PROJETOS DESENVOLVIDOS PELAS ESCOLAS
Título: Volta às aulas
Tema: Cultura
Objetivo: Motivar o aluno, para início das aulas
Metodologia: atividades escolares lúdicas, oficinas de motivação
Título: Carnaval
Tema: Cultura
Objetivo: Contribuir na formação do aluno para que possa construir uma sociedade menos desigual; um mundo para todos.
Metodologia: Pesquisas, atividades escolares, apresentação e exposição de trabalhos.
Título: Dia Internacional da Mulher
Tema: A Mulher na Sociedade
Objetivo: Resgatar o papel da mulher na sociedade, bem como, seus valores e direitos.
Metodologia: Palestra sobre os valores da mulher nos dias de hoje; apresentação de cartazes, poesias e jograis.
Título: Contadores de História
Tema: Despertando na criança o gosto pela leitura.
Objetivo: Contextualizar o processo de ensino e aprendizagem no desenvolvimento da leitura.
Título: Feira de Ciências
Tema: Iniciação ao Trabalho Científico.
Objetivo: Estimular o uso do método científico, do trabalho em grupo, a troca de conhecimentos científicos, a divulgação de trabalhos como expressão de capacidade criativa e originalidade.
Tema: Consciência Ambiental
Objetivo: Mostrar para a sociedade que as crianças do dia de hoje, quando orientadas são capazes de mudar sua própria realidade.
Metodologia: Plantio de árvores, realização de gincana ambiental, apresentações e distribuição de mudas.
Título: Organização da Realidade e Valorização do Indivíduo dentro do Grupo
Objetivo: Propiciar ao aluno a oportunidade de desenvolver o censo crítico, ético-coletivo e ajudá-lo na construção de sua auto-estima.
Metodologia: Realização de palestras, debates, vídeos e pesquisas.
Título: Viva as Diferenças
Tema: Cultura Afro
Objetivo: Contribuir na formação do aluno para que possa construir uma sociedade menos desigual; um mundo para todos.
Metodologia: Estudo de Leis, elaboração de projetos, pesquisas, atividades escolares, apresentação e exposição de trabalhos.
Título: Festival Cultural
Objetivo: Resgatar o valor esquecido das artes na comunidade e descobrir e desenvolver habilidades dos estudantes e da comunidade escolar.
Metodologia: Inscrição, exposição de trabalhos e apresentação de músicas.
Título: Esporte é Saúde
Objetivo: Buscar melhores maneiras de organização e sistematização de práticas esportivas que permitam a comunicação e a integração entre diferentes culturas (vivências)
Metodologia: Repasse da fundamentação da modalidade, agendamento de dias e horários de treinamento, treinamento ensinando as regras, jogadas táticas, posicionamento, entre outros aspectos.
Título: Patrulha da Limpeza
Tema: Mudança de atitude com relação ao lixo.
Objetivo: Promover mudanças de atitudes e comportamento nos educando com relação ao lixo no chão da sala e no pátio, promovendo com isso a formação de aluno cidadão, capaz de refletir, e agir compreender e posicionar-se diante da realidade.
Metodologia: Levantamento do problema, discussões, conscientização, formação de grupos voluntários, elaboração de cronogramas e realização diária de acompanhamento feita pelos próprios alunos.
Título: Gincana da Leitura
Tema: “Entender o mundo através da leitura”
Objetivo: Queremos com este trabalho mostrar aos alunos o prazer que o contato coma leitura pode lhe proporcionar.
Metodologia: Gincana
Título: Educação do Campo
Tema: Feira Mirim
Objetivo: Resgatar a identidade do homem do campo; valorizar os produtos primários e derivados; preservar a cultura rural; despertar o gosto pela produção e comercialização de “produtos da roça”, frutas, legumes, verduras, salgados, geléias, pães, conservas, artesanatos etc.; oportunizar a introdução
de pequenos agronegócios; estimular a não dependência da monocultura; desenvolver o raciocínio lógico da matemática através do troco.
Metodologia: Conscientização, organização e execução da feira.
