Aula 11
Materiais utilizados: instrumento como violão, Cd de cantigas, Cd com o tema de Pedro e o Lobo, Caixa com vários objetos que possam ser utilizados para emitir sons , como balde plástico, bexiga, caixa de papelão, tampa de panela, madeira, tubos, e alguns instrumentos e apitos musicais ou de cantos de pássaros, triângulo, reco-reco, pandeiro, etc..palco do teatro de fantoches
Entrada:Organizar as crianças sentadas no chão em uma grande roda.
Vamos respirar bem fundo (inspira pelo nariz e solte o ar pela boca) uma, duas, três vezes. Inflar bem o peito e não o abdomem
Circular a cabeça pra direita e pra esquerda, pra cima e para baixo
Rodar os ombros pra frente e pra trás
Fazer caretas
Massageie a cabeça com a ponta dos dedos, lavando a cabeça
Abra a boca 10 vezes
Glissando: imitando o cavalo prrrrrrrr (soprando o lábio, imitando o som do p)
Agora imitando o motor rrrrrrrrr ( imitando o som do r)
Mastigando como a boca aberta: ama, ama, (ressonância)
Articular A/E/I/O/U forçando o diafragma e anasalando as expressões
Fazer a escala subindo e descendo com a boca .
Repire, Respire, Respire
“AH! HUM! Disse o sapinho” ( Ah! Língua para fora, Hum língua para dentro)
“O meu cavalinho é bom Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
Galopa sem parar Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
Eu gosto muito dele e nele eu posso montar
Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
A babá boba bebeu o leite do bebê.
Bote a bota no bote
Dinâmicas:
Bom de ouvido
Reunir vários objetos que possam ser utilizados para emitir sons , como balde plástico, bexiga, caixa de papelão, tampa de panela, madeira, tubos, e alguns instrumentos e apitos musicais ou de cantos de pássaros, triângulo, reco-reco, pandeiro, etc..
Organizar de modo que os instrumentos fiquem escondidos, por exemplo atrás do palco de teatrinho de fantoches, atrás de uma cortina. Escolher um dos objetos e produzir o som. As crianças devem adivinhar o objeto pelo som emitido por ele. E mostrar depois da conversa o objeto e o som, fazer com que as crianças percebam que cada objeto pode fazer vários sons dependendo da forma como é utilizado. Pode-se pedir para que as crianças também façam os sons para os colegas adivinharem.
Cantigas
Volta à calma: Pedir para que todos sentem-se novamente em seus lugares, e em silêncio ouçam. Colocar o tema de Pedro e o Lobo.
Aula 12
Materiais utilizados: instrumento como violão, Cd de cantigas, Cd com o tema de Pedro e o Lobo, Caixa com vários objetos que possam ser utilizados para emitir sons , como balde plástico, bexiga, caixa de papelão, tampa de panela, madeira, tubos, e alguns instrumentos e apitos musicais ou de cantos de pássaros, triângulo, reco-reco, pandeiro, etc..palco do teatro de fantoches
Entrada:Organizar as crianças sentadas no chão em uma grande roda.
Vamos respirar bem fundo (inspira pelo nariz e solte o ar pela boca) uma, duas, três vezes. Inflar bem o peito e não o abdomem
Circular a cabeça pra direita e pra esquerda, pra cima e para baixo
Rodar os ombros pra frente e pra trás
Fazer caretas
Massageie a cabeça com a ponta dos dedos, lavando a cabeça
Abra a boca 10 vezes
Glissando: imitando o cavalo prrrrrrrr (soprando o lábio, imitando o som do p)
Agora imitando o motor rrrrrrrrr ( imitando o som do r)
Mastigando como a boca aberta: ama, ama, (ressonância)
Articular A/E/I/O/U forçando o diafragma e anasalando as expressões
Fazer a escala subindo e descendo com a boca .
Repire, Respire, Respire
“AH! HUM! Disse o sapinho” ( Ah! Língua para fora, Hum língua para dentro)
“O meu cavalinho é bom Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
Galopa sem parar Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
Eu gosto muito dele e nele eu posso montar
Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
Se o papa papasse papa/ Se o papa papasse pão,/ Se o papa tudo papasse/ Seria um papa -papão
Dinâmicas:
Bom de ouvido
Reunir vários objetos que possam ser utilizados para emitir sons , como balde plástico, bexiga, caixa de papelão, tampa de panela, madeira, tubos, e alguns instrumentos e apitos musicais ou de cantos de pássaros, triângulo, reco-reco, pandeiro, etc..
Organizar de modo que os instrumentos fiquem escondidos, por exemplo atrás do palco de teatrinho de fantoches, atrás de uma cortina. Escolher um dos objetos e produzir o som. As crianças devem adivinhar o objeto pelo som emitido por ele. E mostrar depois da conversa o objeto e o som, fazer com que as crianças percebam que cada objeto pode fazer vários sons dependendo da forma como é utilizado. Pode-se pedir para que as crianças também façam os sons para os colegas adivinharem.
Cantigas
Volta à calma: Pedir para que todos sentem-se novamente em seus lugares, e em silêncio ouçam. Colocar o tema de Pedro e o Lobo.