quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PPP- 3° parte (Fundamentação teórica e Identificação)

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
                   O Projeto Político Pedagógico aqui proposto está fundamentado numa metodologia participativa, de uma responsabilidade assumida coletivamente e embasado nos pressupostos teóricos da pedagogia histórico-crítica, na qual enfatiza-se os seguintes aspectos: a aprendizagem significa, onde todo o conhecimento deve ser questionado; o interesse pelas múltiplas dimensões do saber, importância da aprendizagem para a vida e sua possível aplicabilidade para a solução dos problemas sociais.
                   Assim, a visão a ser tratada em nossa escola, em relação ao conhecimento é a de que este deve responder aos desafios presentes na sociedade contemporânea, fazendo com que o aluno possa integrar o que foi aprendido na construção de uma nova realidade social, retornando a prática cotidiana com as novas propostas de ação e mudança, estabelecendo a relação prática-teoria-prática.
                   A nossa proposta tem como referência básica, especificamente a Educação Infantil (de 0 a 5 anos), o Ensino Fundamental I e a EJA – Educação de Jovens e Adultos.
                   Por fim, entendemos que a visão defendida pela nossa instituição em torno da formação de nossos alunos, tanto em relação a Educação Infantil como no Ensino Fundamental I e a EJA seja do desenvolvimento de um trabalho que tenha a missão de formar indivíduos conscientes, mais participativos socialmente, críticos, transformadores de novas realidades, sem haver qualquer benefício de partes, construindo um mundo mais justo e igualitário.


IDENTIFICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES:

Creche Municipal “Menino Jesus”
·        Oferece Educação Infantil de Tempo Integral com crianças de 0 a 6 anos.
·        Rua Monte Alegre, 696 -   Planura, MG   ( área urbana)
·        Telefone: (034) 3427-7008
·        Email:creche@planura.mg.gov.br
·        Mantenedora: Prefeitura Municipal de Planura




·        Escola Municipal “Luiz da Silva e Oliveira” – Educação Infantil – oferece Educação Infantil nos períodos matutino e vespertino com crianças de 4 e 5 anos, II e III Períodos Pré Escolar
Av. Prata, 645 – Centro – Planura, MG   ( área urbana)
Telefone: (034) 3427-7039
Mantenedora: Prefeitura Municipal de Planura


    Caracterização da Escola (Observando que é uma extensão) : Destina-se ao Ensino Fundamental de nove anos de duração de acordo com a Resolução nº. 469, de 22 Dezembro de 2003 e Decreto Municipal 0250 de 1º de Abril de 2008 (inclusão dos alunos de seis anos no Ensino Fundamental 1º Ano, 2º Ano e 3º Ano do Ciclo Inicial de Alfabetização e Educação Infantil, Pré – Escolar I Período (04 anos), II Período (05 anos)).

Escola Municipal “Luiz da Silva e Oliveira” – Ensino Fundamental
·        Oferece nos períodos matutino e vespertino os 1°, 2° e 3° anos.
·        Rua Uberaba,75  – Planura, MG   ( área urbana)
·        Telefone: (034) 3427-7025
·        Email: escolaluizsilva@planura.mg.gov.br
·        Mantenedora: Prefeitura Municipal de Planura


Caracterização da Escola: Destina-se ao Ensino Fundamental de nove anos de duração de acordo com a Resolução nº. 469, de 22 Dezembro de 2003 e Decreto Municipal 0250 de 1º de Abril de 2008 (inclusão dos alunos de seis anos no Ensino Fundamental 1º Ano, 2º Ano e 3º Ano do Ciclo Inicial de Alfabetização e Educação Infantil, Pré – Escolar I Período (04 anos), II Período (05 anos)).


Escola Municipal “João Alves de Paiva” – Ensino Fundamental e EJA
·        Oferece nos períodos matutino, vespertino os 4°, 5° anos ; no noturno a EJA – Educação de Jovens e Adultos
·        Rua João Januário da Silva, 296 – Centro – Planura, MG   ( área urbana)
·        Telefone: (034) 3427-7024
·        Email: @planura.mg.gov.br
·        Mantenedora: Prefeitura Municipal de Planura