A escola é responsável pela promoção do desenvolvimento do cidadão, no sentido pleno da palavra. Então, cabe a ela definir-se pelo tipo de pessoa que deseja formar, de acordo com a sua visão de sociedade. Cabe-lhe também a incumbência de definir as mudanças que julga necessário fazer nessa sociedade, através das mãos do cidadão que irá formar.
Assim, pretendemos lutar para a consignação de uma sociedade justa, solidária, sem corrupção, sem pré-conceitos, pacífica, fraterna e mais humana, onde o homem possa ser reconhecido pelo “ser” e não pelo “ter”. Queremos, na coletividade de pensamento, uma sociedade onde todos tenhamcondições de uma vida mais digna.
O QUE SE QUER PARA OS NOSSOS ALUNOS
Um sujeito que seja consciente de seu papel como cidadão, crítico, empreendedor, no sentido de estar constantemente em busca de novas informações acerca do conhecimento e em relação ao mundo do trabalho, criativo, consciente de seus direitos e obrigações, e, sobretudo, com conhecimento e atitudes que possam contribuir para a transformação da realidade em que vivemos.
QUE ESCOLA QUEREMOS
A escola que queremos é aquela em que os conhecimentos de
atualizam constantemente, priorizando a formação formal (conhecimentos), aliada à formação humana (valores), salientando-se a visão de ofertar uma educação que seja voltada à formação científica, mas que ao mesmo tempo, resgate a “essência” do ser humano, nas suas múltiplas dimensões.
SONHAR E CONSTRUIR JUNTOS
No tocante ao saber, enfatizamos a relação saber - pensar - agir. Almeja-se ofertar um tipo de saber que realmente condigam com a realidade daquilo que é básico para sua vida e prosseguir seus estudos. Que esses saberes acumulados possam realmente ser aplicáveis em seu dia-a-dia. Nossa escola assume a responsabilidade de oferecer condições ao aluno para conhecer os saberes acumulados pela Humanidade, proporcionandolhe uma visão mais ampla com os conhecimentos da atualidade.
Assim, partilha-se do pensamento de que as transformações sociais exigem um novo tipo de escola e conseqüentemente, um novo tipo de educação e formação, para uma nova sociedade. Esse aspecto se caracteriza como um dos princípios norteadores do compromisso constante de todos os agentes educativos de nossa escola, envolvidos no processo, criando-se a visão da necessidade de uma educação que dê conta de formar pessoas capazes de ser sujeitos de suas vidas, conscientes de suas opções, valores e projetos e atores sociais comprometidos com uma novo tipo de sociedade e de Humanidade.
ATO OPERACIONAL
O ato operacional delineia a luta esperançosa - as mudanças significativas a serem alcançadas e define as grandes linhas de ação e a reorganização do trabalho pedagógico da escola na perspectiva administrativa, pedagógica, financeira e político-educacional.
AÇÕES PARA OS PROBLEMAS
Em se tratando das realidades em que a qualidade é levada em consideração, temos o alicerce, ou melhor, a pedra angular de toda prática pedagógica bem sucedida. A todo o momento o ser humano planeja suas ações, suas decisões, seu trabalho, sua vida, enfim, com o ofício docente não é diferente. As boas práticas em sala de aula mostram-se eficientes e eficazes no cenário educacional justamente porque foram planejadas, a partir de uma postura reflexiva sobre a prática a ser empreendida. O plano de ação da Escola, do Gestor, do Pedagogo, do Professor e dos Auxiliares é a base de todo o currículo escolar. Planos de ensino, diretrizes, parâmetros, planos anuais, planos de aula, planos de atividade, todos, cada um em sua instância, são tarefas a serem cumpridas, visando sempre um ensino de qualidade. É a partir do plano de ação destas instâncias que o professor, o pedagogo,o gestor, enfim, a escola, podem re-analisar sua atuação e possibilitar um resultado eficaz e eficiente.
Assim, entendemos que é importante desencadear um processo de repensar todo o ensino, buscando um significado transformador para os elementos curriculares básicos:
- objetivos da educação escolar (para que ensinar e aprender?);
- conteúdos (o que ensinar e aprender?);
- métodos (como e com o que ensinar e aprender?);
- tempo e espaço da educação escolar (quando e onde ensinar e aprender?);
- avaliação (como e o que foi efetivamente ensinado e aprendido?).
REDIMENSIONAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Faz-se necessário redimensionar/reconstruir o projeto pedagógico institucional para que passe a integrar todas as ofertas formativas em um conjunto sistêmico, consistente, coerente e intencionado de atividades pedagógicas, voltadas, indissociavelmente, para o ensino que deve ocorrer em um ambiente de constante interação com o mundo e a sociedade em geral.
Além disso, a ação das Instituições deve estar fundamentada pelos princípios emanados da Constituição Federal e da LDB, de forma que suas ações educativas devem ser pautadas pelos seguintes princípios:
· liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
· pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância;
· valorização do profissional da educação;
· gestão democrática;
· garantia de um padrão de qualidade;
· valorização de experiência extra-escolar;
PLANO DE AÇÃO DA ESCOLA
MISSÃO DA ESCOLA
A missão de nossas escolas é fortalecer a qualidade da escola pública, e incorporar uma postura de ensino de qualidade, proporcionando o desenvolvimento das dimensões de aprendizagem e a excelência humana, através de ações democráticas, transparentes, éticas e solidárias, frente aos desafios propostos no Projeto Político Pedagógico.
EIXO:GESTÃO DEMOCRÁTICA
OBJETIVOS:
· Dar suporte e sustentação na base de ensino de qualidade, proporcionando o sucesso das instituições;
· Traçar ações inovadoras, criativas, flexíveis com atitudes de planejamento e estratégias voltadas para a realidade e propostos no projeto político pedagógico,
· Traçar com criatividade e agilidade nas soluções
· Criar condições políticas pedagógicas para o desenvolvimento do potencial de cada individuo e ajuda-lo a tornar-se um ser humano completo em suas dimensões sociais, efetivas e intelectuais;
· Conciliar as Exigências burocráticas administrativas das funções, com as finalidades educativas da escola;
· Propiciar o desenvolvimento de sujeitos que se transformem em cidadaõs autônomos, participativos, responsáveis e comprometidos com o processo educativo de caráter individual e coletivo.
DETALHAMENTO:
· Realização de reuniões para tomada de decisão coletiva em torno de debates sobre classes sociais, gênero, etnia e cultura,possibilitando a resistência e o combate a discriminação e a exclusão defendendo a coexistência da diversidade;
CONDIÇÕES:
· Incentivo a participação de grupo de estudos, cursos, palestras etc;
· Propor medidas que melhorem o aproveitamento escolar;
RESPONSÁVEIS
· Diretores
· Equipe Pedagógica
· Professores
· Funcionários
CRONOGRAMA
· O ano todo
EIXO: PROPOSTA PEDAGÓGICA
OBJETIVOS:
· Priorizar as ações educativas, os projetos e os programas desenvolvidos junto à escola e a comunidade em geral em prol do educando e das educação;
· Fortalecer-nos que trabalham em prol da educação o espírito coletivo e solidário, do comprometimento, bem como as coerências das ações com os objetivos, princípios e filosofia proposto no projeto político pedagógico;
· Despertar o compromisso, responsabilidade, respeito, entendimento mútuo e argumentação validada pelo coletivo acerca dos paradigmas e valores humanos.
DETALHAMENTO:
· Troca de experiência entre os participantes da comunidade escolar;
· Adequação dasdiretrizes curriculares junto ao Projeto Político-Pedagógico;
· Reunião com todos os segmentos da comunidade escolar para estabelecer contratos, discutir regras, direitos e deveres;
· Discutir a função da escola, entre outros;
· Identificação dos problemas de aprendizagem para encaminhamentos metodológicos;
CONDIÇÕES:
· Estímulo ao ambiente de trabalho em que a ética, a solidariedade e o respeito sejam priorizados;
· Equipe Pedagógica: Oferecer condições para melhorar o processo de ensinoaprendizagem;
RESPONSÁVEIS
· Diretores
· Equipe Pedagógica
· Professores
· Funcionários
CRONOGRAMA
· O ano todo
EIXO: FORMAÇÃO CONTINUADA
OBJETIVOS:
· Despertar a disponibilidade de todos os sujeitos ao aprender, conhecer fazer, ser, conviver, empreender, prosperar e o comprometimento pessoal e social ao processo ensino aprendizagem.
