sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PPP - 14° parte

PROJETOS DESENVOLVIDOS PELAS ESCOLAS

Título: Volta às aulas
Tema: Cultura
Objetivo: Motivar o aluno, para início das aulas
Metodologia: atividades escolares lúdicas, oficinas de motivação


Título: Carnaval
Tema: Cultura
Objetivo: Contribuir  na formação do aluno para que possa construir  uma sociedade menos desigual;  um mundo para todos.
Metodologia: Pesquisas,  atividades escolares, apresentação e exposição de trabalhos.


Título:  Dia Internacional da Mulher
Tema: A Mulher na Sociedade
Objetivo: Resgatar o papel da mulher na sociedade, bem como, seus valores e direitos.
Metodologia:  Palestra  sobre  os  valores  da  mulher  nos  dias  de  hoje; apresentação de cartazes, poesias e jograis.


Título: Contadores de História
Tema: Despertando na criança o gosto pela leitura.
Objetivo: Contextualizar  o  processo  de  ensino  e  aprendizagem  no desenvolvimento da leitura.

Título: Feira de Ciências
Tema: Iniciação ao Trabalho Científico.
Objetivo: Estimular o uso do método científico, do trabalho em grupo, a troca de conhecimentos  científicos,  a divulgação de trabalhos  como expressão de capacidade criativa e originalidade.


Tema: Consciência Ambiental
Objetivo: Mostrar  para a sociedade que as crianças do dia de hoje,  quando orientadas são capazes de mudar sua própria realidade.
Metodologia:  Plantio  de  árvores,  realização  de  gincana  ambiental, apresentações e distribuição de mudas.


Título: Organização da Realidade e Valorização do Indivíduo dentro do Grupo
Objetivo: Propiciar  ao aluno a oportunidade de desenvolver  o censo crítico, ético-coletivo e ajudá-lo na construção de sua auto-estima.
Metodologia: Realização de palestras, debates, vídeos e pesquisas.


Título: Viva as Diferenças
Tema: Cultura Afro
Objetivo: Contribuir  na formação do aluno para que possa construir  uma sociedade menos desigual;  um mundo para todos.
Metodologia:  Estudo de Leis,  elaboração de projetos,  pesquisas,  atividades escolares, apresentação e exposição de trabalhos.

Título: Festival Cultural
Objetivo: Resgatar o valor esquecido das artes na comunidade e descobrir e desenvolver habilidades dos estudantes e da comunidade escolar.
Metodologia: Inscrição, exposição de trabalhos e apresentação de  músicas.
                 

Título: Esporte é Saúde
Objetivo: Buscar  melhores  maneiras  de  organização  e  sistematização  de práticas  esportivas  que  permitam  a  comunicação  e  a  integração  entre diferentes culturas (vivências)
Metodologia:  Repasse da  fundamentação da modalidade,  agendamento de dias  e  horários  de  treinamento,  treinamento  ensinando  as  regras,  jogadas táticas, posicionamento, entre outros aspectos.


Título: Patrulha da Limpeza
Tema: Mudança de atitude com relação ao lixo.
Objetivo:  Promover  mudanças  de atitudes  e comportamento nos  educando com relação  ao  lixo  no  chão  da  sala  e  no  pátio,  promovendo  com isso  a formação de aluno cidadão, capaz de refletir, e agir compreender e posicionar-se diante da realidade.
Metodologia: Levantamento  do  problema,  discussões,  conscientização, formação de grupos voluntários, elaboração de cronogramas e realização diária de acompanhamento feita pelos próprios alunos.

Título: Gincana da Leitura
Tema: “Entender o mundo através da leitura”
Objetivo:  Queremos  com este trabalho mostrar  aos  alunos  o prazer  que o contato coma leitura pode lhe proporcionar.
Metodologia: Gincana


Título: Educação do Campo
Tema: Feira Mirim
Objetivo:  Resgatar a identidade do homem do campo;  valorizar os produtos primários  e  derivados;  preservar  a  cultura  rural;  despertar  o  gosto  pela produção e comercialização de “produtos da roça”, frutas, legumes, verduras, salgados,  geléias,  pães,  conservas,  artesanatos etc.;  oportunizar  a introdução
de  pequenos  agronegócios;  estimular  a  não  dependência  da  monocultura; desenvolver o raciocínio lógico da matemática através do troco.
Metodologia: Conscientização, organização e execução da feira.

