terça-feira, 15 de março de 2011

Planejamento de Ensino - Educação Infantil 1° Parte

ESCOLA MUNICIPAL LUIZ DA SILVA E OLIVEIRA
EDUCAÇÃO INFANTIL
FUNCIONAMENTO: PORTARIA 25ª DRE/Nº 08/81
MUDANÇA DE DENOMINAÇÃO: PORTARIA SEE Nº 176/2000
Avenida Prata, 645 - FONE: (0XX34) 3427-7039
CEP: 38220.000 - PLANURA - MINAS GERAIS


PLANEJAMENTO DO ENSINO

EDUCAÇÃO INFANTIL




PLANURA/MG
FEV/2011

DIAGNÓSTICO



Nossa clientela são crianças de 4 e 5 anos, com famílias de classes sociais heterogêneas,uns de classe média, outros que não tem um teto ou o pão de cada dia na mesa; com modelos de família também heterogêneos, pais extremistas: de um lado alguns amam a ponto de prejudicar, deixando o filho crescer dentro de parâmetros estabelecidos por ele próprio; outros que deixam o filho à mercê de quem quer que seja.
Muitas crianças vêm para a escola com o transporte escolar gratuito oferecido pela Prefeitura Municipal, temos alunos de todos os bairros de nossa pequena cidade.
Pela Graça de Deus temos poucas ou nenhuma criança com deficiência visual, auditiva, mental, e com limitações nos movimentos. Em geral nossas crianças são saudáveis, e as vemos como crianças reais, que exploram ativamente os sentidos, que manipula materiais, que sobem e descem, que tem sentimentos e emoções e que é necessário desenvolver imagens de si e dos outros, estabelecer vínculos, expressar-se, respeitar e ser respeitada, desenvolver a psiquê , os movimentos entre outras capacidades e habilidades que serão necessários por toda a vida.




RESULTADOS ESPERADOS DO ALUNO

Espera-se que ao final da Educação Infantil o aluno:

• Tenha desenvolvido uma imagem positiva de si atuando cada vez mais independentemente, com confiança em suas capacidades e percebendo suas limitações;
• Tenha desenvolvido hábitos de higiene, limpeza, saúde e bem estar, cuidados e prevenção de acidentes;
• Seja capaz de estabelecer vínculos com adultos e crianças, fortalecendo sua auto estima e tenha ampliado sua capacidade de comunicação e de interação social e conhecimento de mundo;
• Tenha conhecido algumas manifestações culturais de nossa região;
• Tenha desenvolvido habilidades perceptomotoras, psicomotoras e organização espaço-tempo.





A EDUCAÇÃO INFANTIL E A INFÂNCIA


A infância está em permanente construção. A concepção que se tinha há uns anos é diferente da atual, que será diferente da futura. Até pouco tempo as famílias tinham o pai como única fonte de trabalho para o sustento da família. Atualmente, a idéia de família com pai, mãe e filhos está mudando. Encontramos famílias com apenas pai e filhos, mãe e filhos, avós e netos, entre outros modelos. Surge daí a necessidade do trabalho feminino remunerado para complementar a parte financeira, ou ainda, ser o arrimo de família, fazendo-se necessário o uso de escolas e creches.
Nesses casos a família, muitas vezes, deixa de cumprir grande parte de seu papel, transferindo-o para a escola de educação infantil. Quando pensamos em Educação Infantil, pensamos em infância como sujeito de todo um projeto educativo que norteia o trabalho, portanto, nosso planejamento não está pronto e acabado, ele se refaz a cada nova necessidade e com isso, vai se adequando a nossa realidade brasileira.


ESCOLA, FILOSOFIA E PRESSUPOSTO

A idéia fundamental é que a escola dê condições materiais, pedagógicos, culturais, sociais, humanas, alimentares, espaciais para que a criança viva como sujeito de direitos e se experimente como tal. Que seja permitido à criança ter todas as construções e vivências necessárias à sua faixa etária e que viva desde as suas primeiras experiências o “ser cidadão”.
Consideramos a escola como espaço de vivência da cidadania. Isto implica na preocupação que vai além das habilidades e competências adquiridas para o trabalho e estudos, nossa preocupação se encontra na felicidade de ser humano: diálogo, cooperação, amor a si mesmo, ao próximo e no que faz.
A nossa filosofia visa transformar os alunos em pessoas capazes de transitar entre o passado e o presente, entre antigos e novos espaços, com leveza, visibilidade, multiplicidade e consistência. Visa ainda, ensinar a criança a olhar para dentro de si e para o mundo, permitindo que as pessoas cresçam em sua capacidade de explicar e sentir o mundo.
Nosso posicionamento e pressuposto é de que a formação humana implica o compromisso com valores morais e éticos defendidos no processo de formação do ser e no entendimento da cidadania e do cidadão para além da observação, e conquistando uma postura social.