· Elaborar e configurar uma proposta curricular que explicite o conteúdo, método, metodologias, e práticas avaliativas com base nos princípios de autonomia;
· Oportunizar os professores a reflexão sobre a concepção da ciência , do conhecimento, da disciplina, reflexão sobre a prática docente.
DETALHAMENTO:
• Participação da Comunidade escolar em reuniões, grupos de estudos, seminários e outros, relacionados a educação, que promovam o crescimento qualitativo dos profissionais da educação.
CONDIÇÕES:
• Capacidade de saber ouvir, alinhavar idéias questionar, interferir, traduzir posições e sistematizar uma política de ação.
RESPONSÁVEIS
· Diretores
· Equipe Pedagógica
· Secretaria da Educação
· APM
CRONOGRAMA
· O ano todo
PLANO DE AÇÃO DO GESTOR
EIXO: Planos de Ação dos Gestores
OBJETIVOS
Oportunizar momentos no decorrer do 1º semestre onde a comunidade escolar tenha conhecimento do plano de ação da Gestão Democrática onde esteja flexível a possíveis alterações no que se refere ao conselho de classe do 1º e 2º bimestre.
DETALHAMENTO
Uma ampla reunião coletiva para exposição com todos os seguimentos e em posteriores momentos com grupos menores para reavaliação de critérios. Compartilhar com a equipe e a comunidade os sonhos, as esperanças, as dúvidas e os anseios, surgidos na busca de mudança para construir uma nova realidade.
CONDIÇÕES:
• Capacidade de saber ouvir, alinhavar idéias questionar, interferir, traduzir posições e sistematizar uma política de ação.
RESPONSÁVEIS
Secretária, Diretoras e Equipe Pedagógica
CRONOGRAMA
Inicio de cada semestre ou durante o ano, sempre que se fizer necessário.
EIXO: APMF
OBJETIVOS
Participação dos pais na escola.
DETALHAMENTO
· Atuando nas ações da comunidade escolar, em parcerias com o conselho tutelar e promotoria;
· Propor medidas que melhorem o aproveitamento escolar;
· Reivindicar e defender os interesses estudantis;
· Entre outras, planejar, acompanhar, aplicar e gerenciar os recursos financeiros;
CONDIÇÕES
• Capacidade de saber ouvir, alinhavar idéias questionar, interferir, traduzir posições.
RESPONSÁVEIS
Toda a comunidade escolar e família.
CRONOGRAMA
Todo o processo será desenvolvido no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2012.
PROPOSTA PEDAGÓGICA
EIXO: PROPOSTA PEDAGÓGICA
OBJETIVOS
· Identificar o aluno como foco do processo educativo.
· Trabalhar para o fortalecimento da unidade do trabalho escolar, onde todos possam, juntos, planejar e executar ações para que a escola cumpra a sua função, que foi discutida no Projeto Político.
DETALHAMENTO
Adequação das diretrizes Curriculares junto ao P.P.
Reuniões com todos os segmentos da Comunidade Escolar
para:
· Estabelecer contatos, discutir regras, direitos e deveres.
· Discutir a função da escola entre outros.
· Identificação dos problemas de aprendizagem para encaminhamentos metodológicos.
· Estabelecer discussões com a comunidade escolar
CONDIÇÕES
Reuniões com toda a comunidade escolar.
Atendimento aos pais e alunos individualmente.
Conselho de Classe e Pré – Conselho.
Sala de Recuperação
Equipe pedagógica para apoio.
CRONOGRAMA
Início em fevereiro
Ordinariamente no final de cada bimestre
Extraordinariamente sempre que se fizer necessário.
RESPONSÁVEL
Direção
Equipe pedagógica;
Professores;
FORMAÇÃO CONTINUADA
EIXO: FORMAÇÃO CONTINUADA
OBJETIVOS
Oportunizar formação, capacitação a professores, funcionários, pais e alunos
DETALHAMENTO
Capacitação Geral:
Reuniões,
Seminários,
Fóruns
Gincana
Professores:
Grupo de Estudos
Hora Atividade
Reuniões
Oficinas
Conselho de classe.
