sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PPP - 15° parte

A EQUIPE PEDAGÓGICA COM RELAÇÃO AO PROFESSOR REGENTE

Para  que  haja  um bom andamento  nos  trabalhos  da  escola,  é importante  ocorrer  a  integração  entre  a  equipe  pedagógica  e  o  professor regente. Ambos devem refletir sobre uma melhor forma de ensinar, analisando o rendimento escolar do aluno,  juntamente com a metodologia adotada pelo docente.
O professor pedagogo deverá interagir com o professor, conhecendo suas angústias,  necessidades e suas limitações para poder  ajudá-lo em seu trabalho diário. Assim, ele poderá entender melhor seu aluno e compreende-lo como um todo.

OBJETIVOS

• Conhecer o professor conseqüentemente o aluno, para traçar metas de trabalho, em busca de melhorias;
• Proporcionar  discussões  sobre  temas  relacionados  ao  ensinoaprendizagem, auxiliando o professor no seu trabalho em sala de aula;
• Estimular o professor a inovar seu trabalho;

AÇÃO METODOLÓGICA

• Reuniões ou grupos de estudos envolvendo o corpo docente e a equipe pedagógica;
• Aplicação de questionários investigativos para detectar problemas e propor sugestões.

RECURSOS DIDÁTICO PEDAGÓGICOS
• Textos para reflexão
• Vídeos
• Questionários de investigação


PLANO DE AÇÃO

·        Organização das classes
·        Caracterização da clientela
·        Apresentação do Regimento Interno aos alunos e pais
·        Orientação aos estudos para alunos de 4°ano
·        Orientação aos estudos
·        Reunião com pais
·        Análise do Rendimento Escolar
·        Palestras com pais Acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem

PLANO DE AÇÃO DOS AGENTES DE EXECUÇÃO
Os funcionários devem ter grande participação no processo educativo da  escola.  E  a  proposta  de  participação  dos  agentes  de  execução  em nossas instituições de ensino se fazem de maneira efetiva e contínua nas decisões e ideais das instituições.
 Baseado em discussões sobre a realidade, chega-se à conclusão de que a maioria dos professores da escola conhecem superficialmente o trabalho dos  desenvolvimento crítico e transformador. Segundo a Categoria,  houve avanço em relação à sua importância no contexto  educacional,  pois  o  funcionário  está  conhecendo  mais  o  trabalho proposto pela escola,  e está garantindo o seu espaço no ambiente escolar, desenvolvendo o seu papel também como educador.
 PLANO DE APLICAÇÃO DOS AGENTES DE EXECUÇÃO

GESTÃO ESCOLAR

OBJETIVOS

·        Proporcionar um ambiente agradável e familiar
·        Democratizar  as  decisões internas da escola.
·        Criar  integração  entre todos os setores da escola.
·        Acolher  e  fazer  o acompanhamento dos educandos

DETALHAMENTO

·        Participação  nas decisões  internas da escola.
·        Espontaneidade  e iniciativa  para resoluções  de problemas  do cotidiano.
·        Atuando  com serenidade, responsabilidade e  autoridade para  com  o educando.

CONDIÇÕES


·        Disponibilizar-se pelos  interesses da  classe  nas decisões escolares.
·        Compromisso com a escola.
CRONOGRAMA

O ano todo

RESPONSÁVEL

O representante dos funcionários.

EIXO: PEDAGÓGICO

OBJETIVOS

·        Incentivar e contribuir para um maior conhecimento do aluno.
·        Auxiliar  no andamento  de todos  os  projetos desenvolvidos dentro da escola.


DETALHAMENTO

·        Participação  nas discussões
·        Implementação  e efetivação do PPP

CONDIÇÕES
Acompanhar  o desenvolvimento do trabalho.

CRONOGRAMA
Quando necessário.


RESPONSÁVEL
Coordenador pedagógico
Os funcionários.


EIXO: FORMAÇÃO CONTINUADA

OBJETIVOS
Oportunizar e ampliar conhecimento.

DETALHAMENTO
·        Capacitação
·        Grupo de estudos
·        Palestras
·        Reuniões setoriais
·        Cursos Encontros para  troca  de experiências
·        Seminários

CONDIÇÕES

·        Recurso Humano oferecido  pela Secretaria Municipal de Educação
·        Parcerias.


CRONOGRAMA
Mínimo Semestralmente

RESPONSÁVEL
Os funcionários da SME


EIXO: QUALIFICAÇAO DOS ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS

OBJETIVOS

·        Agilizar o desenvolvimento do trabalho, proporcionando assim mais qualidade e produtividade.
·        Manter a organização de todos  os  setores  da escola.
·        Criar  integração  entre todos  os  setores  da escola.

DETALHAMENTO

·        Manter em ordem os respectivos ambientes  físicos  e sociais  do estabelecimento.
·        Comunicar  a necessidade  de reposição  de estoque


CONDIÇÕES

·        Não  possui computadores para  todos  os funcionários
·        Não possui espaço adequado  para biblioteca
·        Não possui prédio próprio para a educação infantil – 4 e 5 anos

CRONOGRAMA

O ano todo

RESPONSÁVEL

·        Toda  a comunidade escolar
·        Os  responsáveis de cada setor.