  O QUE  A ESCOLA PRETENDE  DO PONTO DE  VISTA POLÍTICO-PEDAGÓGICO.

A  escola  é  responsável  pela  promoção  do  desenvolvimento  do cidadão, no sentido pleno da palavra. Então, cabe a ela definir-se pelo tipo de pessoa que deseja formar, de acordo com a sua visão de sociedade. Cabe-lhe também a incumbência de definir as mudanças que julga necessário fazer nessa sociedade, através das mãos do cidadão que irá formar.
Assim,  pretendemos  lutar  para a consignação de uma sociedade justa,  solidária,  sem corrupção,  sem pré-conceitos,  pacífica,  fraterna e mais humana,  onde o homem possa ser  reconhecido pelo “ser” e não pelo “ter”. Queremos, na coletividade de pensamento, uma sociedade onde todos tenhamcondições de uma vida mais digna.





O QUE SE QUER PARA OS NOSSOS ALUNOS

Um sujeito que seja consciente de seu papel como cidadão, crítico, empreendedor,  no  sentido  de  estar  constantemente  em busca  de  novas informações  acerca  do  conhecimento  e  em relação  ao  mundo  do  trabalho, criativo,  consciente  de  seus  direitos  e  obrigações,  e,  sobretudo,  com conhecimento  e  atitudes  que  possam contribuir  para  a  transformação  da realidade em que vivemos.

QUE ESCOLA QUEREMOS

A escola  que  queremos  é  aquela  em que  os  conhecimentos  de
atualizam constantemente,  priorizando  a  formação  formal  (conhecimentos), aliada à formação humana (valores),  salientando-se a visão de ofertar  uma educação que seja voltada à formação científica,  mas que ao mesmo tempo, resgate a “essência” do ser humano, nas suas múltiplas dimensões.

SONHAR E CONSTRUIR JUNTOS
No tocante ao saber,  enfatizamos a relação saber - pensar - agir. Almeja-se ofertar um tipo de saber que realmente condigam com a realidade daquilo  que  é  básico  para  sua  vida  e  prosseguir  seus  estudos.  Que  esses saberes acumulados possam realmente ser aplicáveis em seu dia-a-dia. Nossa escola assume a responsabilidade de oferecer condições ao aluno para conhecer os saberes acumulados pela Humanidade, proporcionandolhe uma visão mais ampla com os conhecimentos da atualidade.
Assim, partilha-se do pensamento de que as transformações sociais exigem um novo tipo de escola e conseqüentemente, um novo tipo de educação e formação, para uma nova sociedade.  Esse aspecto se caracteriza como um dos princípios norteadores do compromisso  constante  de  todos  os  agentes  educativos  de  nossa  escola, envolvidos no processo,  criando-se a visão da necessidade de uma educação que    conta  de  formar  pessoas  capazes  de  ser  sujeitos  de  suas  vidas, conscientes de suas opções, valores e projetos e atores sociais comprometidos com uma novo tipo de sociedade e de Humanidade.

ATO OPERACIONAL

O  ato  operacional  delineia  a  luta  esperançosa  -  as  mudanças significativas  a  serem alcançadas  e  define  as  grandes  linhas  de  ação  e  a reorganização do trabalho pedagógico da escola na perspectiva administrativa, pedagógica, financeira e político-educacional.

