e Sentimentos
Leitura de Imagens
Músicas
Brincadeiras
LINGUAGEM ESCRITA
Registrar/reproduzir o que se vê (desenho livre)
Vogal A
NÚMEROS
Leitura dos números e relacionar quantidades
Número 0
LATERALIDADE
Em cima, embaixo, frente, atrás, direita e esquerda
Domínio Corporal – Andar nos tracejados do chão obedecendo alguns critérios como :
Andar de lado (passos laterais e passos cruzados)
Correr com as mãos: na cabeça, na cintura, nos quadris, nas costas
Saltitar: com os dois pés, com um pé só, pra frente, pra trás, pra direita e pra esquerda.
ESPAÇO E FORMA
Quadrado, círculo, retângulo e triângulo simultaneamente
Pátio
GRANDEZAs E MEDIDAS
Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas: maior e menor ; pouco e muito
COORDENAÇÃO MOTORA
Traçados simples
Massinha de modelar ( fazer bolas, salsichas, fazer buracos com todos os dedos)
Lançar bolas de papel amassado na boca do palhaço
Rasgar papel com as mãos
Recortar
Traçados quebrados
NATUREZA E SOCIEDADE
Grupos Sociais: relacionar-se em grupo e a se entregar na sociedade
OS SERES VIVOS
Higiene Corporal- usar adequadamente os objetos para higiene pessoal
FENÔMENOS DA NATUREZA
A chuva e seus benefícios
DE 09/05 À 13/05
10 · Dia do Campo
12 · Dia Mundial do Enfermeiro
13 · Abolição da Escravatura
13 · Dia do Automóvel
12 · Dia Mundial do Enfermeiro
13 · Abolição da Escravatura
13 · Dia do Automóvel
IDENTIDADE E AUTONOMIA
A mãe
LINGUAGEM ORAL
Leitura de números e alfabeto
Reconto de Histórias
Preferências e Sentimentos
Leitura de Imagens
Músicas
Brincadeiras
LINGUAGEM ESCRITA
Registrar/reproduzir o que se vê (desenho livre)
Vogal E
NÚMEROS
Leitura dos números e relacionar quantidades
Número 1
LATERALIDADE
Em cima, embaixo, frente, atrás, direita e esquerda
Domínio Corporal – Andar nos tracejados do chão obedecendo alguns critérios como :
Andar de lado (passos laterais e passos cruzados)
Correr com as mãos: na cabeça, na cintura, nos quadris, nas costas
Saltitar: com os dois pés, com um pé só, pra frente, pra trás, pra direita e pra esquerda.
ESPAÇO E FORMA
Quadrado, círculo, retângulo e triângulo simultaneamente
Pátio
GRANDEZAs E MEDIDAS
Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas: maior e menor ; pouco e muito
COORDENAÇÃO MOTORA
Traçados simples
Massinha de modelar ( fazer bolas, salsichas, fazer buracos com todos os dedos)
Lançar bolas de papel amassado na boca do palhaço
Rasgar papel com as mãos
Recortar
Traçados quebrados
NATUREZA E SOCIEDADE
Grupos Sociais: relacionar-se em grupo e a se entregar na sociedade
OS SERES VIVOS
Higiene Corporal- usar adequadamente os objetos para higiene pessoal
FENÔMENOS DA NATUREZA
A chuva e seus benefícios
DE 16/05 À 20/05
15 · Dia do Gerente Bancário
16 · Dia do Gari
17 · Dia Internacional da Comunicação e das Telecomunicações
16 · Dia do Gari
17 · Dia Internacional da Comunicação e das Telecomunicações
IDENTIDADE E AUTONOMIA
A família – a mãe
LINGUAGEM ORAL
Leitura de números e alfabeto
Reconto de Histórias
Leitura de Imagens
Músicas
Brincadeiras
LINGUAGEM ESCRITA
Registrar/reproduzir o que se vê (desenho livre)
Vogais I
NÚMEROS
Leitura dos números e relacionar quantidades 2
LATERALIDADE
Direita e esquerda
Alto e baixo
Muito e pouco
Grande e pequeno
Domínio Corporal – Andar nos tracejados do chão obedecendo alguns critérios como :
Andar de lado (passos laterais e passos cruzados)
Correr com as mãos: na cabeça, na cintura, nos quadris, nas costas
Saltitar: com os dois pés, com um pé só, pra frente, pra trás, pra direita e pra esquerda.
ESPAÇO E FORMA
Quadrado, círculo, retângulo e triângulo simultaneamente
Pátio
GRANDEZAs E MEDIDAS
Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas: maior e menor ; pouco e muito
COORDENAÇÃO MOTORA
Traçados simples
Massinha de modelar ( fazer bolas, salsichas, fazer buracos com todos os dedos)
Caminhar e correr
Subir e descer
Dançar/ pular/ correr
Lançar bolas de papel amassado na boca do palhaço
NATUREZA E SOCIEDADE
A família
A Mãe como trabalhadora e dona do lar
OS SERES VIVOS
Higiene Bucal
Ambiente Limpo ( família, sociedade)
FENÔMENOS DA NATUREZA
Inverno(estação) frio,
DE 23/05 À 27/05
21 · Dia da Língua Nacional
IDENTIDADE E AUTONOMIA
A Mãe como trabalhadora e dona do lar
LINGUAGEM ORAL
Leitura de números e alfabeto
Reconto de Histórias
Leitura de Imagens
Músicas
Brincadeiras
LINGUAGEM ESCRITA
Registrar/reproduzir o que se vê (desenho livre)
Vogal O
NÚMEROS
Leitura dos números e relacionar quantidades 3
LATERALIDADE
Direita e esquerda
Alto e baixo
Muito e pouco
Grande e pequeno
Domínio Corporal – Andar nos tracejados do chão obedecendo alguns critérios como :
Andar de lado (passos laterais e passos cruzados)
Correr com as mãos: na cabeça, na cintura, nos quadris, nas costas
Saltitar: com os dois pés, com um pé só, pra frente, pra trás, pra direita e pra esquerda.
ESPAÇO E FORMA
Quadrado, círculo, retângulo e triângulo simultaneamente
Pátio
GRANDEZAs E MEDIDAS
Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas: maior e menor ; pouco e muito
COORDENAÇÃO MOTORA
Traçados simples
Massinha de modelar ( fazer bolas, salsichas, fazer buracos com todos os dedos)
Caminhar e correr
Subir e descer
Dançar/ pular/ correr
Lançar bolas de papel amassado na boca do palhaço
NATUREZA E SOCIEDADE
A Mãe como trabalhadora e dona do lar
As profissões das mães
OS SERES VIVOS
Ambiente Limpo ( família, sociedade)
FENÔMENOS DA NATUREZA
Inverno(estação) frio, vestuário, alimentação