Arquivo do blog

quinta-feira, 24 de março de 2011

Atividade Permanente 1

Atividade   Permanente
 
 

Realizar leitura do próprio nome e do reconhecer as letras de alguns colegas ,escrever o próprio nome. Até escrever o próprio nome e reconhecer o dos colegas.

Cx. Sapato ou  Cartaz c pregas para fichas: nome; alfabeto maiúsculo e minúsculo e letras móveis.

1ªEtapa: Ficha c/ nomes na caixa, em roda explicar que o nome dos meninos estão na caixa.
Vamos descobrir quem veio e quem não veio?.
Pegue  a ficha e incentive-os a ler .Quando o nome foi identificado a cç prega a plaquinha no cartaz.

_______________________________***____________________________________

2ªEtapa: Incentive as cçs a arriscar a 1ªletra. Avance para outras usando como referencia o nome de outros colegas.
A de Amanda-mostre que A de Ana de Amélia etc.
3ªEtapa:
Diversifique
Para nomes terminados em A ou O pergunte se é de menina ou menino
Para nomes parecidos

Rogério     Rodrigo

Vá explorando letraa por letra as primeiras e as ultimas principalmente

Maria Mariana

Explorou tamanho e nº de letras.

4ªEtapa:
Após a leitura, distribua para cada um a ficha c seu nome, peça que todos reproduzam o que esta escrita c o alfabeto móvel.
Questione sempre
Tem certeza que é essa letra?
A letra esta do lado correto?
Observe as que não precisam de ficha na hora de escrever
5ªEtapa :
Propor que as crianças escrevam o próprio nome em suas atividades s/copiar
Sempre que houver confusões s z por ex:peça para que consultem o alfabeto.

Avaliação durante toda a atividade observe as tentativas de escrita .
Contemple a diversidade da classe proponha que escrevam o nome dos colegas com ou sem o auxilio das fichas dependendo do caso