AÇÕES PARA OS PROBLEMAS
Em se tratando das realidades em que a qualidade é levada em consideração,  temos o alicerce,  ou melhor,  a pedra angular  de toda prática pedagógica bem sucedida. A todo o momento o ser humano planeja suas ações, suas decisões, seu trabalho,  sua vida,  enfim,  com o ofício docente não é diferente.  As boas práticas  em  sala  de  aula  mostram-se  eficientes  e  eficazes  no  cenário educacional  justamente  porque  foram planejadas,  a  partir  de  uma  postura reflexiva sobre a prática a ser empreendida.  O plano de ação da Escola, do Gestor, do Pedagogo, do Professor e dos Auxiliares  é a base de todo o currículo escolar. Planos de ensino, diretrizes,  parâmetros,  planos  anuais,  planos  de  aula,  planos  de  atividade, todos,  cada  um em sua  instância,  são tarefas  a serem cumpridas,  visando sempre um ensino de qualidade. É a partir do plano de ação destas instâncias que o professor,  o pedagogo,o gestor, enfim, a escola, podem re-analisar sua atuação e possibilitar um resultado eficaz e eficiente.
Assim, entendemos que é importante desencadear um processo de repensar  todo  o  ensino,  buscando  um significado  transformador  para  os elementos  curriculares  básicos:
-  objetivos  da  educação  escolar  (para  que  ensinar  e  aprender?);
-  conteúdos  (o  que  ensinar  e  aprender?);
-  métodos  (como  e  com  o  que  ensinar  e  aprender?);
-  tempo  e  espaço  da  educação  escolar  (quando  e  onde  ensinar  e aprender?);
- avaliação (como e o que foi efetivamente ensinado e aprendido?).
REDIMENSIONAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO DO  TRABALHO PEDAGÓGICO

Faz-se  necessário  redimensionar/reconstruir  o  projeto pedagógico institucional para que passe a integrar todas as ofertas formativas em um conjunto sistêmico, consistente, coerente e intencionado de atividades pedagógicas,  voltadas,  indissociavelmente,  para  o  ensino que deve ocorrer em um ambiente de constante interação com o mundo e a sociedade em geral.
Além disso,  a ação das Instituições deve estar  fundamentada pelos princípios emanados da Constituição Federal e da LDB, de forma que suas ações educativas  devem  ser  pautadas  pelos  seguintes  princípios: 
·        liberdade  de aprender,  ensinar,  pesquisar  e divulgar  a cultura,  o pensamento,  a arte e o saber;
·        pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço  à  tolerância; 
·        valorização  do  profissional  da  educação; 
·        gestão democrática;
·        garantia de um padrão de qualidade;
·        valorização de experiência extra-escolar;  

PLANO DE AÇÃO DA ESCOLA

MISSÃO DA ESCOLA

A missão de nossas  escolas é fortalecer  a qualidade da escola pública,  e incorporar  uma postura de ensino de qualidade, proporcionando o desenvolvimento das dimensões de aprendizagem e a excelência humana,  através de ações democráticas,  transparentes,  éticas e solidárias,  frente aos desafios propostos no Projeto Político Pedagógico.

EIXO:GESTÃO DEMOCRÁTICA

OBJETIVOS:
·         Dar  suporte  e sustentação  na  base de  ensino  de qualidade, proporcionando  o sucesso  das instituições;
·        Traçar  ações inovadoras,  criativas, flexíveis  com atitudes de  planejamento  e estratégias  voltadas para  a  realidade  e propostos  no  projeto político pedagógico,
·        Traçar  com criatividade  e agilidade nas soluções
·        Criar  condições políticas  pedagógicas para  o desenvolvimento  do potencial  de  cada individuo e ajuda-lo a tornar-se  um  ser humano completo em suas  dimensões sociais,  efetivas  e intelectuais; 
·        Conciliar   as Exigências burocráticas administrativas  das funções,  com  as finalidades  educativas da escola;
·        Propiciar  o desenvolvimento  de sujeitos  que  se transformem  em cidadaõs  autônomos, participativos, responsáveis  e comprometidos com o processo educativo de caráter  individual  e coletivo.

