sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PPP - 16° parte

Aos alunos que não conseguirem atingir a média e freqüência  final exigida  para  aprovação,  a  nossa  instituição  não  ofertará  o  regime  de progressão parcial,  devendo os mesmos cursarem a série em que reprovou, com freqüência normal.
Ainda, na organização escolar, que se quer democrática, em que a participação é elemento inerente à consecução dos fins, em que se busca e se deseja  práticas  coletivas  e  individuais  baseadas  em decisões  tomadas  e assumidas pelo coletivo escolar, exige-se da equipe diretiva, que é parte desse coletivo,  liderança  e  vontade  firme  para  coordenar,  dirigir  e  comandar  o processo decisório como tal e seus desdobramentos de execução. Liderança e firmeza no sentido de encaminhar e viabilizar decisões com segurança, como elementos de competência pedagógica, ética e profissional para assegurar que decisões tomadas de forma participativa e respaldadas técnica, pedagógica e teoricamente sejam efetivamente cumprida por todos. Para isso, a importância,como afirma Gramsci, de que “as normas devam ser estabelecidas pela própria coletividade, o que na escola seria envolver a todos na definição do caminhar” da escola.
Assim, cada segmento existente na escola, deve lançar mão de seu compromisso para com a escola,  pois pertencentes às instâncias colegiadas, estas  podem  “fazer  a  diferença”  no  dia-a-dia  da  instituição.  Portanto, apresentamos a seguir o papel específico de cada instância existente em nossa escola, para a construção de uma escola de qualidade.
PAPEL ESPECÍFICO DE CADA SEGMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR

GESTOR
             O gestor administra, dirige e coordena todas as atividades da escola. Portanto, As atividades do gestor incluem:
• Cumprir e fazer cumprir os horários e calendário escolar;
• Coordenar  o  planejamento  das  atividades,  dos  serviços  do
estabelecimento;
• Montar o horário com o apoio da equipe-pedagógica;
• Viabilizar formação continuada aos profissionais da escola;
• Organizar a hora-atividade dos professores para estudo.
• Organizar turmas, calendário letivo, distribuição das aulas e disciplinas, horário semanal de aulas e recreio;
• Dar atendimento aos professores, alunos, pais e comunidade;
• Coordenar  o funcionamento da secretaria e responder  pelo orçamento anual;
• Cuidar para que as leis referentes ao ensino sejam cumpridas, de acordo com o regimento escolar;
• Integrar  a  escola  à  comunidade  e  a  família,  organizando  reuniões  e promovendo eventos comemorativos;
• Representar  a configuração da autoridade administrativa,  responsável geral  pelo desenvolvimento das atividades escolares e pelo adequado desempenho de um grupo de profissionais com relação ao alcance de um objetivo  estabelecido.  Em suas  atividades  ele  deve  administrar:  os recursos materiais necessários à escola; o pessoal em geral (distribuição de funções); o corpo discente (organização das aulas); e a estrutura total da escola (incluindo a formal e informal); 
A  função  do  gestor  abrange  três  dimensões:  pedagógica,  social  e burocrática.  Para  a  execução  destas  funções,  dele  são  separadas  três habilidades: técnica, humana e conceitual.
A LDB 9.394/96 estabelece em seu Capítulo I,  Seção II,  Artigo 15,  § 1º que para o cargo de diretor, é exigido o nível universitário, recomendando-se a formação pedagógica.

 COORDENADOR PEDAGÓGICO

A DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES GENÉRICAS DO COORDENADOR

