ATIVIDADES DE PSICOMOTRICIDADE
MOTRICIDADE faculdade de realizar movimentos
PSICOMOTRICIDADE através dos movimentos , procura melhor utilização das capacidades psíquicas- ciência do corpo e da mente
O PAPEL DO PROFESSOR conhecer as etapas do desenvolvimento psicomotor , características das faixas etárias, necessidades e interesses, planejamento.
· Ajudar a cç firmar a própria lateralidade
· Não exercer pressão no sentido de usar a mão direita ou esquerda
· Ajuda-lo na coordenação óculo manual
· Ensinar a cç a ficar sentada,
· adquirir boa postura
· ouvir
Só epois desses objetivos alcançados é que ela será capaz de:
· receber ordens
· concentrar-se
· usar a memória
· executar tarefas do começo ao fim
AQUI O PAPEL DO PROFESSOR NÃO É ALFABETIZAR, MAS ESTIMULAR FUNÇÕES PSICOMOTORAS NECESSÁRIAS AO APRENDIZADO FORMAL.
LIÇÕES BÁSICAS
· socializar
· integrar
· fazer amigos
· contar histórias
· dividir os brinquedos
· trabalhar em equipe
· lidar com os desejos e vontades dos companheiros(que muitas vezes, não são os seus
· ouvir história/teatro/ fantoches/leitura(começar a compreensão de suas sensações e seus sentimentos)
· recontar a história
· dramatizar a história
· Ser independente
· Conhecer o corpo
· Exercitar a coordenação motora grossa e fina
· Higiene pessoal
· Descobrir o mundo, conhecer seus símbolos e conceitos
OS BRINQUEDOS
Devem ter fácil acesso , a função é instigar a curiosidade e a criatividade dos alunos. Eles precisam de brinquedos para:
1. aprender noções de tamanho, forma, som, textura, cheiro,
2. como funcionam as coisas
3. Empilhar
4. Blocos
5. brinquedos de montar e separar
6. classificar cores, formas, tamanho, liso, grosso, áspero, fino, etc.
ESPAÇO FÍSICO
0 a 3 anos
· área adequada para sentar, engatinhar e arriscar os primeiros passos, Deve ser forrado com colchões apropriados que são bem limpos diariamente, deve tomar banho de sol diário
4 e 5 anos
· necessitam de lugar amplo para se movimentar em áreas livres e coberta
HIGIENE
Ponto primordial. Funcionários específicos ficam a disposição para manutenção do local.
ESPAÇO TEMPORAL:
Orientar o corpo para situar-se no espaço físico, situar os objetos colocados no espaço circundante.
1. atividades de orientação espaço temporal
2. andar devagar até o fim da sala
3. andar depressa voltando ao ponto de partida
4. andar devagar depois correr uma mesma distância, perceber o tempo que vai e volta
5. bater bola devagar e depressa
6. pular corda devagar e depressa
7. correr, trepar, bater palmas, com ritmo, dentro de um espaço de tempo em situações relacionadas com:
· deslocamento de materiais: cadeiras, bancos, mesas, bolas, etc.
· lançamentos de bolas, pequenas e grandes, em caixas de diversos tamanhos, cestas de basquete, ou círculos desenhados no chão
· saltos e transposição de obstáculos
· marchas em equilíbrio (barras, bancos, linhas)
PERCEPÇÃO CORPORAL
Habilidade de evocar e localizar as partes do corpo.Exemplo: localizar o ombro o coleguinha. É a representação mental do nosso corpo.É a comunicação consigo mesmo e com o meio. Uma boa formação corporal pressupõe boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporais, bem como da afetividade.
1. pular com os pés juntos
2. pular alternando os pés
3. mover a cabeça
4. mostrar os olhos, nariz, testa, bochecha, boca, queixo,
5. separar os braços, as pernas, os dedos
EQUILIBRIO
É o ajuste do corpo com o desenvolvimento do ato motor. O desempenho do equilíbrio pode ser perturbado por causas psicológicas. Todo o medo ocasiona reações de enrijecimento que comprometem o equilíbrio.