DETALHAMENTO:
·        Realização  de reuniões  para tomada  de decisão  coletiva em  torno  de debates  sobre classes  sociais, gênero,  etnia  e cultura,possibilitando  a resistência  e  o combate  a discriminação  e a  exclusão defendendo  a coexistência  da diversidade;

CONDIÇÕES:
·        Incentivo a participação de grupo de estudos, cursos, palestras etc;
·        Propor medidas que melhorem o aproveitamento escolar;

RESPONSÁVEIS
·        Diretores
·        Equipe Pedagógica
·        Professores
·        Funcionários

CRONOGRAMA
·        O ano todo
EIXO: PROPOSTA PEDAGÓGICA

OBJETIVOS:
·         Priorizar  as  ações educativas,  os projetos  e os  programas desenvolvidos  junto  à escola  e  a  comunidade em  geral  em  prol  do educando  e  das educação;
·        Fortalecer-nos  que trabalham  em  prol  da educação  o  espírito coletivo  e  solidário,  do comprometimento,  bem como  as  coerências  das ações  com os  objetivos, princípios  e  filosofia proposto  no  projeto político pedagógico;
·        Despertar o compromisso, responsabilidade, respeito,  entendimento mútuo  e  argumentação validada  pelo  coletivo acerca dos paradigmas e  valores humanos.


DETALHAMENTO:
·        Troca  de  experiência entre  os  participantes da comunidade escolar;
·         Adequação  dasdiretrizes  curriculares junto  ao  Projeto Político-Pedagógico;
·         Reunião  com todos  os segmentos  da comunidade  escolar para  estabelecer contratos,  discutir regras,  direitos  e deveres;
·         Discutir  a  função  da escola, entre outros;
·         Identificação  dos problemas  de aprendizagem  para encaminhamentos metodológicos;


CONDIÇÕES:
·        Estímulo  ao ambiente  de trabalho em que a  ética,  a solidariedade e o respeito  sejam priorizados;
·        Equipe Pedagógica: Oferecer condições  para melhorar  o processo  de ensinoaprendizagem;

RESPONSÁVEIS
·        Diretores
·        Equipe Pedagógica
·        Professores
·        Funcionários

CRONOGRAMA
·        O ano todo
EIXO: FORMAÇÃO CONTINUADA

OBJETIVOS:
·        Despertar a disponibilidade de todos os sujeitos ao aprender, conhecer fazer, ser, conviver, empreender, prosperar e o comprometimento pessoal e social ao processo ensino aprendizagem.
·        Elaborar e configurar uma proposta curricular que explicite o conteúdo, método, metodologias, e práticas avaliativas com base nos princípios de autonomia;
·        Oportunizar os professores a reflexão sobre a concepção da ciência , do conhecimento, da disciplina, reflexão sobre a prática docente.


DETALHAMENTO:

• Participação  da Comunidade escolar  em reuniões, grupos de  estudos, seminários  e outros, relacionados  a educação,  que promovam  o crescimento qualitativo  dos profissionais  da educação.


CONDIÇÕES:


• Capacidade de saber ouvir, alinhavar idéias questionar, interferir, traduzir posições e sistematizar  uma política de ação.

RESPONSÁVEIS
·        Diretores
·        Equipe Pedagógica
·        Secretaria da Educação
·        APM

CRONOGRAMA
·        O ano todo


PLANO DE AÇÃO DO GESTOR

EIXO: Planos de Ação dos Gestores

OBJETIVOS
Oportunizar  momentos no  decorrer  do  1º semestre  onde  a comunidade  escolar tenha  conhecimento  do plano de ação da Gestão Democrática  onde esteja  flexível  a possíveis  alterações  no que  se  refere  ao conselho de classe do 1º e 2º bimestre.

DETALHAMENTO
Uma  ampla  reunião coletiva  para exposição  com todos os seguimentos e em posteriores momentos  com grupos menores para reavaliação  de critérios. Compartilhar com a equipe e a comunidade os sonhos, as esperanças, as dúvidas e os anseios, surgidos na busca de mudança para construir uma nova realidade.



CONDIÇÕES:

• Capacidade de saber ouvir, alinhavar idéias questionar, interferir, traduzir posições e sistematizar  uma política de ação.