• Coordenar a elaboração coletiva e acompanhar a efetivação do projeto político-pedagógico e do plano de ação da escola;
• Coordenar a construção coletiva e a efetivação da proposta curricular da escola,  a partir das políticas educacionais da Secretaria Municipal e Estadula e das Diretrizes Curriculares Nacionais do CNE;
• Promover e coordenar reuniões pedagógicas e grupos de estudos para reflexão e aprofundamento de temas relativos ao trabalho pedagógico e para a elaboração de propostas de intervenção na realidade da escola;
• Participar  e  intervir,  junto  á  direção,  da  organização  do  trabalho pedagógico  escolar  no  sentido  de  realizar  a  função  social  e  a especificidade da educação escolar;
• Participar da elaboração do projeto de formação continuada de todos os profissionais  da  escola,  tendo  como  finalidade  a  realização  e  o aprimoramento do trabalho pedagógico escolar;
• Analisar  os projetos  de natureza pedagógica a serem implantados na escola;
• Coordenar  a organização do espaço-tempo escolar  a partir  do projeto político-pedagógico  e  da  proposta  curricular  da  escola,  intervindo  na elaboração do calendário letivo, na formação de turmas, na definição e distribuição do horário semanal das aulas e disciplinas, do “recreio”, da hora-atividade  e  de  outras  atividades  que  interfiram diretamente  na realização do trabalho pedagógico;
• Coordenar,  junto  à  direção,  o  processo  de  distribuição  de  aulas  e disciplinas a partir de critérios legais, pedagógico-didáticos e da proposta pedagógica da escola;
• Responsabilizar-se  pelo  trabalho  pedagógico-didático  desenvolvido  na escola pelo coletivo dos profissionais que nela atuam;
• Implantar  mecanismos  de  acompanhamento  e  avaliação  do  trabalho pedagógico escolar pela comunidade interna e externa;
• Apresentar  propostas,  alternativas,  sugestões  e/ou  críticas  que
promovam  o  desenvolvimento  e  o  aprimoramento  do  trabalho pedagógico escolar,  conforme o projeto político-pedagógico,  a proposta curricular  e o plano de ação da escola e as políticas educacionais da SEED e da SMED;
• Coordenar  a  elaboração  de  critérios  para  aquisição,  empréstimo  e seleção  de  materiais,  equipamentos  e/ou  livros  de  uso  didáticopedagógico,  a  partir  da  proposta  curricular  e  do  projeto  políticopedagógico da escola;
• Participar  da  organização  pedagógica  da  biblioteca  da  escola,  assim como do processo de aquisição de livros e periódicos;
• Orientar o processo de elaboração dos planos de trabalho docente junto ao coletivo de professores da escola;
• Subsidiar  o  aprimoramento  teórico-metodológico  do  coletivo  de
professores  da  escola,  promovendo  estudos  sistemáticos,  trocas  de experiência, debates e oficinas pedagógicas;
• Elaborar o projeto de formação continuada do coletivo de professores e promover ações para sua efetivação;
• Organizar  a  hora-atividade  do  coletivo  de  professores  da  escola,  de
maneira a garantir que esse espaço-tempo seja de reflexão-ação sobre o processo pedagógico desenvolvido em sala de aula;
• Atuar,  junto ao coletivo de professores,  na elaboração de projetos de recuperação  de  estudos  a  partir  das  necessidades  de  aprendizagem identificadas em sala de aula, de modo a garantir as condições básicas para que o processo de socialização do conhecimento científico e de construção do saber realmente se efetive;
• Organizar a realização dos conselhos de classe, de forma a garantir um processo  coletivo  de  reflexão-ação  sobre  o  trabalho  pedagógico desenvolvido  pela  escola  e  em sala  de  aula,  além de  coordenar  a elaboração de propostas de intervenção decorrentes desse processo;
• Informar ao coletivo da comunidade escolar os dados do aproveitamento escolar,  de  forma  a  promover  o  processo  de  reflexão-ação  sobre  os mesmos para garantir a aprendizagem de todos os alunos;
• Coordenar  o  processo  coletivo  de  elaboração  e  aprimoramento  do Regimento Escolar da escola, garantindo a participação democrática de toda a comunidade escolar;
• Orientar a comunidade escolar a interferir na construção de um processo pedagógico numa perspectiva transformadora;
• Desenvolver projetos que promovam a interação escola-comunidade, de forma  a  ampliar  os  espaços  de  participação,  de  democratização  das relações,  de acesso ao saber e de melhoria das condições de vida da população;
• Participar do Conselho Escolar subsidiando teórica e metodologicamente as discussões e reflexões acerca da organização e efetivação do trabalho pedagógico escolar;
• Promover  a  construção  de  estratégias  pedagógicas  de  superação  de todas as formas de discriminação,  preconceito e exclusão social  e de ampliação  do  compromisso  ético-político  com todas  as  categorias  e classes sociais;
• Observar os preceitos constitucionais, a legislação educacional em vigor e o Estatuto da Criança e do Adolescente, como fundamentos da prática educativa.

