quarta-feira, 30 de março de 2011

ATIVIDADES PSICOMOTORAS : CONSCIÊNCIA ESPACIAL

ATIVIDADES PSICOMOTORAS : CONSCIÊNCIA ESPACIAL

·       Procure ser a pessoa mais alta, (na ponta dos pés e se alongando)
·       Procure ser a mais baixa
·       Procure ser a mais magra
·       Procure ser uma bola
·       Como a bola rola?
·       Apontar para o objeto, parede mais distante e mais próximo
·       Movimente os pés rapidamente, mas sem sair do lugar
·       Rolar como um tronco
·       Arrastar e  rolar  para frente e para trás
·       Caminhar ajoelhada
·       Brincar de combate arrastando
·       Andar sobre as mãos e pés imitando o macaco

ATIVIDADES PSICOMOTORAS : ÓCULO MANUAL

ATIVIDADES PSICOMOTORAS : ÓCULO MANUAL

·       Lançar bolas, papel amassado, saquinhos com areia dentro de um balde, caixa ou boca do palhaço
·       Boliche
·       Encaixar pinos
·       Casinha de encaixar figuras geométricas
·       Eva ou madeirit perfurado para passar cordões de calçado ( costura)
·       Brincar com a bola pendurada por um fio de barbante
·       Bilboquê

ATIVIDADES PSICOMOTORAS : CONSCIENTIZAÇÃO DO CORPO

ATIVIDADES PSICOMOTORAS : CONSCIENTIZAÇÃO DO CORPO

O corpo apresenta simetria lateral por isso devemos desenvolver os dois lados a fim de obter o máximo de influência nos movimentos.
·       Deitados no solo , tocar as partes do corpo pedidas
·       Recortar de jornais ou revistas várias partes do corpo para colagens no caderno ou cartazes
·       Montar o corpo com várias partes de recortes retiradas das revistas
·       Olhar-se no espelho, fazer mímicas, gestos, brincar de mestre.
·       Usar as partes do corpo no ambiente: tocar a mesa com o nariz, a parede com as costas, o chão com o joelho, etc
·       Deitar de barriga pra cima e fazer círculos, quadrados, triângulos com os pés no alto
·       Com uma bexiga ou um gelinho envolto num pano tocar a parte do corpo solicitada
·       Quebra cabeça com figuras humanas
·       Montar bonequinhos de papel

ATIVIDADES PSICOMOTORAS : EQUILÍBRIO

ATIVIDADES PSICOMOTORAS : EQUILÍBRIO

·       Subir as escadas elevando o joelho bem alto;
·       Passos de elefante
·       Andar de joelhos com as mãos no ar
·       Pulo do coelho ( dois pés e apoio das mãos no chão)
·       Imitar caranguejo ( sentar no chão, palminha das mãos para trás, elevar o quadril caminhando para frente e para trás)
·       Ficar na ponta dos pés em cima de um banco
·       Ficar na ponta dos pés com os olhos abertos e depois fechados ( 10s cada)
·       Caminhar na ponta dos pés
·       Agachar, abrir os braços e imitar um avião, primeiro com os olhos abertos e depois com os olhos fechados
·       Andar na ponta dos pés com as mãos na nuca
·       Com os calcanhares e com os braços cruzados nas costas
·       Passos largos e a mão na cintura
·       De lado com as mãos na cabeça
·       Imitar o sapinho, (cócoras) ir e voltar
·       Ir correndo e voltar andando
·       Ir andando e voltar correndo
·       Ir saltitando com os dois pés e voltar andando
·       Andar em Câmera lenta
·       Andar rápido
·       Andar devagar

ATIVIDADES PSICOMOTORAS : ANDAR

ATIVIDADES PSICOMOTORAS : ANDAR

·       Andar de lado (passos laterais e passos cruzados)
·       Correr com as mãos: na cabeça, na cintura, nos quadris, nas costas
·       Saltitar: com os dois pés, com um pé só, pra frente, pra trás, pra direita e pra esquerda.

terça-feira, 29 de março de 2011

Modelo de Mensagem para o início do caderno

Mamãe e Papai
*Perguntem-me o que fiz na escola, sem insistir. *Mostrem interesse pelo que eu contar.
*Não desanimem  se eu ainda não fizer muita coisa. Não caçoem dos meus enganos. Valorizem antes, antes de mais nada, os meus esforços. Ainda estou aprendendo a fazer  minhas *lições*
*Falem sempre da minha ESCOLA  com carinho. Conversem com minha TIA  as coisas que ela precisa saber a meu respeito, para que ela possa me compreender  melhor.
*NÃO FALEM DOS MEUS PROBLEMAS  NA  MINHA FRENTE.
*Ensinem-me que não devo faltar á aula, e á chegar pontualmente.
*Não devo me adiantar, pois  minha TIA pode não ter chegado, nem me atrazar, pois perderei  o inicio das atividades.
*Não deixem de me buscar na hora certa, pois , se me  sentir abandonado, posso ter medo de voltar  á escola.    
*Não deixem de comparecer as reuniões e as festinhas pois só assim poderão avaliar o meu progresso.
*Minha TIA atende vocês SOMENTE depois do horário da aula.
*Para o meu lanchinho mandem apenas o que eu gosto, em pequenas quantidades.
*Não façam as atividades de classe por mim.
*E COMO ULTIMO RECADO, peço-lhes que não façam comparações entre meu progresso e o do filho do vizinho, ou do meu irmão mais velho.
Lembrem-se que sou apenas uma *pessoinha*
Com minhas próprias características.

