A EQUIPE PEDAGÓGICA COM RELAÇÃO AO PROFESSOR REGENTE
Para que haja um bom andamento nos trabalhos da escola, é importante ocorrer a integração entre a equipe pedagógica e o professor regente. Ambos devem refletir sobre uma melhor forma de ensinar, analisando o rendimento escolar do aluno, juntamente com a metodologia adotada pelo docente.
O professor pedagogo deverá interagir com o professor, conhecendo suas angústias, necessidades e suas limitações para poder ajudá-lo em seu trabalho diário. Assim, ele poderá entender melhor seu aluno e compreende-lo como um todo.
OBJETIVOS
• Conhecer o professor conseqüentemente o aluno, para traçar metas de trabalho, em busca de melhorias;
• Proporcionar discussões sobre temas relacionados ao ensinoaprendizagem, auxiliando o professor no seu trabalho em sala de aula;
• Estimular o professor a inovar seu trabalho;
AÇÃO METODOLÓGICA
• Reuniões ou grupos de estudos envolvendo o corpo docente e a equipe pedagógica;
• Aplicação de questionários investigativos para detectar problemas e propor sugestões.
RECURSOS DIDÁTICO PEDAGÓGICOS
• Textos para reflexão
• Vídeos
• Questionários de investigação
PLANO DE AÇÃO
· Organização das classes
· Caracterização da clientela
· Apresentação do Regimento Interno aos alunos e pais
· Orientação aos estudos para alunos de 4°ano
· Orientação aos estudos
· Reunião com pais
· Análise do Rendimento Escolar
· Palestras com pais Acompanhamento aos alunos com dificuldade de aprendizagem
PLANO DE AÇÃO DOS AGENTES DE EXECUÇÃO
Os funcionários devem ter grande participação no processo educativo da escola. E a proposta de participação dos agentes de execução em nossas instituições de ensino se fazem de maneira efetiva e contínua nas decisões e ideais das instituições.
Baseado em discussões sobre a realidade, chega-se à conclusão de que a maioria dos professores da escola conhecem superficialmente o trabalho dos desenvolvimento crítico e transformador. Segundo a Categoria, houve avanço em relação à sua importância no contexto educacional, pois o funcionário está conhecendo mais o trabalho proposto pela escola, e está garantindo o seu espaço no ambiente escolar, desenvolvendo o seu papel também como educador.
GESTÃO ESCOLAR
OBJETIVOS
· Proporcionar um ambiente agradável e familiar
· Democratizar as decisões internas da escola.
· Criar integração entre todos os setores da escola.
· Acolher e fazer o acompanhamento dos educandos
DETALHAMENTO
· Participação nas decisões internas da escola.
· Espontaneidade e iniciativa para resoluções de problemas do cotidiano.
· Atuando com serenidade, responsabilidade e autoridade para com o educando.
CONDIÇÕES
· Disponibilizar-se pelos interesses da classe nas decisões escolares.
· Compromisso com a escola.
CRONOGRAMA
O ano todo
RESPONSÁVEL
O representante dos funcionários.
EIXO: PEDAGÓGICO
OBJETIVOS
· Incentivar e contribuir para um maior conhecimento do aluno.
· Auxiliar no andamento de todos os projetos desenvolvidos dentro da escola.
DETALHAMENTO
· Participação nas discussões
· Implementação e efetivação do PPP
CONDIÇÕES
Acompanhar o desenvolvimento do trabalho.
CRONOGRAMA
Quando necessário.
RESPONSÁVEL
Coordenador pedagógico
Os funcionários.
EIXO: FORMAÇÃO CONTINUADA
OBJETIVOS
Oportunizar e ampliar conhecimento.
DETALHAMENTO
· Capacitação
· Grupo de estudos
· Palestras
· Reuniões setoriais
· Cursos Encontros para troca de experiências
· Seminários
CONDIÇÕES
· Recurso Humano oferecido pela Secretaria Municipal de Educação
· Parcerias.
CRONOGRAMA
Mínimo Semestralmente
RESPONSÁVEL
Os funcionários da SME
EIXO: QUALIFICAÇAO DOS ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS
OBJETIVOS
· Agilizar o desenvolvimento do trabalho, proporcionando assim mais qualidade e produtividade.
· Manter a organização de todos os setores da escola.
· Criar integração entre todos os setores da escola.
DETALHAMENTO
· Manter em ordem os respectivos ambientes físicos e sociais do estabelecimento.
· Comunicar a necessidade de reposição de estoque
CONDIÇÕES
· Não possui computadores para todos os funcionários
· Não possui espaço adequado para biblioteca
· Não possui prédio próprio para a educação infantil – 4 e 5 anos
CRONOGRAMA
O ano todo
RESPONSÁVEL
· Toda a comunidade escolar
· Os responsáveis de cada setor.