FINALIDADES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

As finalidades da Educação Infantil são estabelecidas pela LDB, e atuam como elemento orientador para definição desse nível de ensino e para as propostas educacionais para essa faixa etária.
A LDB em seu artigo 29, define com clareza as finalidades da Educação Infantil: “...desenvolvimento integral da criança até os 6 anos de idade...”, tendo como norte essa referência, procuramos definir prioridades para o planejamento, a fim de construir uma proposta articuladora.


EDUCAÇÃO INFANTIL

Como interpretar o comportamento da criança em pleno “primeiro dia de aula?” Como conhecer suas possibilidades e inclinações? Como agir de modo efetivo para que a escola atenda às suas necessidades e corresponda aos seus anseios?, assim procuramos favorecer a prática alicerçada a fundamentos teóricos e científicos da educação.
Nossa proposta se constitui das aprendizagens sucessivas enquanto sujeitos ativos do conhecimento, sendo assimilado por meio da interação com o outro e o mundo, propiciando aos alunos ambientes e oportunidades para que participem de experiências individuais e coletivas, sistemáticas e ocasionais necessárias ao seu desenvolvimento integral.
Assim desenvolvemos situações de ensino para que a Educação Infantil atinja os seguintes objetivos, explicitados por meio de capacidades, conforme os RCNs.

Capacidades de Ordem Física:
• Possibilidade e conhecimento das potencialidades corporais
• Autoconhecimento
• Uso do corpo na expressão das emoções
• Deslocamento com segurança

Capacidades de Ordem Afetiva:
• Construção da autoestima
• Atitudes positivas no convívio social
• Compreensão de si e dos outros
• Adquirir autonomia

Capacidades de Ordem Cognitiva:
• Desenvolvimento dos recursos para pensar
• Desenvolvimento do uso e apropriação de formas de representação e comunicação envolvendo a resolução de problemas.
• Utilização das diferentes linguagens: corporal, musical, plástica, oral e escrita.

Capacidades de Ordem Ética:
• Construção de valores

Capacidades de Inserção Social:
• Se perceber como membro participante de um grupo, um comunidade e uma sociedade

Capacidade de Relação Interpessoal
• Aprender a conviver socialmente com as diferenças
• Demonstrar atitudes de respeito e interesse por algumas manifestações culturais.

Por isso elaboramos situações de ensino aprendizagem para abranger aspectos que prolongam as construções socioafetivas das crianças e, ao mesmo tempo, preparam-nas para conquista de raciocínios e ações necessárias para ultrapassarem o nível de elaboração mental em que se encontram. Houve o cuidado de construir sistematizações em que o pensamento pode ser reconstruído e transformado em ações práticas, explorando descrições e explicitações relativas a este fazer.
As atividades que serão trabalhadas , possibilitarão uma assimilação representativa que relaciona os objetos entre si e intervêem na construção dos conceitos. Há situações em que as crianças são conduzidas a tomar consciência do que fazem, ampliando as possibilidades do pensamento e da ação.
A partir dessas propostas há interferência na linguagem, criando contextos ricos de comunicação e socialização, dinamizando a troca de idéias entre as crianças e entre elas com os adultos. Esse tipo de proposta ajuda as crianças progredirem respeitando-as enquanto sujeitos ativos favorecendo a autonomia.
Os conteúdos conduzem a diferentes raciocínios, mas todos dirigidos a uma forma cada vez mais elaborada de conhecimento fazendo com que o saber seja compartilhado, sendo baseado na reciprocidade.


CONTEÚDOS: SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO

A seleção e organização dos conteúdos foram feitas com base nos RCNs para a educação infantil, considerando aquele saber mais representativo da cultura. Há o diálogo entre as áreas do conhecimento favorecendo uma aprendizagem mais interessante e abrangente, permitindo conhecer o mundo na mesma medida em que favorece o desenvolvimento da curiosidade intelectual, estimulando o senso crítico e permitindo uma compreensão mais elaborada do real. Essa relação motiva o desenvolvimento de habilidades, criando condições necessárias para o enfrentamento de novas situações.
A intenção é viabilizar a construção e a reconstrução do objeto de conhecimento por meio de propostas que pelo seu valor compreensivo e explicativo, favorecendo e reforçando os conceitos escolares. Ainda, a discussão curricular teve como foco na seleção e organização dos conteúdos o valor mais universal de certos conceitos nos processos de construção e apropriação do conhecimento.
Os conceitos selecionados com base nos documentos legais, permitem imprimir a marca da historicidade e da experiência enpírica no seu uso escolar, bem como sua transformação e ampliação no processo aberto e contínuo de construção de conhecimento. Isso significa que oe professores ao dinamiza-los, garantem a possibilidade de criar novas práticas e criar novos significados.
De modo geral, a seleção dos conteúdos procuram assegurar uma educação de base científica e tecnológica com uma abordagem dos componentes socioculturais. A visão de conhecimento é de conciliar o humano e a tecnologia.
Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Artes tem como foco as implicações de caráter histórico e sociológico dos seus códigos, considerando as relações com a prática social que exige o domínio das linguagens como instrumento de comunicação e negociação de sentidos.
Ciências Naturais e Matemática prevêem a aprendizagem de concepções contemporâneas do mundo físico e natural por meio de investigações científicas, executando e avaliando as ações na realidade.
As Ciências Humanas (historia e geografia) têm o compromisso com a compreensão da sociedade em que o aluno vive sob o foco do espaço e do tempo historicamente situados.