1. brinquedo de estátua
2. marcha nos calcanhares
3. permanência em pé, sentado ou deitado
4. manter-se em equilíbrio em um pé, nos dois pés, variar a postura,
5. deitar sobre uma bola grande e rolar
6. manter-se em equilíbrio sobre tijolos superpostos, banco , um plano inclinado, de frente, de costas
LATERALIDADE
Predominância do uso de todos os órgãos pares. Pode ser direita ou esquerda. Observa-se o pé, a mão e o olho.1 ano não tem preferência por nenhum lado, 2 anos ela fixa gradativamente a preferência por uma delas.Com seis anos está completa a definição.
1. pegar objetos com a mão dominante
2. chutar com o pé dominante
3. chutar com o direito/esquerdo
4. pegar objetos com direito ou esquerdo
5. espiar em um monóculo
6. piscar
7. jogar bola ou bexiga de uma mão para outra
8. em círculo, uma criança no centro, pedir que fique uma cç na frente, lado direito, lado esquerdo, atrás.
RÍTMO
Movimentação própria de cada um :lento, moderado, acelerado, cadenciado. Noção de duração e sucessão, no que diz respeito a sons no tempo, a falta de ritmo pode causar problemas na leitura.
1. permanecer na ponta dos pés enquanto conta até 10.
2. levantar e baixar na ponta dos pés
3. andar sobre linhas marcadas no chão: retas, quebradas, curvas, sinuosas círculos e mistas
4. bater palmas com ritmo: rápido, lento, forte, fraco
5. bater bola com a mão seguindo ritmo do professor
6. alternar sons no corpo
COORDENAÇÃO ÓCULO MANUAL
Coordena ter os olhos com o movimento das mãos, do corpo, tem um parentesco que atua, mais tarde, no grafismo.
1. arremessar e apanhar
2. agarrar bola no espaço
3. dupla; 1 bambolê, bola(grande, pequena, leve, pesada).Um segura o bambolê enquanto o outro acerta a bola e vice-versa
4. A turma em círculo, 1 bambolê para cada um, 1 bola. Distribuir bambolês no chão.Cada cç dentro do espaço do bambolê joga a bola para o colega sem deixar cair. Depois que a cç domina uma certa distância ir aumentando.
5. caminhar, depois correr em duplas jogando a bola um pro outro.
6. a turma, em fila, andar/correr e ir jogando a bola um pro outro.
7. jogar bola na parede com uma das mãos e pega-la com a outra
8. passes em toques de vôlei, as cçs ficam na frente umas das outras e passam a bola um ao outro sem controle, apenas por toque.
COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA
Realizar grandes movimentos com todo o corpo.
1. marchar
2. bater palmas
3. correr
4. saltar
COORDENAÇÃO MOTORA FINA
Realizar movimentos específicos, usando pequenos músculos, a fim de atingir um ato de precisão no movimento.
1. tocar instrumento
2. escrever
3. modelagem com massinhas
4. trabalhos com gesso
5. trabalhos com argila
6. recortar e colar
7. pintar
8. brincadeiras com objetos pequenos
9. pintar com guache – com as mãos e com pincel
10. colar palitos, colar linhas e barbantes nas linhas traçadas
11. amarrar tênis
12. enfiar agulhas (de saco)
13. abotoar roupas
AGILIDADE
Movimentos rápidos e precisos.
1. fazer uma fila de cones e pedir que as cçs, correndo, se esquivem.
2. Queimada
3. Um aluno no gol, os alunos tentam acerta-lo com bola de papel ou de plástico e este deve esquivar-se.
TONICIDADE
Força muscular que o aluno vai adquirindo durante as atividades.
1. cabo de guerra
2. abrir garrafas pet
3. torcer panos
BOLICHE MALUCO
OBJETIVOS:coordenação motora fina, viso motora, percepção tátil e visual
FAIXA ETÁRIA:a partir de 3 anos
MATERIAL:sucatas, bolas de borrachas ou de tênis
As cçs junto com o professor fazem montes de sucatas, recebem uma bola cada um e de um determinado local tenta acertar e derrubar a pilha de sucatas.
BRINCAR DE FAZ DE CONTA
Boneca, cabeleireiro,casinha, comadre, com bonequinhos, comidinha, caubói, Desfilar, escolinha, fantasias, guerra, lutas, fazendinha, maquiagem, marionetes, médico, Palhaço, pique-nique, passar roupas