GESTÃO DEMOCRÁTICA
Na perspectiva de uma gestão democrática, impregnada por uma atmosfera que respira a escola, na circulação das informações, na divisão do trabalho, no estabelecimento do calendário escolar, na distribuição das aulas, no processo de elaboração de projetos, na formação de grupos de trabalho, na capacitação dos recursos humanos, estaremos buscando a auto realização, compreensão do sentido da vida, e elaboração consolidada de um repertório saudável que proporcionem alegria de viver, de amar e de servir.
O tipo de gestão proposto em nosso Projeto-Político -Pedagógico, está norteado pelo princípio da gestão democrática, onde toda a comunidade escolar e os usuários da escola deverão agir como co-gestores e não apenas como fiscalizadores e, menos ainda, como meros receptores dos serviços educacionais. Pais e mães, alunas e alunos, professores e funcionários assumem sua parte de responsabilidade pelo projeto da escola que queremos.
Portanto, compartilhamos a visão de inúmeras razões que a implantação de um processo de gestão democrática na escola:
• A escola deve formar para a cidadania e, para isso, ela deve dar o exemplo;
• A gestão democrática da escola é um passo importante no aprendizado da democracia;
• A escola não tem um fim em si mesma. Ela está a serviço da comunidade.
Nisso, a gestão democrática da escola está prestando um serviço também à comunidade que a mantém;
• A gestão democrática pode melhorar o que é específico da escola; o seu ensino. A participação na gestão da escola proporcionará um melhor conhecimento do funcionamento da escola e de seus atores; estreitando o contato entre professores e alunos, o que aumentará o conhecimento mútuo e, em conseqüência, a aproximação entre as necessidades dos alunos e os conteúdos ensinados pelos professores.
• A autonomia e a participação - pressupostos do projeto político-pedagógico da escola - não se limitam à mera declaração de princípios consignados em algum documento.
• Sua presença precisa ser mantida no Conselho de Escola ou Colegiado, mas também na escolha do livro didático, no planejamento do ensino, na organização de eventos culturais, de atividades cívicas, esportivas, recreativas. Não basta apenas assistir às reuniões.
• A gestão democrática envolve atitude e método. A atitude democrática, que busca a participação e a transparência, é essencial, mas não suficiente. Precisa de métodos democráticos, de efetivo exercício de participação conseqüente, que alcance resultados. Nesse aspecto ela é um aprendizado, que demanda tempo, atenção e trabalho. A gestão democrática deve estar impregnada por uma atmosfera de ampla circulação das informações que facilite os processos de divisão do trabalho, estabelecimento do calendário escolar, a distribuição das aulas, a elaboração ou criação de novos cursos ou de novas disciplinas, a formação de grupos de trabalho, a capacitação dos recursos humanos etc..
Assim, aliado ao princípio da gestão, apresentamos as
considerações abaixo, que especificam ”A escola dos nossos sonhos”. Ações que podem ser viabilizadas e implementadas no seio da escola para que se consiga atingir a escola ideal para todos:
· Trabalhar, de modo interativo, em parcerias com outras instituições sociais para que assim, poder cumprir seu papel social de construção e democratização do conhecimento;
· Pelo fato de possuirmos alunos com necessidades especiais, no caso, deficiência mental leve e distúrbios de aprendizagem, possibilitar a abertura da sala de recursos, com professores habilitados e preparados para atender a essa demanda;
· Garantir debates e discussões, construindo uma cultura avaliativa, diagnóstica e reflexiva com possibilidades de recuperação paralela e reforço escolar, minimizando a exclusão, implementadas através das salas de apoio à aprendizagem,.
· Trabalhar a partir da realidade do aluno, somadas a outras realidades construindo com ele uma nova leitura de mundo;
· Dotar a escola de infra-estrutura que permita o estímulo à prática de atividades esportivas, artísticas e culturais com a finalidade primordial de minimizar a evasão escolar;
· Implementar bibliotecas com bibliografias recentes atualizadas, em todas as áreas pedagógicas; tendo a intenção de formar o cidadão crítico;
· Instalação de laboratórios de informática;
· Construir uma escola inclusiva que ouça a voz dos alunos e valorize a experiência do professor.
No tocante à recuperação de estudos, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei N.º 9394/96), especifica em seu Artigo 13, Inciso IV, sobre a incumbência do professor de: “estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento”. Entendemos aqui que o trabalho de recuperação do aluno com dificuldades de aprendizagem seja paralelo, pois deve envolver um trabalho pedagógico, buscando as condições que efetivem a reabilitação como processo de reeducação e não como mera repetição de uma prova de avaliação.