quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Projeto Político Pedagógico - 2° Parte

Projeto Político Pedagógico das Escolas Municipais de Planura

APRESENTAÇÃO
                   Os inúmeros problemas sociais e educacionais em que nos deparamos na atualidade e o verdadeiro papel da educação é motivo de ampla discussão na sociedade contemporânea.
                   A escola, enquanto instituição formativa, deve decidir-se por seus rumos e questionar constantemente sua função. Uma escola que não consegue se decidir por um projeto educacional, caminha sem direção e tem poucas chances de contribuir para a formação cidadã, atendendo aos anseios contemporâneos e ao desenvolvimento pleno das atuais e futuras gerações.
                   Por isso, a educação preconizada no Projeto Político Pedagógico de nossa escola, fundamenta-se no princípio de ofertar um modelo de educação que dê conta de contribuir para a formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, através da construção, disseminação do conhecimento e (re)leitura de mundo, num processo contínuo de aprendizado e envolvendo professores, alunos, funcionários e toda a comunidade.
                   A Proposta que ora é apresentada, prioriza a oferta de um modelo de educação que contribua para a reflexão, ação e construção de uma nova realidade social. Enfatiza também a intencionalidade da realização de um desafio: “ promover ações educativas, no sentido de desvelar as causas da exclusão, de possibilitar a vivência de práticas inclusivas, tanto no que se refere ao conhecimento que é trabalho, quanto na forma de participação no espaço escolar”.
                   Portanto, sentimos a necessidade de empreender uma proposta de trabalho coletivo, a qual possa ofertar subsídios para vencer as barreiras e entraves que inviabilizam a construção de uma escola pública que eduque de fato para o exercício pleno da cidadania e seja instrumento real de transformação social. Espaço em que se aprende a aprender, a conviver e a ser com e para os outros.



INTRODUÇÃO
                   O Projeto Político Pedagógico de toda escola deve ser inicialmente entendido como um processo de mudança e de antecipação do futuro, que estabelece princípios, diretrizes e propostas de ação para melhor organizar, sistematizar, significar e ressignificar as atividades desenvolvidas pela escola como um todo.
                   Sua dimensão político-pedagógica pressupõe uma construção participativa que envolve ativamente os diversos segmentos escolares e das sociedades. Dimensão esta que se caracteriza como um dos eixos de trabalho propostos pela nossa escola.
                   “Ao desenvolver o Projeto Político Pedagógico, as pessoas ressignificam suas experiências, refletem suas práticas, resgatam, reafirmam e atualizam valores, explicam seus sonhos e utopias, demonstram seus saberes, dão sentidos aos seus projetos individuais e coletivos, reafirmam suas identidades, estabelecem novas relações de convivências e indicam um horizonte de novos caminhos, possibilidades e propostas de ação”. (in Paulo Roberto Padilha)
                   Muitos problemas sociais, com os quais convivemos, são objetos de estudos na sociedade atual, e a escola, como instituição formadora, não tem como desvincular-se dessas questões.
                   A importância e finalidade do Projeto Político Pedagógico, o qual constitui-se como a alma da escola, simbolizando a vida e o trabalho de todas as pessoas que fazem a Educação no dia-a-dia ( direção, equipe pedagógica, professores, alunos, pais, funcionários da escola e a comunidade em que ela está inserida).
                   Um dos desafios a serem enfrentados pela escola contemporânea diz respeito às mudanças proporcionadas na sociedade pelos últimos avanços tecnológicos, que fez um mundo globalizado e alguns aspectos são tidos como comuns no mundo atual: como o pluralismo político, a multiculturalidade, a intolerância nas relações inter e intrapessoais, as diferenças de classe e de oportunidades, o combate a toda a forma de exclusão e a necessidade de inclusão social são dominantes, o que exige maior autonomia, nas novas formas de participação social e um novo tipo de formação educacional.
                   Por tudo isso, o Projeto Político Pedagógico proposto pela nossa instituição, pretende possibilitar e introduzir mudanças planejadas e compartilhadas coletivamente, pressupondo um compromisso com a aprendizagem do aluno e com uma educação para a cidadania. Apresenta também como referência, envolver todos os atores desse processo numa construção coletiva, em busca da excelência da educação, partindo de valores concepções, princípios e crenças presentes em todo o grupo que se dizem respeito ao futuro do homem e da sociedade, sua maneira de adquirir, transmitir e produzir conhecimentos capazes de orientar a sua caminhada no dia-a-dia.