EIXOS DE TRABALHO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
CONHECIMENTO DE MUNDO

Movimento
• Expressividade
• Equilíbrio
• Coordenação

Música
• Fazer musical
• Apreciação musical
• Fontes sonoras

Artes visuais
• Fazer artístico
• Apreciação

Linguagem oral e Escrita
• Fala e escuta
• Práticas de leitura
• Práticas de escrita

Matemática
• Números e Sistema de Numeração
• Grandezas e Medidas
• Espaço e Forma

Natureza e Sociedade
• Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
• Lugares e suas paisagens
• Objetos e processos de formação
• Seres vivos
• Fenômenos da Natureza


AVALIAÇÃO

Todo o fazer educativo será respaldado por uma atividade reflexiva permanente, e é nesse espaço que a avaliação se faz presente, sendo o instrumento de reconhecimento e identificação do norte educacional. Essa forma de entender a avaliação exige que ela seja um instrumento auxiliar da aprendizagem e não um instrumento “medidor” para aprovação ou não.
Essa visão trás subsídios para o professor acrescentar ou modificar seu planejamento , sua metodologia, ou a sua atitude juntamente à seus alunos.
Essa relação pressupõe alguns aspectos mui importantes a serem considerados no planejamento de ensino e na avaliação da aprendizagem:
• Objetivos bem definidos
• Conteúdos claramente estabelecidos
• Escolha das Técnicas de Ensino
• Formas de Avaliação bem definidas
• Critérios de Avaliação
• Avaliação dos Resultados


CONHECIMENTO DE MUNDO

MOVIMENTO

O movimento é uma importante dimensão da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo. As maneiras de andar, correr, arremessar, saltar resultam das interações sociais e da relação dos homens com o meio; são movimentos cujos significados têm sido construídos em função de diferentes necessidades, interesses e possibilidades corporais humanas presentes nas diferentes culturas em diversas épocas da história. Esses movimentos incorporam-se aos comportamentos dos homens, constituindo-se assim numa cultura corporal. Dessa forma diferentes manifestações dessa linguagem foram surgindo como a dança, o jogo, as brincadeiras, as práticas esportivas etc., nas quais se faz uso de diferentes gestos, posturas e expressões corporais com intencionalidade.
Ao brincar, jogar, imitar, saltar, e criar ritmos e movimentos, as crianças também se apropriam do repertório da cultura corporal na qual estão inseridas. Nesse sentido, a educação infantil deve favorecer um ambiente onde as crianças sintam-se protegidas e acolhidas, seguras para se arriscar e vencer desafios. Quanto mais rico e desafiador for esse ambiente, mas ele lhe possibilitará a ampliação acerca de si mesma, dos outros e do meio em que vivem.

MOVIMENTO - OBJETIVOS


• Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;
• Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente as possibilidades de seu corpo;
• Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações;
• Utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para ampliar as possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos;
• Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.

Expressividade:

• Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras;
• Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio das danças, brincadeiras e de outros movimentos;
• Valorização das possibilidades estéticas do movimento pelo conhecimento e utilização de diferentes modalidades de dança;
• Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.

Equilíbrio e Coordenação

• Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc.;
• Utilização dos recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa;
• Valorização de suas conquistas corporais;
• Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.


MOVIMENTO – CONTEÚDOS

• Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e o controle sobre o corpo e o movimento.
• Utilização de recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras.
• Valorização das conquistas corporais
• Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.

MOVIMENTO – TÉCNICAS DE ENSINO

• Danças
• Brincadeiras
• Jogos
• Circuitos
• Músicas
• Mapeamento corporal
• Imitação
• Expressão corporal
• Dramatização

MOVIMENTO - AVALIAÇÃO E REGISTROS

A avaliação do movimento deve ser contínua, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças e resultado de um trabalho intencional do professor. Deverá constituir-se em instrumento para a reorganização de objetivos, conteúdos e procedimentos como forma de acompanhar e conhecer a criança e o grupo. Os registros serão feitos através de observações no próprio diário do professor e através de portifólios para acompanhamento.