Além de pensar a Organização Curricular da  Educação Infantil ao 6° ano do EF, como um todo, fazendo com que os professores trabalhem articuladamente.


DOCENTES
      
 Os docentes da Educação Infantil são os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de ordens física, afetiva, cognitiva, ética, social, interpessoal e até mesmo assistencialista, no caso da creche.
Os docentes da Educação  Ensino Fundamental
são  profissionais  responsáveis  por  transmitir  ao  aluno,  informações  sobre vários  campos  do  conhecimento,  que  compõe  a  proposta  curricular estabelecida pelas instâncias superiores de educação.
Além disso,  os mesmos devem procurar propiciar ao aluno um ensino dinâmico  e  criativo,  que  estimule  a  aprender,  raciocinar,  adequando  os ensinamentos  a  cada  faixa  etária  e  a  cada  contexto  sócio-econômico.  Ao mesmo tempo em que ensinam os professores também formam os jovens nos aspectos de hábitos e atitudes, transmitindo lições de disciplina, solidariedade, respeito ao próximo e consciência de cidadania. Portanto, o professor deverá ter três qualidades fundamentais:  atitude de verdadeiro educador,  domínio de  conteúdos  e  capacidade  de  fazer  com que  o  aluno  se  interesse  pelos conteúdos.


ATRIBUIÇÕES DOS DOCENTES

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES GENÉRICAS DOS PROFESSORES

• Contribuir  para  o  desenvolvimento  da  proposta  pedagógica  dos estabelecimentos de ensino em que atuar;
• Elaborar o plano de ação do docente anual de sua disciplina e trabalhar pelo  seu  cumprimento  em consonância  com a  proposta  curricular  e pedagógica do estabelecimento de ensino, com os princípios norteadores das políticas educacionais da SEED e com a legislação vigente para a Educação Nacional;
• Realizar  a  transposição  didática  dos  conhecimentos  selecionados, respeitando as especificidades dos alunos;
• Conduzir  sua  ação  escolar  contemplando  as  dimensões  teóricas  e práticas dos saberes e atividades escolares;
• Realizar a avaliação da aprendizagem de modo a acompanhar o processo de construção do conhecimento dos alunos;
• Elaborar instrumentos de avaliação diversificados;
• Intervir para que os alunos possam superar eventuais defasagens e/ou dificuldades;
• Assumir  compromisso  com a  formação  continuada,  participando  dos programas de capacitação ofertados pela mantenedora e/ou por outras instituições,  mantendo  atitude  permanente  de  estudo,  pesquisa  e produção;
• Desenvolver  procedimentos  metodológicos  variados  que  facilitem  e qualifiquem o trabalho pedagógico;
• Organizar a rotina de sala de aula, observando e registrando dados que possibilitem  intervenções  adequadas,  sobretudo  nos  momentos  de dificuldade no processo ensino-aprendizagem e situações conflituosas;
• Utilizar  o  espaço  e  o  tempo  em sala  de  aula  e  demais  ambientes escolares;
• Procurar identificar e respeitar as diferenças entre os alunos;
• Conhecer e utilizar técnicas e recursos tecnológicos, como instrumentos de apoio pedagógico;
• Exprimir-se com clareza na correção de atividades propostas aos alunos;
• Conduzir os procedimentos em sala de aula de maneira emocionalmente equilibrada e ter capacidade para mediar situações de conflito;
• Desenvolver  aulas  que  proporcionem  a  interação  aluno-professor  e aluno-aluno, favorecendo a atitude dialógica;
• Adotar  uma  postura  reflexiva,  crítica,  questionadora,  orientando  os alunos a formular e expressar juízos sobre temas, conceitos, posições e situações;
• Expressar-se por meio de várias linguagens, visando o enriquecimento e a inteligibilidade de suas aulas bem como dos materiais produzidos para apoio pedagógico;
• Expressar-se  verbalmente  de  maneira  objetiva  e  compreensível,  com dicção clara;
• Desenvolver  as  aulas  de  forma  dinâmica,  versátil  e  coerente  com a disciplina e especificidades dos educandos;
• Obedecer  aos  preceitos  vigentes  na  Constituição  Federal,  na  Lei  de Diretrizes  e  Bases  da  Educação  Nacional,  Estatuto  da  Criança  e  do Adolescente,  na  Legislação  Estadual  e  demonstrar,  em  situações práticas,  as  atividades  propostas  aos  educandos,  utilizando-se  como referência os estímulos visuais, auditivos e motores;
• Participar e/ou colaborar com atividades lúdicas, culturais e desportivas, dinamizadas dentro do contexto escolar.
• Selecionar livros, textos, materiais e atividades complementares, vídeos, dinâmicas de grupo, experiências, passeios e visitas, estabelecendo um cronograma, aplicando e avaliando no dia-a-dia as atividades planejadas;
• Propor jogos recreativos e exercícios para estimular o desenvolvimento global do educando;
• Desenvolver  atividades  que  explorem  conhecimentos  gerais  como: notícias de jornais e datas comemorativas, entre outros, promovendo um relacionamento cooperativo de trabalho com seus colegas,  pais, e com os diversos segmentos da sociedade;
• Organizar tarefas coletivas para estimular a socialização dos educandos, resguardando sempre o respeito e integridade;
• Entender  as  dificuldades  e  necessidades  individuais  de  cada  aluno, assegurando  que,  no  âmbito  escolar,  não  ocorra  tratamento discriminativo de cor, raça, religião ou classes sociais;
• Ser assíduo e pontual nos seus compromissos, chegando com 10 minutos de antecedência para o ajuste de seus materiais;
• Comunicar com antecedência, sempre que possível,  os atrasos e faltas eventuais, para que sejam tomadas as providências necessárias;
• Participar  ativamente de reuniões,  comemorações e atividades cívicas promovidas no estabelecimento de ensino.