 TIPO DE GESTÃO

GESTÃO DEMOCRÁTICA

Na perspectiva de uma gestão democrática, impregnada por uma atmosfera que respira a escola, na circulação das informações, na divisão do trabalho, no estabelecimento do calendário escolar, na distribuição das aulas, no processo de elaboração de projetos, na formação de grupos de trabalho, na capacitação dos  recursos  humanos,  estaremos  buscando a auto realização, compreensão do sentido da vida, e elaboração consolidada de um repertório saudável que proporcionem alegria de viver, de amar e de servir.
O tipo de gestão proposto em nosso Projeto-Político-Pedagógico, está norteado pelo princípio da gestão democrática, onde toda a comunidade escolar e os usuários da escola deverão agir como co-gestores e não apenas como  fiscalizadores  e,  menos  ainda,  como  meros  receptores  dos  serviços educacionais.  Pais  e  mães,  alunas  e  alunos,  professores  e  funcionários assumem sua parte de responsabilidade pelo projeto da escola que queremos.
Portanto,  compartilhamos  a  visão  de  inúmeras  razões  que a implantação de um processo de gestão democrática na escola:
• A escola deve formar para a cidadania e, para isso, ela deve dar o exemplo;
• A gestão democrática da escola é um passo importante no aprendizado da democracia;
• A escola não tem um fim em si mesma. Ela está a serviço da comunidade.

Nisso, a gestão democrática da escola está prestando um serviço também à comunidade que a mantém;

• A gestão democrática pode melhorar o que é específico da escola; o seu ensino. A participação na gestão da escola proporcionará um melhor conhecimento do funcionamento da escola e de seus atores; estreitando o contato entre professores e alunos, o que aumentará o conhecimento mútuo e, em conseqüência, a aproximação entre as necessidades dos alunos e os conteúdos ensinados pelos professores.
• A autonomia e a participação - pressupostos do projeto político-pedagógico da escola - não se limitam à mera declaração de princípios consignados em algum documento.
• Sua presença precisa ser mantida no Conselho de Escola ou Colegiado, mas também na  escolha  do  livro  didático,  no  planejamento  do  ensino,  na organização  de  eventos  culturais,  de  atividades  cívicas,  esportivas, recreativas. Não basta apenas assistir às reuniões.
• A gestão democrática envolve atitude e método. A atitude democrática, que busca a participação e a transparência,  é essencial,  mas não suficiente. Precisa  de  métodos  democráticos,  de  efetivo  exercício  de  participação conseqüente, que alcance resultados. Nesse aspecto ela é um aprendizado, que demanda tempo, atenção e trabalho. A gestão democrática deve estar impregnada por uma atmosfera de ampla circulação das informações que facilite os processos de divisão do trabalho, estabelecimento do calendário escolar, a distribuição das aulas, a elaboração ou criação de novos cursos ou de novas disciplinas,  a formação de grupos de trabalho,  a capacitação dos recursos humanos etc..

Assim,  aliado  ao  princípio  da  gestão,  apresentamos  as
considerações abaixo,  que especificam ”A escola dos nossos sonhos”.  Ações que podem ser viabilizadas e implementadas no seio da escola para que se consiga atingir a escola ideal para todos:

·        Trabalhar, de modo interativo, em parcerias com outras instituições sociais para  que  assim,  poder  cumprir  seu  papel  social  de  construção  e democratização do conhecimento;
·        Pelo  fato  de  possuirmos  alunos  com necessidades  especiais,  no  caso, deficiência mental leve e distúrbios de aprendizagem, possibilitar a abertura da sala de recursos, com professores habilitados e preparados para atender a essa demanda;
·        Garantir  debates  e  discussões,  construindo  uma  cultura  avaliativa, diagnóstica e reflexiva com possibilidades de recuperação paralela e reforço escolar, minimizando a exclusão, implementadas através das salas de apoio à aprendizagem,.
·        Trabalhar  a  partir  da  realidade  do  aluno,  somadas  a  outras  realidades construindo com ele uma nova leitura de mundo;
·        Dotar  a  escola  de  infra-estrutura  que  permita  o  estímulo  à  prática  de atividades esportivas,  artísticas e culturais com a finalidade primordial  de minimizar a evasão escolar;
·        Implementar bibliotecas com bibliografias recentes atualizadas, em todas as áreas pedagógicas; tendo a intenção de formar o cidadão crítico;
·        Instalação de laboratórios de informática;
·        Construir  uma  escola  inclusiva  que ouça  a voz  dos  alunos  e valorize  a experiência do professor.

No tocante à recuperação de estudos, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei N.º 9394/96), especifica em seu Artigo 13, Inciso IV, sobre a incumbência do professor de: “estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor  rendimento”.  Entendemos aqui  que o trabalho de recuperação do aluno com dificuldades de aprendizagem seja paralelo,  pois deve envolver um trabalho pedagógico, buscando as condições que efetivem a reabilitação como processo de reeducação e não como mera repetição de uma prova de avaliação.