Funcionários:
Palestras
Grupo de Estudos
Reuniões Setoriais
Cursos
Encontros para trocas de experiências.
Pais:
Palestras,
Reuniões.
CONDIÇÕES
· Recursos Humanos da própria escola;
· Parceria com município e sociedade civil;
· APMF
· Equipe Pedagógica
CRONOGRAMA
Bimestral, Semestral e de acordo com as necessidades
RESPONSÁVEL
Conselho Escolar
APMF
SMED/SEED
Equipe Pedagógica
PLANO DE AÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA COMUNIDADE E DA ESCOLA
A escola apresenta um número elevado de pessoas de baixa renda,alguns alunos com pais desempregados, que precisam de acompanhamento de serviços sociais. Muitos dos nossos pré-adolescentes contam com tempo ocioso e não tem perspectivas futuras. Os pais, alguns analfabetos, trabalham o dia
todo deixando os filhos sem nenhum acompanhamento, o que favorece o baixo rendimento escolar e diminui a auto-estima do aluno. Diante de tais fatos, a escola é ponto primordial para a transformação da realidade, portanto, procura adequar seu corpo docente e principalmente a orientação pedagógica a fazer um trabalho de promoção humana, auto-estima e desenvolvimento de potencialidades.
OBJETIVOS DA ESCOLA E DO SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
• Posicionar- se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo para mediar conflitos e tomar decisões coletivas;
• Compreender a cidadania como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, tomando atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando e outro e exigindo respeito a si mesmo;
• Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do
ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
• Desenvolver o conhecimento e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, de inter-relação pessoal e de inserção social, par agir com perseverança na busca do conhecimento e exercício da cidadania;
• Utilizar as diferentes linguagens como meio de produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir as produções culturais em contextos públicos e provados, atendendo às diferentes intenções e situações de comunicação;
• Questionar a realidade formulando problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR COORDENADOR
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E A FAMÍLIA DO ALUNO
Para que haja um bom desenvolvimento do educando é necessário que a escola e a família se conheçam bem e estejam integradas. Divergência de idéias se faz necessário para o crescimento de ambos, daí a importância do respeito recíproco entre família e escola. Para que ocorra essa troca de idéias é preciso diálogo e para que ocorra esse diálogo faz-se necessário a realização de reuniões periódicas e bem planejadas, com assuntos que venham de encontro aos interesses dos pais com metas claras e objetivas. Isso proporciona o crescimento da escola e da relação escola-família, que é fundamental para o desenvolvimento do educando.
A caracterização da comunidade é fundamental para o trabalho do professor pedagogo, que diante das necessidades, pode convidar profissionais competentes para ajudar a sanar os problemas. Entrevistas também são meios utilizados pelo pedagogo. Os registros devem ser feitos na ficha do aluno, e o que for falado deve ter sigilo total.
Eventos abertos à comunidade são ótimos recursos que podem ajuda de outros órgãos da comunidade, a participação dos pais enriquece bastante o entrosamento família/ escola. Com informações de várias fontes, o professor pedagogo terá a oportunidade de conhecer melhor a família, o que ajudará resolver problemas escolares.
OBJETIVOS
• Desenvolver atitudes favoráveis à participação efetiva dos pais na tarefa educativa;
• Identificar possíveis influências do ambiente familiar que possam estar prejudicando o desempenho do aluno e atuas sobre elas;
• Contribuir para o processo de integração escola/ família/ comunidade, atuando como elemento de ligação e comunicação entre todos;
• Orientar os pais para que tenham atitudes corretas em relação ao estudo dos filhos;
• Identificar possibilidades e disponibilidades de colaboração por parte dos pais em relação à escola.