SECRETARIO E TECNICO ADMINISTRATIVO

                Segundo a LDB 9.394/96,  no capítulo I,  Seção II,  ARTIGO 7º, o Secretário  tem  responsabilidade  de  manter  organizada  e  atualizada  a documentação dos educandos.  E,  no artigo 15,  § 1º,  o Secretário Escolar  e técnico-administrativo deverão ter formação de nível médio, no mínimo.  Atribuições  do  Agente  de  execução  (secretário  e  técnico
administrativo) O secretário (o) e / ou técnico-administrativo terá como encargo, todo serviço  de  escrituração,  documentação  escolar  e  correspondência  do estabelecimento, devendo ser observadas também as seguintes funções:
• Cumprir   as   obrigações   inerentes   às   atividades   administrativas   da   secretaria, quanto   ao   registro  escolar  do  aluno   referente   à  documentação   comprobatória, necessidades necessidades   de   adaptação,   aproveitamento   de   estudos,   progressão   parcial,classificação, reclassificação e regularização de vida escolar
• Atender  a comunidade escolar  e demais  interessados,  prestando  informações e orientações;
•Cumprir a escala de trabalho que lhe for previamente estabelecida;
•Participar de eventos, cursos,reuniões, sempre que convocado, ou por  iniciativa própria, desde que autorizado pela direção, visando a  melhoria profissional de sua função;
• Controlar  a  entrada   e   saída   de   documentos   escolares,  prestando   informações sobre os mesmos a quem de direito;
• Organizar,  em  colaboração  com o(a)   secretário(a)  escolar,  os   serviços  do  seu setor;
• Efetivar   os   registros   na   documentação   oficial   como   Ficha   Individual,  Histórico Escolar, Boletins, Certificados, Diplomas e outros garantindo sua idoneidade;
• Organizar  e  manter  atualizado o arquivo ativo e conservar  o arquivo  inativo da escola;
• Classificar,  protocolar  e arquivar documentos e correspondências, registrando a movimentação de expedientes;  
•Realizar serviços auxiliares relativos à parte financeira, contábil e  patrimonial do estabelecimento, sempre que solicitado;
• Coletar  e  digitar  dados  estatísticos  quanto   à  avaliação  escolar,   alimentando  e atualizando o sistema informatizado;
• Executar trabalho de mecanografia, reprografia e digitação;
•Participar da avaliação institucional, conforme orientações da SEED;
• Zelar pelo sigilo de  informações pessoais de alunos,  professores,   funcionários e famílias;
•Manter e promover relacionamento cooperativo de trabalho com seus colegas, com alunos, com pais e com os demais segmentos da  comunidade escolar;
•Exercer as demais atribuições decorrentes do Regimento Escolar e aquelas que concernem à especificidade de sua função.