RESPONSÁVEIS

Secretária, Diretoras e Equipe Pedagógica

CRONOGRAMA
Inicio  de  cada semestre ou durante o ano, sempre que se fizer necessário.

EIXO: APMF

OBJETIVOS

Participação  dos pais na escola.

DETALHAMENTO

·        Atuando nas ações da comunidade escolar, em parcerias com o conselho tutelar e promotoria;
·        Propor medidas que melhorem o aproveitamento escolar;
·        Reivindicar e defender os interesses estudantis;
·        Entre outras, planejar, acompanhar, aplicar e gerenciar os recursos financeiros;


CONDIÇÕES

         • Capacidade de saber ouvir, alinhavar idéias questionar, interferir, traduzir posições.

RESPONSÁVEIS

         Toda a comunidade escolar e família.

CRONOGRAMA   
Todo  o  processo será desenvolvido  no período  de janeiro de 2011 a dezembro  de 2012.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

EIXO: PROPOSTA PEDAGÓGICA

OBJETIVOS

·        Identificar  o  aluno como  foco  do  processo educativo.
·        Trabalhar  para  o fortalecimento  da unidade  do  trabalho escolar,  onde  todos possam,  juntos,  planejar e  executar  ações  para que  a  escola  cumpra  a sua  função,  que  foi discutida  no  Projeto Político.


 DETALHAMENTO

Adequação das diretrizes Curriculares junto ao P.P.
Reuniões  com  todos  os segmentos  da Comunidade  Escolar
para:
·        Estabelecer  contatos, discutir regras,  direitos e deveres.
·        Discutir  a  função  da escola entre outros.
·        Identificação  dos problemas  de aprendizagem  para encaminhamentos metodológicos.
·        Estabelecer  discussões com  a  comunidade escolar 


 CONDIÇÕES

Reuniões com toda a  comunidade escolar.
Atendimento  aos pais  e  alunos individualmente.
Conselho de Classe e Pré – Conselho.
Sala de Recuperação
Equipe  pedagógica para apoio.

CRONOGRAMA
Início em fevereiro
Ordinariamente no final de cada bimestre
Extraordinariamente sempre que se fizer necessário.

RESPONSÁVEL

Direção
Equipe pedagógica;
Professores;

FORMAÇÃO CONTINUADA


EIXO: FORMAÇÃO CONTINUADA

OBJETIVOS
Oportunizar  formação, capacitação  a professores, funcionários,  pais  e alunos

DETALHAMENTO

Capacitação Geral:
Reuniões,
Seminários,
Fóruns
Gincana
Professores:
Grupo de Estudos
Hora Atividade
Reuniões
Oficinas
Conselho de classe.
Funcionários:
Palestras
Grupo de Estudos
Reuniões Setoriais
Cursos
Encontros para trocas de experiências.
Pais:
Palestras,
Reuniões.

CONDIÇÕES

·        Recursos Humanos da própria escola;
·        Parceria com município e sociedade civil;
·        APMF
·        Equipe Pedagógica


CRONOGRAMA

Bimestral, Semestral  e  de acordo  com  as necessidades

RESPONSÁVEL

Conselho Escolar
 APMF
SMED/SEED
Equipe Pedagógica



PLANO DE AÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA COMUNIDADE E DA ESCOLA
A escola  apresenta  um número  elevado  de  pessoas  de  baixa  renda,alguns alunos com pais desempregados, que precisam de acompanhamento de serviços sociais. Muitos dos nossos pré-adolescentes contam com tempo ocioso e não tem perspectivas futuras.  Os pais,  alguns analfabetos,  trabalham o dia
todo deixando os filhos sem nenhum acompanhamento, o que favorece o baixo rendimento escolar e diminui  a auto-estima do aluno. Diante de tais fatos,  a escola é ponto primordial para a transformação da realidade, portanto, procura adequar seu corpo docente e principalmente a orientação pedagógica a fazer um  trabalho  de  promoção  humana,  auto-estima  e  desenvolvimento  de potencialidades.

