Exemplo de Rotina na Pré Escola
- Entrada: formar a fila no pátio, entrar sempre em fila cantando por exemplo, a cantiga “Piuí, Piuí, Piuí”; a música da Xuxa “Na Estação” ou outras escolhidas.
- Entrar na sala, pedir às crianças que retirem da bolsa o material, o lanche (colocar num saquinho com a identificação das crianças e mandar para a cozinha se for o caso de gelar) e coloquem a bolsa num canto pré determinado.
- Fazer oração
- Ajudante do dia: Escrever o nome do ajudante do dia na lousa ou no cartaz. Perguntar qual a primeira letra do nome, qual a última, quantas vogais tem? Quantas consoantes tem? Quais crianças tem nomes iniciados com a mesma letra inicial do ajudante do dia? Quais crianças tem a última letra do nome igual a do ajudante do dia? Pedir para que ele leve o lanche até a cozinha para por na geladeira.
- Cartaz do Tempo: Vamos observar como está o tempo hoje? Pedir ao ajudante que complete o cartaz
- Quantos somos hoje? Contar todos juntos, depois contar só os meninos, e depois só as meninas. Tem mais meninos ou meninas? Fazer rapidamente um gráfico de meninos e meninas na lousa.
- Lateralidade: Levante a mão direita! Levante o pé esquerdo! Quem está na frente do fulano? Quem está ao lado esquerdo de tal aluno? E do lado direito? Quero que vocês entrem embaixo da mesa. Quem é maior que o aluno fulano de tal? Quem é menor? Quem está no meio da sala de aula? Ao lado direito da porta está .........Vamos bater a mão direita na esquerda, Vamos bater a esquerda na direita, etc..
- Movimentos: Vamos rodar a língua, rode a língua na boca de um lado e depois do outro, Vamos por um linguão bem grande pra fora, Vamos esticar o pescoço, rodar a cabeça de um lado e do outro, Cavalinho, vamos fazer cavalinho, dizer GOING várias vezes.
Levante a mão direita, agora levante a mão esquerda, abra e feche os dedinhos, comece lentamente e vá
acelerando, vá bem rápido abra e feche os dedinhos, agora abaixe os braços e relaxe, solte, solte.
Agora Pule , pule devagarinho, baixinho, pule depressa altão, Vamos pular.
- Partes do corpo: Ponha a mão na cabeça, no joelho, na barriga entre outras. Ponha a mão no pé do colega, ponha o dedo na cabeça do colega, Morto vivo etc.
- Música: Estátua,, Ah hum disse o sapinho, o meu cavalinho é bom, etc, para esse tipo de atividade as músicas da Xuxa falam por si
- CD 1: Faixas5,7,10,11,14 – finaliza com 15
- CD 2: Faixas2, 3, 4, 7, 9, 11, 15 – finaliza com 20
- CD 3: Faixas1,2,4,8,9, finalizar com 20
- Volta a Calma: Agora todos sentados em seus lugares, feche os olhos, vamos imaginar que estamos em ( um lugar fresco, calmo, bonito) estamos descansando, descansando, respire fundo, respire fundo, respire fundo. Abra os olhinhos e vamos começar as atividades. Hoje nós vamos fazer isso et al et al.