Arquivo do blog

quinta-feira, 24 de março de 2011

Musicalização Infantil - aulas 11 e 12



Aula 11
Materiais utilizados: instrumento como violão, Cd de cantigas, Cd com o tema de Pedro e o Lobo, Caixa com vários objetos que possam ser utilizados para emitir sons , como balde plástico, bexiga, caixa de papelão, tampa de panela, madeira, tubos, e alguns instrumentos e apitos musicais ou de cantos de pássaros, triângulo, reco-reco, pandeiro, etc..palco do teatro de fantoches

Entrada:Organizar as crianças sentadas no chão em uma grande roda.
              
               Vamos respirar bem fundo (inspira pelo nariz e solte o ar pela boca) uma, duas, três vezes. Inflar bem o peito e não o abdomem
              
               Circular a cabeça pra direita e pra esquerda, pra cima e para baixo

               Rodar os ombros pra frente e pra trás
              
               Fazer caretas
              
               Massageie a cabeça com a ponta dos dedos, lavando a cabeça

               Abra a boca 10 vezes

               Glissando: imitando o cavalo prrrrrrrr (soprando o lábio, imitando o som do p)
              
               Agora imitando o motor rrrrrrrrr ( imitando o som do r)
              
               Mastigando como a boca aberta: ama, ama, (ressonância)

               Articular A/E/I/O/U forçando o diafragma e anasalando as expressões

                  Fazer a escala  subindo e descendo com a  boca .
              
                  Repire, Respire, Respire

               “AH! HUM! Disse o sapinho” ( Ah! Língua para fora, Hum língua para dentro)
              
               “O meu cavalinho é bom Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Galopa sem parar Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Eu gosto muito dele e nele eu posso montar
               Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap

               A babá boba bebeu o leite do bebê.
               Bote a bota no bote 


                 
Dinâmicas:
                  Bom de ouvido
                  Reunir vários objetos que possam ser utilizados para emitir sons , como balde plástico, bexiga, caixa de papelão, tampa de panela, madeira, tubos, e alguns instrumentos e apitos musicais ou de cantos de pássaros, triângulo, reco-reco, pandeiro, etc..
                  Organizar de modo que os instrumentos fiquem escondidos, por exemplo atrás do palco de teatrinho de fantoches, atrás de uma cortina. Escolher um dos objetos e produzir o som. As crianças devem adivinhar o objeto pelo som emitido por ele. E mostrar depois da conversa o objeto e o som, fazer com que as crianças percebam que cada objeto pode fazer vários sons dependendo da forma como é utilizado. Pode-se pedir para que as crianças também façam os sons para os colegas adivinharem.
                 
               Cantigas
              
Volta à calma: Pedir para que todos sentem-se novamente em seus lugares, e em silêncio ouçam. Colocar o tema de Pedro e o Lobo.




Aula 12
Materiais utilizados: instrumento como violão, Cd de cantigas, Cd com o tema de Pedro e o Lobo, Caixa com vários objetos que possam ser utilizados para emitir sons , como balde plástico, bexiga, caixa de papelão, tampa de panela, madeira, tubos, e alguns instrumentos e apitos musicais ou de cantos de pássaros, triângulo, reco-reco, pandeiro, etc..palco do teatro de fantoches

Entrada:Organizar as crianças sentadas no chão em uma grande roda.
              
               Vamos respirar bem fundo (inspira pelo nariz e solte o ar pela boca) uma, duas, três vezes. Inflar bem o peito e não o abdomem
              
               Circular a cabeça pra direita e pra esquerda, pra cima e para baixo

               Rodar os ombros pra frente e pra trás
              
               Fazer caretas
              
               Massageie a cabeça com a ponta dos dedos, lavando a cabeça

               Abra a boca 10 vezes

               Glissando: imitando o cavalo prrrrrrrr (soprando o lábio, imitando o som do p)
              
               Agora imitando o motor rrrrrrrrr ( imitando o som do r)
              
               Mastigando como a boca aberta: ama, ama, (ressonância)

               Articular A/E/I/O/U forçando o diafragma e anasalando as expressões

                  Fazer a escala  subindo e descendo com a  boca .
              
                  Repire, Respire, Respire

               “AH! HUM! Disse o sapinho” ( Ah! Língua para fora, Hum língua para dentro)
              
               “O meu cavalinho é bom Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Galopa sem parar Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Eu gosto muito dele e nele eu posso montar
               Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap

               Se o papa papasse papa/ Se o papa papasse pão,/ Se o papa tudo papasse/ Seria um papa -papão
                 
Dinâmicas:
                  Bom de ouvido
                  Reunir vários objetos que possam ser utilizados para emitir sons , como balde plástico, bexiga, caixa de papelão, tampa de panela, madeira, tubos, e alguns instrumentos e apitos musicais ou de cantos de pássaros, triângulo, reco-reco, pandeiro, etc..
                  Organizar de modo que os instrumentos fiquem escondidos, por exemplo atrás do palco de teatrinho de fantoches, atrás de uma cortina. Escolher um dos objetos e produzir o som. As crianças devem adivinhar o objeto pelo som emitido por ele. E mostrar depois da conversa o objeto e o som, fazer com que as crianças percebam que cada objeto pode fazer vários sons dependendo da forma como é utilizado. Pode-se pedir para que as crianças também façam os sons para os colegas adivinharem.
                 
               Cantigas
              
Volta à calma: Pedir para que todos sentem-se novamente em seus lugares, e em silêncio ouçam. Colocar o tema de Pedro e o Lobo.