BIBLIOTECÁRIOS

Os  bibliotecários  conduzirão  o  educando  às  fontes  de  pesquisa  e consulta,  para professores e comunidade em geral,  objetivando favorecer  a formação de alunos críticos, reflexivos e com hábitos e interesses pela leitura.

ATRIBUIÇÕES DOS BIBLIOTECÁRIOS

• Catalogar todo material da biblioteca, controlando a entrada e saída dos mesmos;
• Incentivar o hábito e habilidade da leitura e da pesquisa;
• Zelar pela guarda e manutenção de equipamentos e de outros materiais de ensino-aprendizagem;
• Efetuar tarefas correlatas as suas funções.

MERENDEIRA

 Cabe  ao  funcionário  que  exerce  a  função  de  Merendeira a preparação dos alimentos, mantendo a higiene e conservação dos mesmos, assim como dos utensílios e local onde a merenda é servida.  A mesma deverá comparecer  ao trabalho,  a merenda é servida.  A mesma deverá comparecer  ao trabalho,  devidamente trajada conforme normas e padrões de higiene da secretaria de saúde (avental, touca e luvas).

ATRIBUIÇÕES DA MERENDEIRA

•Zelar pelo ambiente da cozinha e por suas instalações e utensílios, cumprindo asnormas estabelecidas na legislação sanitária em vigor
•Selecionar e preparar a merenda escolar balanceada, observando padrões de qualidade nutricional;
•Servir a merenda escolar, observando os cuidados básicos de higiene e segurança;
•Informar ao diretor do estabelecimento de ensino da necessidade  de reposição do estoque da merenda escolar;
•Conservar o local de preparação, manuseio e armazenamento da merenda escolar, conforme legislação sanitária em vigor;
• Zelar   pela   organização   e   limpeza   do   refeitório,   da   cozinha   e   do   depósito   da merenda escolar;
• Receber, armazenar e prestar contas de todo material adquirido  para a cozinha e da merenda escolar;
• Auxiliar   nos   demais   serviços   correlatos   à   sua   função,   sempre   que   se   fizer necessário;
•Respeitar as normas de segurança ao manusear fogões, aparelhos de preparação ou manipulação  de gêneros  alimentícios e de  refrigeração;
• Participar   das   atribuições   decorrentes   do   Regimento   Escolar   e   exercer   as específicas da sua função.
SERVIÇOS GERAIS

 Cabe aos serviços de manutenção e limpeza,  as tarefas de higiene e conservação do estabelecimento de ensino.
A  execução  das  tarefas  de  manutenção  e  limpeza  estará  sobre  a subordinação do gestor do estabelecimento.

ATRIBUIÇÕES DO SERVIÇOS GERAIS

O  serviços gerais tem a   seu   encargo   os   serviços  de conservação,  manutenção,  preservação,   segurança  e  da  alimentação  escolar, no âmbito escolar, sendo  coordenado e  supervisionado pela direção do estabelecimento de ensino.
As  competências e responsabilidades  emanadas  da  função de  Agente de apoio estão regidas  no regimento  Escolar,  dentre as quais se destacam:
Zelar pelo ambiente físico da escola e de suas instalações,  cumprindo as normas estabelecidas na legislação sanitária vigente;
• Utilizar   o  material   de   limpeza   sem  desperdícios   e   comunicar à direção, com antecedência, a  necessidade de  reposição  dos  produtos;
• Zelar   pela   conservação   do   patrimônio   escolar,   comunicando   qualquer irregularidade à direção;
•Auxiliar na vigilância da movimentação dos alunos em horários de
 recreio, de  início/término  dos períodos,  mantendo  a ordem e a  segurança dos estudantes, quando solicitado pela direção;
• Atender  adequadamente aos  alunos   com necessidades  educacionais especiais  temporárias  ou  permanentes,  que demandam  apoio de locomoção, de higiene e de alimentação;
•Auxiliar nos serviços correlatos à sua função, participando das  diversas atividades escolares;
•Cumprir   integralmente  seu horário  de trabalho  e as escalas  previstas, respeitado o seu período de férias;
•Participar de eventos, cursos, reuniões sempre que convocado ou
 Por iniciativa própria, desde que autorizado pela direção, visando
 ao aprimoramento profissional;
•Coletar   lixo de  todos os ambientes do estabelecimento de ensino,  dando­lhe o devido destino, conforme exigências sanitárias;
•Exercer as demais atribuições decorrentes do Regimento Escolar e aquelas que concernem à especificidade de sua função.