AÇÃO METODOLÓGICA
• Reunião no início do ano com pais ou responsáveis para apresentação da equipe pedagógica da escola, objetivos, conteúdos e cronogramas. Convite para encontros posteriores de formação;
• Encontros para pais ou responsáveis com profissionais que trabalham com formação pessoal, auto-estima e limites;
• Proporcionar encontros com os pais a fim de orienta - los quanto ao auxílio de seus filhos nos estudos e quanto aos distúrbios emocionais, que por ventura, sofram;
• Entrevistar alunos, pais ou responsáveis para detectar influências do meio familiar prejudicial ao aprendizado e à conduta do aluno;
• Encaminhamento de alunos para profissionais competentes ou grupo de apoio e acompanhamento.
A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E O DESENVOLVIMENTO FÍSICO E EMOCIONAL DO ALUNO
Além da função do ensino a escola assume o desenvolvimento integral do aluno nos aspectos físico, intelectual e social. O professor pedagogo deve estar atento ao desenvolvimento físico e emocional do aluno, para ajudá-lo a resolver conflitos que possam estar lhe afligindo, pois ao passar por problemas físicos e emocionais, o aluno pode trazer dificuldades e problemas ao seu rendimento escolar. E isso exige um trabalho conjunto entre escola,
equipe pedagógica e família, para auxiliar o discente na aquisição de sua independência.
Além do contato com os pais, o professor pedagogo pode contar com a ajuda de profissionais competentes, encaminhando os alunos, caso haja necessidade. Noções de higiene e saúde devem ser discutidas com os alunos como um meio
preventivo a drogas, alcoolismo, doenças, etc. Dentre os aspectos do desenvolvimento do educando a área mais complexa é a de orientação sexual-afetiva, jovens e crianças precisam receber orientação adequada e nem sempre a encontram na família. A filosofia quanto à sexualidade e a posição da escola devem estar bem claras para os pais bem como a programação das aulas de ciências, ética e cautela são essenciais para se trabalhar esse tema. Valores, atitudes comportamentais, implicações, responsabilidade e conseqüências devem ser analisadas pelo professor pedagogo e trabalhadas com cautela gradativamente sempre com a participação dos alunos.
Problemas emocionais são encontrados nos aspectos de extrema timidez ou super proteção. O professor pedagogo pode auxiliar o aluno na aquisição de independência desde que esteja atento a tais problemas como traumas que prejudicam a aprendizagem e a saúde mental.
OBJETIVOS
• Colaborar com a escola e a família no desenvolvimento de aspectos importantes da educação do aluno, como os: afetivo, sexual, de higiene, saúde e lazer;
• Atuar preventiva e remediativamente, via encaminhamento em relação à saúde física e mental dos alunos;
• Identificar na comunidade, oportunidades esportivas, culturais e de lazer que possam ser utilizadas pelos alunos.
AÇÕES METODOLÓGICAS
• Palestras para pais e professores com psicólogos ou especialistas sobre o acompanhamento de uma educação saudável;
• Indicação de livros informativos;
• Filmes que mostram aspectos afetivos que valorizam a vida.
Recursos didáticos e pedagógicos
• Livros
• Filmes
• Profissionais competentes
A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E A INTEGRAÇÃO DO ALUNO À ESCOLA E À SOCIEDADE
Deve-se considerar que ao entrar para a escola, o aluno irá passar nela muitas horas do dia e muitos dias de sua vida. É importante pois, que a mesma se constitua em um ambiente interessante e agradável que, além da formação intelectual, favoreça o desenvolvimento sadio do educando. Para isso, o aluno deverá estar ciente de tudo o que ocorre na escola, suas normas, sansões, seus direito e deveres, para que ele possa interagir na instituição de forma consciente.
Hoje o professor pedagogo procura ajudar o aluno como um todo, com os seus problemas e o significado dos mesmos, junto ao momento histórico em que vivemos, buscando ajudar no desenvolvimento do cidadão, para uma participação mais consciente no mundo em que vive, visando a integração geral do educando.
Atuar através do processo educativo e em interação com os professores, são eixos fundamentais, capazes de compreender a sociedade na qual vivem, buscando formas de pensar coletivamente, tentando interferir nessa sociedade, a fim de que ela se transforme.