COM AMOR.................DO SEU FILHO.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Brincadeiras para Gincana ( 4 - 8 anos)

Para se organizar uma gincana deve se ter em mente a idade das crianças que participarão para que a escolha das brincadeiras seja adequada, e quais brincadeiras você organizará para atingir o objetivo que você precisa. Abaixo alguns tipos de brincadeira para gincanas:

Brincadeiras:

1) Pescaria
Uma bacia com água, peixes de plástico e varinhas de pescar. Uma pessoa de cada equipe terá 30 segundos para tentar pescar. Quem conseguir mais peixes será o vencedor.
Materiais:
Uma bacia com água, peixes de plástico e varinhas de pescar.


2) Corrida das Frutas
Cada equipe terá uma árvore e suas frutas. Uma criança de cada equipe terá que correr e colar as frutas em sua árvore. O objetivo é ver quem consegue colar todas as frutas primeiro sendo assim o vencedor.
Materiais: Cada equipe terá uma árvore e suas frutas

3) Derruba latas
(uma pilha de latinhas de alumínio). Será escolhida uma criança por equipe. O objetivo é ver que equipe consegue derrubar mais latinhas com uma bolinha
Materiais:
uma pilha de latinhas de alumínio, bola

4) Corrida do bambole
Será escolhido duas crianças de cada equipe uma ficará parada para receber o bambole e a outra correrá para levar o bambole (a criança que ficar parada terá que ficar dentro do bambole). O objetivo é ver quem consegue terminar todos os bamboles primeiro.
Materiais:
Bambolê

5) Corrida das garrafas
Cada equipe terá no mínimo três garrafas, uma criança da equipe terá que levar uma garrafa por vez até o outro lado rolando a garrafa. Quem conseguir levar todas as garrafas primeiro será o vencedor.
Materiais:
8 garrafas


6) Competição da bolinha
Será colocada duas caixas por equipe. Uma com bolinhas e a outra vazia. Dada a largada uma criança de cada equipe terá que correr para levar as bolinhas para a caixa vazia. Quem conseguir levar mais bolinhas em 30 segundos será o vencedor.
Materiais:
4 caixas, bolinhas

7) Rola colchão
Dois colchões e duas bexigas por equipe. Uma criança de cada equipe terá que rolar no colchão e depois estourar a bexiga. Quem conseguir estourar a bexiga primeiro será o vencedor.
Materiais:
Dois colchões e duas bexigas por equipe


8) Dança da laranja
Um casal por equipe. Cada casal terá que dançar com uma laranja entre a testa dos dois com as mãos para trás. A equipe que derrubar a laranja sai da dança. O objetivo é ver que equipe consegue ficar mais tempo com a laranja na testa sem deixar cair.
Materiais:
Duas laranjas


9) Corrida da bolinha
Dois participantes por equipe, uma caixa com bolinhas e um blusão por equipe. Um participante veste o blusão que deverá ser amarrada embaixo para que as bolinhas não escapem, o outro buscara as bolinhas e entregará nas mãos do que esta com o blusão que assim deve arrumar a bolinha dentro. No final será contado quantas bolinhas cada equipe conseguiu esconder no blusão, quem tiver mais é o vencedor.
Materiais:
2 blusões



10) Corrida da bolinha na colher
Um participante por equipe. A equipe que conseguir chegar até o ponto de chegada primeiro equilibrando a colher com a bolinha na boca sem utilizar as mãos e sem deixar a bolinha cair será o vencedor. (caso a bolinha caia terá que voltar para o ponto de partida e começar novamente)
Materiais:
2 colheres e 2 bolinhas


11) Corrida para encher a Garrafa
Um participante por equipe. Cada equipe tentará encher uma garrafa PET levando a água do balde até a garrafa correndo com um copinho descartável de café que estará furado no fundo. Quem conseguir em um minuto encher mais a garrafa será o vencedor.
Materiais:
2 baldes, 2 garrafas PET, 2 copos descartáveis

12) Varal dos biscoitos
Um participante por equipe. O participante tentará comer o biscoito que estará amarrado em um varal sem poder utilizar as mãos. Quem conseguir comer todo o biscoito primeiro será o vencedor.
Materiais:
Barbante, bolachas

13) Corrida do Sapato
Cinco participantes por equipe. Todos terão que tirar os sapatos e encostar de cara para uma parede, os sapatos serão embaralhados e dada à largada cada participante terá que vestir seu sapato. A equipe que conseguir vestir primeiro será o vencedor.
Materiais:

14) Lança argolas
Cada equipe escolherá um participante que seja bom de arremesso. Esse participante tentará acertar a argola no bico da garrafa. Quem conseguir acertar mais argolas ganha.
Materiais:
Garrafas com areia, argolas

15) Dinâmica da bexiga no Pé
Cinco participantes por equipe. Cada participante terá uma bexiga amarrada em seu pé direito e com o pé esquerdo tentará estourar a bexiga da equipe adversária sem deixar que estourem a que está amarrada ao seu pé. Quem estiver a bexiga estourada sai da brincadeira. A equipe que ficar com mais bexigas cheias será o vencedor
Materiais:
Bexigas, cordão

16) Dança da Cadeira
Materiais:
Som, Cds, cadeiras

17) Estátua
Materiais:
Som, Cds