CRONOGRAMA DE ABRIL
PRÉ 4 ANOS
DE 04/04 À 08/04
Dia 07/04 = Dia Mundial da Saúde
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Valorizar a limpeza e a aparência pessoal – cuidados com o corpo – O banho
Solidariedade na relação com os outros.
Respeito
Cores primárias
LINGUAGEM ORAL
Leitura de números e alfabeto
Músicas
Brincadeiras
LINGUAGEM ESCRITA
Jornais e revistas – buscar práticas educativas por meio da observação
Registrar/reproduzir o que se vê (desenho livre)
NÚMEROS
Leitura dos números e relacionar quantidades
LATERALIDADE
Direita e esquerda
Alto e baixo
Muito e pouco
Grande e pequeno
Domínio Corporal – Andar nos tracejados do chão obedecendo alguns critérios como :
Andar de lado (passos laterais e passos cruzados)
Correr com as mãos: na cabeça, na cintura, nos quadris, nas costas
Saltitar: com os dois pés, com um pé só, pra frente, pra trás, pra direita e pra esquerda.
ESPAÇO E FORMA
Quadrado, círculo, retângulo e triângulo simultaneamente
Pátio
GRANDEZAs E MEDIDAS
Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas: maior e menor ; pouco e muito
COORDENAÇÃO MOTORA
Traçados simples
Massinha de modelar ( fazer bolas, salsichas, fazer buracos com todos os dedos)
Caminhar e correr
Subir e descer
Dançar
NATUREZA E SOCIEDADE
A família e suas diferentes composições
OS SERES VIVOS
Cuidados com o corpo, prevenção de acidentes na cozinha
FENÔMENOS DA NATUREZA
A chuva
DE 11/04 À 15/04
Trabalhar o Hino Nacional
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Prevenção de acidentes na rua
Autocuidado
Convívio social: participação de atividades em grupo e respeito às características pessoais
Cores primárias; laranja
LINGUAGEM ORAL
Leitura de números e alfabeto
Leitura de imagens: O que você vê?
LINGUAGEM ESCRITA
Ouvir fábulas e reproduzi-las
Recortes e colagem
NÚMEROS
Leitura dos números e relacionar quantidades
Jogo da memória com números até 5
LATERALIDADE
Direita e esquerda
Grande e pequeno
Muito e pouco
Orientação Espacial – Dentro e fora
Domínio Corporal – Andar nos tracejados do chão obedecendo alguns critérios como :
Andar de lado (passos laterais e passos cruzados)
Correr com as mãos: na cabeça, na cintura, nos quadris, nas costas
Saltitar: com os dois pés, com um pé só, pra frente, pra trás, pra direita e pra esquerda
ESPAÇO E FORMA
Quadrado, círculo, retângulo e triângulo simultaneamente
Pátio
GRANDEZAs E MEDIDAS
Medir as crianças na fila
COORDENAÇÃO MOTORA
Traçados simples
Massinha de modelar ( fazer bolas, salsichas, fazer buracos com todos os dedos)
Parafusos com porcas; garrafas pet: rosquear e desrosquear
NATUREZA E SOCIEDADE
Cuidados com a nossa casa – higiene e limpeza – que é o nosso lar
OS SERES VIVOS
Cuidados com o corpo, prevenção de acidentes com fogo
FENÔMENOS DA NATUREZA
A chuva e o arco íris
DE 18/04 À 20/04
19/04 Dia do índio
Páscoa
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Higiene corporal: cuidado com os dentes(escovação) e as mãos (lavar as mãos e cortar as unhas)
Convívio social: participação de atividades em grupo e respeito às características pessoais
Cores
LINGUAGEM ORAL
Perguntas e respostas em diversos contextos
LINGUAGEM ESCRITA
Leitura de números e alfabeto
Jornais e revistas – recorte e colagem
NÚMEROS
Leitura dos números e relacionar quantidades
Boliche com números até 5
LATERALIDADE
Direita e esquerda
Dentro e fora
Alto e baixo
Muito e pouco
Maior e menor
Equilíbrio e flexibilidade:
Subir as escadas elevando o joelho bem alto;
Passos de elefante
Andar de joelhos com as mãos no ar
Pulo do coelho ( dois pés e apoio das mãos no chão)
Imitar caranguejo ( sentar no chão, palminha das mãos para trás, elevar o quadril caminhando para frente e para trás)
Ficar na ponta dos pés em cima de um banco
Ficar na ponta dos pés com os olhos abertos e depois fechados ( 10s cada)
Caminhar na ponta dos pés
Agachar, abrir os braços e imitar um avião, primeiro com os olhos abertos e depois com os olhos fechados
Andar na ponta dos pés com as mãos na nuca
Com os calcanhares e com os braços cruzados nas costas
Passos largos e a mão na cintura
De lado com as mãos na cabeça
Imitar o sapinho, (cócoras) ir e voltar
Ir correndo e voltar andando
Ir andando e voltar correndo
Ir saltitando com os dois pés e voltar andando
Andar em Câmera lenta
Andar rápido
Andar devagar
ESPAÇO E FORMA
Massinha de modelar ( fazer bolas, salsichas, fazer buracos com todos os dedos)
Quadrado, círculo, retângulo e triângulo simultaneamente
Pátio
GRANDEZAs E MEDIDAS
Medir as crianças na parede
COORDENAÇÃO MOTORA
Massinha de modelar ( fazer bolas, salsichas, fazer buracos com todos os dedos
Rasgar papel com a mão
Recortar
Traçados simples
NATUREZA E SOCIEDADE
Tipos de casas que as famílias moram
OS SERES VIVOS
Cuidados com o corpo, prevenção de acidentes com fogo – álcool
FENÔMENOS DA NATUREZA
As chuvas e as enchentes
DE 25/04 À 29/04
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Convívio social: participação de atividades em grupo e respeito às características pessoais
Palavrinhas mágicas: Desculpe, Por favor, Com licença e Obrigado.
Cores
LINGUAGEM ORAL
Leitura de números e alfabeto
Poesia – para as mães , fazer desta leitura uma rotina.
LINGUAGEM ESCRITA
Recorte e colagem
NÚMEROS
Leitura dos números e relacionar quantidades
LATERALIDADE
Direita e esquerda
Dentro e fora
Alto e baixo
Muito e pouco
Maior e menor
Colocar sementes dentro de garrafas pet
ESPAÇO E FORMA
Quadrado, círculo, retângulo e triângulo simultaneamente
Pátio
GRANDEZAs E MEDIDAS
Dar uma volta na sala de aula e dar uma volta na quadra maior e menor
Frente e fundo dos ambientes
COORDENAÇÃO MOTORA
Massinha de modelar ( fazer bolas, salsichas, fazer buracos com todos os dedos)
Rasgar papel com a mão
Costura
NATUREZA E SOCIEDADE
Local onde ficam as casas : nossa cidade
Os meios de transporte
OS SERES VIVOS
Cuidados com o corpo, prevenção de acidentes na rua
Pedra, planta e pintinho
FENÔMENOS DA NATUREZA
As chuvas e o nosso rio