OBJETIVOS
• Favorecer o desenvolvimento sadio do educando e a sua formação intelectual;
• Oferecer relação de ajuda aos alunos que apresentam dificuldades de adaptação à escola e nas áreas intelectual, física, emocional e social;
AÇÃO METODOLÓGICA
• Encontros bimestrais com professores e o professor pedagogo para melhorar relações interpessoais (professor- aluno e aluno- aluno);
• Apresentar o Serviço de orientação Educacional aos alunos novos e o Regimento Interno a todos os alunos por série.
• Promover gincanas culturais, jogos inter-classes, festas tradicionais, feira de ciências, etc, para integrar alunos/ professores/ comunidade;
• Entrevistas de aconselhamento;
• Encaminhar a outros profissionais os alunos que apresentam dificuldades especiais.
RECURSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS
• Relatórios;
• Textos reflexivos;
• Vídeos formativos;
• Palestras.
Todas as atividades de uma escola visam integração geral do educando. Discussão sobre valores e moral costuma causar conflitos e divergências entre indivíduos. Princípios particularmente necessários devem ser desenvolvidos juntos com a comunidade como valorização, respeito e preservação à vida para serem trabalhados com os alunos.
Tais atividades devem ser desenvolvidas de forma conjunta e
consensual. No plano definido com o corpo docente, devem contar estratégias que não sejam punitivas, mas sim que estimulem a motivação através de seminários, textos e atividades que desenvolvam a responsabilidade e a capacidade de cada aluno.
O professor pedagogo deve interagir em eventos e observar casos mais sérios para um trabalho remediativo. O trabalho preventivo auxilia na formação de valores pátrios, respeito com bens alheios, éticos, auto-afirmação como pessoa humana que respeita e deve ser respeitado. Medidas punitivas devem ser tomadas diante a chamada de pais ou responsáveis.
OBJETIVOS
• Levar o aluno a analisar, discutir, vivenciar e desenvolver valores, atitudes e comportamentos fundamentados em princípios universais;
• Desenvolver a compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado da família e dos demais grupos que compõem a comunidade e a cultura em que vive o aluno;
• Despertar no educando a consciência da liberdade, o respeito pelas diferenças individuais, o sentimento de responsabilidade e confiança nos meios pacíficos para o encaminhamento e solução de problemas;
• Desenvolver uma atuação integrada com os professores para atingir uma ação consensual no que diz respeito aos aspectos morais e cívicos da educação.
RECURSOS DIDÁTICO PEDAGÓGICOS
• Discussões em grupos, para análise e reflexão de textos formativos;
• Seminários sobre diversidades religiosas;
• Campanhas que objetivem a solucionar problemas relevantes da escola ou comunidade;
• Participação em festas cívicas e comemorações.
• Textos;
• Documentos;
• Símbolos pátrios.
A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL COM RELAÇÃO AO APROVEITAMENTO ESCOLAR DO ALUNO
A escola tem a função de transmitir conhecimentos. Vários fatores contribuem para um bom aprendizado. O professor pedagogo deve estar atento a estes fatores para auxiliar o aluno em seus estudos. A organização é essencial para um bom desenvolvimento escolar sendo a agenda um ótimo recurso. O professor pedagogo em contato com alunos e pais orienta sobre a aprendizagem, acompanhamento, organização e assiduidade.
OBJETIVOS
• Desenvolver na ação integrada com o corpo docente e a equipe pedagógica, visando a melhoria do rendimento escolar, por meio de aquisição de bons hábitos de estudo.
• Instrumentar o aluno para a organização eficiente do trabalho escolar, tornando a aprendizagem mais eficaz.
• Identificar e assistir alunos que apresentem dificuldades de ajustamento à escola, problemas de rendimento escolar e dificuldades de ajustamento à escola, problemas de rendimento escolar e dificuldades escolares.
AÇÃO METODOLÓGICA
• Reuniões ou grupos de estudo envolvendo o corpo docente e a equipe pedagógica;
• Encontros direcionados aos alunos por série, esclarecendo técnicas e hábitos de estudo;
• Aplicação de questionários investigadores para detectar problemas de ajustamento ou aprendizagem;
• Atendimento individual de forma remediativa, encaminhando os alunos à profissionais competentes, caso haja necessidade.
RECURSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS
• Textos para reflexão
• Questionários de investigação.