OBJETIVOS DA ESCOLA E DO SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

• Posicionar-  se  de  maneira  crítica,  responsável  e  construtiva  nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo para mediar conflitos e tomar decisões coletivas;
• Compreender a cidadania como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, tomando atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando e outro e exigindo respeito a si mesmo;
• Perceber-se  integrante,  dependente  e  agente  transformador  do
ambiente,  identificando  seus  elementos  e  as  interações  entre  eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
• Desenvolver  o  conhecimento  e  o  sentimento  de  confiança  em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, de inter-relação pessoal e de inserção social, par agir com perseverança na busca do conhecimento e exercício da cidadania;
• Utilizar  as  diferentes  linguagens  como  meio de produzir,  expressar  e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir as produções culturais em contextos  públicos  e  provados,  atendendo  às  diferentes  intenções  e situações de comunicação;
• Questionar a realidade formulando problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico,  a criatividade,  a intuição,  a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR COORDENADOR

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E A FAMÍLIA DO ALUNO

Para que haja um bom desenvolvimento do educando é necessário que a escola e a família se conheçam bem e estejam integradas. Divergência de idéias se faz necessário para o crescimento de ambos, daí a importância do respeito recíproco entre família e escola. Para que ocorra essa troca de idéias é preciso diálogo e para que ocorra esse diálogo faz-se necessário a realização de reuniões periódicas e bem planejadas,  com assuntos que venham de encontro aos interesses dos pais com metas claras e objetivas. Isso proporciona o crescimento da escola e da relação escola-família, que é fundamental para o desenvolvimento do educando.
A caracterização da comunidade é fundamental  para o trabalho do professor pedagogo, que diante das necessidades, pode convidar profissionais competentes para ajudar a sanar os problemas. Entrevistas também são meios utilizados pelo pedagogo. Os registros devem ser feitos na ficha do aluno, e o que for falado deve ter sigilo total.
Eventos  abertos  à  comunidade  são  ótimos  recursos  que  podem ajuda  de  outros  órgãos  da  comunidade,  a  participação  dos  pais enriquece bastante o entrosamento família/ escola. Com informações de várias fontes,  o  professor  pedagogo  terá  a  oportunidade  de  conhecer  melhor  a família, o que ajudará resolver problemas escolares.

OBJETIVOS

• Desenvolver atitudes favoráveis à participação efetiva dos pais na tarefa educativa;
• Identificar possíveis influências do ambiente familiar que possam estar prejudicando o desempenho do aluno e atuas sobre elas;
• Contribuir para o processo de integração escola/ família/ comunidade, atuando como elemento de ligação e comunicação entre todos;
• Orientar os pais para que tenham atitudes corretas em relação ao estudo dos filhos;
• Identificar possibilidades e disponibilidades de colaboração por parte dos pais em relação à escola.

AÇÃO METODOLÓGICA

• Reunião no início do ano com pais ou responsáveis para apresentação da equipe  pedagógica  da  escola,  objetivos,  conteúdos  e  cronogramas. Convite para encontros posteriores de formação;
• Encontros  para pais  ou responsáveis  com profissionais  que trabalham com formação pessoal, auto-estima e limites;
• Proporcionar  encontros  com os  pais  a fim de orienta -  los  quanto ao auxílio de seus filhos nos estudos e quanto aos distúrbios emocionais, que por ventura, sofram;
• Entrevistar  alunos,  pais  ou  responsáveis  para  detectar  influências  do meio familiar prejudicial ao aprendizado e à conduta do aluno;
• Encaminhamento de alunos para profissionais competentes ou grupo de apoio e acompanhamento.