O PAPEL DAS INSTÂNCIAS COLEGIADAS : APMF(ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E FUNCIONÁRIOS) E CONSELHO ESCOLAR

A.P.M.F. ASSOCIAÇÃO DE PAIS MESTRES E FUNCIONÁRIOS

 Colegiado representativo de pais, professores e dos diversos segmentos da comunidade (sociedade civil). Essa associação possui um papel fundamental no andamento da escola,  pois tem a incumbência de trabalhar em consenso com a direção para o bem da comunidade escolar,  em torno de suas dificuldades em seus diversos  aspectos.  Tem  também  a  incumbência  de  acompanhar detalhadamente o trabalho administrativo e pedagógico idealizado e realizado pela instituição.
ATRIBUIÇÕES DA APMF – Associação de Pais, Mestres e Funcionários

As atividades e responsabilidades atribuídas à APMF são regulamentadas no próprio estatuto, estando relacionadas com a escola e a comunidade, eis algumas funções:

• Representar condignamente o corpo discente;
• Defender os interesses individuais e coletivos dos alunos do Colégio;
• Incentivar a cultura literária, artística e desportiva de seus membros;
• Promover a cooperação entre administradores, funcionários, professores e alunos no trabalho escolar buscando seus aprimoramentos;
• Realizar intercâmbio e colaboração de caráter cultural e educacional com outras instituições;
• Lutar  pela  democracia  permanente  na  escola,  através  do  direito  de participação nos fóruns internos de deliberação da escola.
CONSELHO ESCOLAR

O   Conselho   Escolar  é    um   órgão   colegiado   de   natureza deliberativa,   consultiva,     avaliativa    e    fiscalizadora   sobre    a  organização  e  a  realização  do trabalho  pedagógico  e administrativo do   estabelecimento  de  ensino ,  em  conformidade com  a legislação  educacional  vigente e orientações 
da SEED e SMED.
O Conselho Escolar é composto por representantes da comunidade escolar  e  representantes  de  movimentos  sociais  organizados e  comprometidos com a educação pública, presentes 
na comunidade, sendo presidido por seu membro nato, o (a) diretor(a)escolar.
O Conselho Escolar tem como principal atribuição, 
aprovar e acompanhar a efetivação do Projeto Político­Pedagógico
 do estabelecimento de ensino.

ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR

O Conselho Escolar é regido por Estatuto próprio, onde estão especificadas todas as funções a ele inerentes.
escola.  Possui  papel  relevante  para  a  construção  de  uma  escola democrática.  Deve  trabalhar  em  consenso  com  a  direção  no  bom andamento  das  diversas  atividades  pedagógicas  e  administrativas propostas.


RECURSOS QUE A ESCOLA DISPÕE PARA REALIZAR SEUS PROJETOS

Nossas  escolas  são  mantidas  pela  Prefeitura Municipal de Planura, recebendo recursos do FUNDEB, que tem por finalidade a manutenção das escolas,  na efetivação de despesas relacionadas com as atividades educacionais: compra de materiais de consumo, tais como gêneros alimentícios para complementação da merenda escolar, materiais de expediente,  materiais  esportivos,  de  limpeza,  didático,  material  escolar,
utensílios  de copa  e  cozinha,  na  execução  de atividades  extracurriculares, reparos no prédio e outros materiais como:  lâmpadas,  livros,  enciclopédias, fitas de vídeo e DVDs, brinquedos, carteiras,  além de outros.
A  instituição  recebe  o PDDE (Programa  Dinheiro  Direto  na
Escola, recurso este que visa garantir uma educação de qualidade para todos, tendo como objetivo principal  contribuir na manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica da instituição de ensino.
Além desses recursos,  a instituição de ensino,  através da APMF, lança mão de recursos próprios, por intermédio de promoções festivas, para o complemento  às  necessidades  da  escola.


QUALIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS, FUNCIONÁRIOS E ESPAÇOS

IDENTIFICAÇÃO DOS RECURSOS JÁ EXISTENTES
As nossas instituições de ensino contam com recursos audiovisuais como TV, rádio, vídeo, retroprojetor, máquina fotográfica, filmadora, computador na secretaria. Há necessidade de mais uma escola para a Educação Infantil e a descentralização da Creche com um outro prédio em outro local.Esse aspecto se faz  urgente,  para  que  os  recursos existentes possam realmente servir como aliados e facilitadores do processo educativo.
Nossas escolas necessitam de um laboratório de Informática, cada uma para dar conta de atender  às  necessidades  contemporâneas.  Com  relação  aos  materiais  de pesquisa e o acervo bibliográfico da biblioteca escolar,  há a necessidade de
algumas  melhorias, e uma biblioteca para cada escola,   pois  muitos  dos  recursos  recebidos  não  dão  conta  de atender  à  compra  de  bibliografias  atualizadas  para  enriquecimento  da aprendizagem do aluno. Outra questão enfrentada pela nossa escola é a falta de espaço físico. Temos a necessidade de ofertar a salas com menor número de alunos mas  não pode ser efetivada por falta de espaço adequado e  espaço para as aulas em contraturno e aonde funcionaria a sala de reforço.
  Não possuímos quadra  de  esportes coberta,   para  a
prática das atividades físicas.   Enfim, na realidade da nossa escola
ainda falta para construir um ambiente acolhedor e de qualidade ao processo educativo como um todo. 

OUTROS ASPECTOS

Em  relação  à  participação  da  escola  em  eventos  educativos extracurriculares,  priorizamos  o  incentivo  e  o  empreendimento  de  estar abrindo novos espaços aos alunos para conhecimento de outras realidades. Para  tanto,  a  escola  sempre  procura  estar  atenta  e  de  acordo  com as condições, não só participar, mas como também abrir suas portas para eventos promovidos  pelas  outras  instituições  do  município.   Assim,  destacamos  a participação da escola como um todo em eventos, tais como:
• Feiras de Conhecimento;  
• Concursos;
• Exposições culturais;
• Jogos escolares;
• Festas Regionais.

O Plano de Ação da Escola,  onde se especifica,  de acordo com a
realidade,  a  intencionalidade  educativa  da  instituição  de  ensino  se  faz  de grande importância, pois nele são traçadas metas, sonhos e utopias, entre o que se pode realizar e o que realmente se sonha em ter e fazer.
A educação é feita de sonhos e utopias, mas acima de tudo, com metas e significados, e por isso, apresentamos o esboço do plano de ação de nossa escola em torno da Gestão Democrática, proposta pedagógica, formação continuada e qualificação de equipamentos, funcionários e espaços, que se edifica como a nossa visão em torno de nossa escola e da nossa realidade.
                              
CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DO CALENDÁRIO ESCOLAR HORÁRIOS LETIVOS E NÃO LETIVOS

                             
O calendário escolar ordena o tempo, prevê os dias letivos e não letivos,  as férias,  os períodos escolares em que o ano se divide os feriados cívicos e religiosos,  os períodos para reuniões técnico-pedagógicas,  cursos e projetos,  conselho  de  classe  e  eventos  a  serem  realizados  pelo estabelecimento.
O Calendário Escolar deve estar embasado na LDBEN nº 9394/96, a qual determina o mínimo de oitocentas (800) horas anuais, distribuídas por um mínimo de duzentos (200) dias de efetivo trabalho escolar.
A todo ano letivo,  quando da elaboração do Calendário Escolar, seguindo as normas e leis estabelecidas para esse fim,  o mesmo consta de arquivo na escola, ficando disponível a consulta quando assim o exigir.