|
Realizar leitura do próprio nome e do reconhecer as letras de alguns colegas ,escrever o próprio nome. Até escrever o próprio nome e reconhecer o dos colegas.
Cx. Sapato ou Cartaz c pregas para fichas: nome; alfabeto maiúsculo e minúsculo e letras móveis.
1ªEtapa: Ficha c/ nomes na caixa, em roda explicar que o nome dos meninos estão na caixa.
Vamos descobrir quem veio e quem não veio?.
Pegue a ficha e incentive-os a ler .Quando o nome foi identificado a cç prega a plaquinha no cartaz.
_______________________________***____________________________________
2ªEtapa: Incentive as cçs a arriscar a 1ªletra. Avance para outras usando como referencia o nome de outros colegas.
A de Amanda-mostre que A de Ana de Amélia etc.
3ªEtapa:
Diversifique
Para nomes terminados em A ou O pergunte se é de menina ou menino
Para nomes parecidos
Rogério Rodrigo
Vá explorando letraa por letra as primeiras e as ultimas principalmente
Maria Mariana
Explorou tamanho e nº de letras.
4ªEtapa:
Após a leitura, distribua para cada um a ficha c seu nome, peça que todos reproduzam o que esta escrita c o alfabeto móvel.
Questione sempre
Tem certeza que é essa letra?
A letra esta do lado correto?
Observe as que não precisam de ficha na hora de escrever
5ªEtapa :
Propor que as crianças escrevam o próprio nome em suas atividades s/copiar
Sempre que houver confusões s z por ex:peça para que consultem o alfabeto.
Avaliação durante toda a atividade observe as tentativas de escrita .
Contemple a diversidade da classe proponha que escrevam o nome dos colegas com ou sem o auxilio das fichas dependendo do caso