A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E O DESENVOLVIMENTO FÍSICO E EMOCIONAL DO ALUNO

Além da  função  do  ensino  a  escola  assume  o  desenvolvimento integral do aluno nos aspectos físico, intelectual e social. O professor pedagogo deve estar atento ao desenvolvimento físico e emocional do aluno, para ajudá-lo  a  resolver  conflitos  que  possam estar  lhe  afligindo,  pois  ao  passar  por problemas físicos e emocionais, o aluno pode trazer dificuldades e problemas ao seu rendimento escolar.  E isso exige um trabalho conjunto entre escola,
equipe pedagógica  e família,  para  auxiliar  o discente na  aquisição de sua independência.
Além do contato com os pais, o professor pedagogo pode contar com a  ajuda  de  profissionais  competentes,  encaminhando  os  alunos,  caso  haja necessidade. Noções de higiene e saúde devem ser discutidas com os alunos como um meio
preventivo a drogas, alcoolismo, doenças, etc. Dentre os  aspectos  do desenvolvimento do educando a área mais complexa é a de orientação sexual-afetiva, jovens e crianças precisam receber orientação adequada e nem sempre a encontram na família. A filosofia quanto à sexualidade e a posição da escola devem estar bem claras para os pais bem como a programação das  aulas  de  ciências,  ética e cautela são essenciais para se trabalhar esse tema. Valores,  atitudes comportamentais,  implicações,  responsabilidade e conseqüências devem ser analisadas pelo professor pedagogo e trabalhadas com cautela gradativamente sempre com a participação dos alunos.
Problemas  emocionais  são  encontrados  nos  aspectos  de  extrema timidez  ou super  proteção.  O professor  pedagogo pode auxiliar  o aluno na aquisição de independência desde que esteja atento a tais problemas como traumas que prejudicam a aprendizagem e a saúde mental.
OBJETIVOS

• Colaborar  com a escola  e a família  no desenvolvimento  de aspectos importantes da educação do aluno, como os: afetivo, sexual, de  higiene, saúde e lazer;
• Atuar preventiva e remediativamente, via encaminhamento em relação à saúde física e mental dos alunos;
• Identificar na comunidade, oportunidades esportivas, culturais e de lazer que possam ser utilizadas pelos alunos.


AÇÕES METODOLÓGICAS


• Palestras para pais e professores com psicólogos ou especialistas sobre o acompanhamento de uma educação saudável;
• Indicação de livros informativos;
• Filmes que mostram aspectos afetivos que valorizam a vida.

Recursos didáticos e pedagógicos
• Livros
• Filmes
• Profissionais competentes

A  ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL  E  A  INTEGRAÇÃO DO ALUNO  À ESCOLA E À SOCIEDADE


Deve-se considerar que ao entrar para a escola,  o aluno irá passar nela muitas horas do dia e muitos dias de sua vida. É importante pois, que a mesma se constitua em um ambiente interessante e agradável que, além da formação intelectual,  favoreça o desenvolvimento sadio do educando.  Para isso, o aluno deverá estar ciente de tudo o que ocorre na escola, suas normas, sansões, seus direito e deveres, para que ele possa interagir na instituição de forma consciente.
Hoje o professor  pedagogo procura ajudar  o aluno como um todo, com os  seus  problemas  e  o  significado  dos  mesmos,  junto  ao  momento histórico em que vivemos,  buscando ajudar no desenvolvimento do cidadão, para uma participação mais  consciente no mundo em que vive,  visando a integração geral do educando.
Atuar  através  do  processo  educativo  e  em  interação  com  os professores, são eixos fundamentais, capazes de compreender a sociedade na qual  vivem,  buscando  formas  de  pensar  coletivamente,  tentando  interferir nessa sociedade, a fim de que ela se transforme.

OBJETIVOS

• Favorecer  o  desenvolvimento  sadio  do  educando  e  a  sua  formação intelectual;
• Oferecer relação de ajuda aos alunos que apresentam dificuldades de adaptação à escola e nas áreas intelectual, física, emocional e social;

AÇÃO METODOLÓGICA
• Encontros  bimestrais  com professores  e  o  professor  pedagogo  para melhorar relações interpessoais (professor- aluno e aluno- aluno);
• Apresentar  o Serviço de orientação Educacional  aos alunos novos e o Regimento Interno a todos os alunos por série.
• Promover gincanas culturais, jogos inter-classes, festas tradicionais, feira de ciências, etc, para integrar alunos/ professores/ comunidade;
• Entrevistas de aconselhamento;
• Encaminhar a outros profissionais os alunos que apresentam dificuldades especiais.

RECURSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS

• Relatórios;
• Textos reflexivos;
• Vídeos formativos;
• Palestras.
 A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E OS ASPECTOS MORAIS, CÍVICOS E RELIGIOSOS DA EDUCAÇÃO DO ALUNO
Todas  as  atividades  de  uma  escola  visam integração  geral  do educando.  Discussão  sobre  valores  e  moral  costuma  causar  conflitos  e divergências  entre indivíduos.  Princípios  particularmente necessários  devem ser  desenvolvidos  juntos  com a  comunidade  como  valorização,  respeito  e preservação à vida para serem trabalhados com os alunos.
Tais  atividades  devem  ser  desenvolvidas  de  forma  conjunta  e
consensual. No plano definido com o corpo docente, devem contar estratégias que não sejam punitivas,  mas  sim que estimulem a motivação através  de seminários,  textos  e  atividades  que  desenvolvam a  responsabilidade  e  a capacidade de cada aluno.
O professor  pedagogo deve interagir  em eventos e observar casos mais sérios para um trabalho remediativo.  O trabalho preventivo auxilia na formação de valores pátrios, respeito com bens alheios, éticos, auto-afirmação como pessoa humana que respeita e deve ser respeitado.  Medidas punitivas devem ser tomadas diante a chamada de pais ou responsáveis.

OBJETIVOS

• Levar  o  aluno  a  analisar,  discutir,  vivenciar  e  desenvolver  valores, atitudes e comportamentos fundamentados em princípios universais;
• Desenvolver a compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado da família e dos demais grupos que compõem a comunidade e a cultura em que vive o aluno;
• Despertar  no  educando  a  consciência  da  liberdade,  o  respeito  pelas diferenças individuais, o sentimento de responsabilidade e confiança nos meios pacíficos para o encaminhamento e solução de problemas;
• Desenvolver uma atuação integrada com os professores para atingir uma ação consensual  no que diz respeito aos aspectos morais e cívicos da educação.

RECURSOS DIDÁTICO PEDAGÓGICOS
• Discussões em grupos, para análise e reflexão de textos formativos;
• Seminários sobre diversidades religiosas;
• Campanhas que objetivem a solucionar problemas relevantes da escola ou comunidade;
• Participação em festas cívicas e comemorações.
• Textos;
• Documentos;
• Símbolos pátrios.

A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL COM RELAÇÃO AO APROVEITAMENTO ESCOLAR DO ALUNO

A escola tem a função de transmitir  conhecimentos.  Vários fatores contribuem para  um bom aprendizado.  O professor  pedagogo  deve  estar atento a estes fatores para auxiliar o aluno em seus estudos. A  organização  é  essencial  para  um bom desenvolvimento  escolar sendo a agenda um ótimo recurso.  O professor  pedagogo em contato com alunos e pais orienta sobre a aprendizagem, acompanhamento, organização e assiduidade.

OBJETIVOS

• Desenvolver  na  ação  integrada  com  o  corpo  docente  e  a  equipe pedagógica,  visando  a  melhoria  do  rendimento  escolar,  por  meio  de aquisição de bons hábitos de estudo.
• Instrumentar  o aluno para a organização eficiente do trabalho escolar, tornando a aprendizagem mais eficaz.
• Identificar e assistir alunos que apresentem dificuldades de ajustamento à escola, problemas de rendimento escolar e dificuldades de ajustamento à escola, problemas de rendimento escolar e dificuldades escolares.

AÇÃO METODOLÓGICA

• Reuniões ou grupos de estudo envolvendo o corpo docente e a equipe pedagógica;
• Encontros  direcionados  aos  alunos  por  série,  esclarecendo técnicas  e hábitos de estudo;
• Aplicação de questionários  investigadores para detectar  problemas de ajustamento ou aprendizagem;
• Atendimento individual de forma remediativa, encaminhando os alunos à profissionais competentes, caso haja necessidade.

RECURSOS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS

• Textos para reflexão
• Questionários de investigação.