Aula 1
Materiais Utilizados: Cds com som de ambulância tocando, sirene de polícia, sinal da escola,
barulho do microondas, sirene de bombeiro, apito de policial de trânsito, entre outros;
aparelho de Cd; círculos ou quadrados de cartolina colorida; fita crepe; Cd com
músicas agitadas; Cd Mozart para crianças
Entrada:Organizar as crianças sentadas no chão em uma grande roda
Fazer a apresentação do professor e perguntar o nome de cada criança
Começar um diálogo, depois que todos os participantes disseram o nome.
- Vocês gostam de música?
- De que a música é feita?
Deixar que cada um dê a sua opinião. Depois de ouvir o que as crianças disseram explicar que a música é feita de sons e silêncio e que cada sons pode simbolizar uma ação, uma atitude, situações, etc.
Ouçam este som e digam o que ele quer dizer
(colocar o som de uma ambulância tocando, sirene de polícia, sinal da escola, barulho do microondas, sirene de bombeiro, apito de policial de trânsito)
Dinâmica:
Dança dos círculos
Recorte círculos ou quadrados de cartolina colorida e fixe as figuras no chão com fita crepe. Calcule 1 círculo a menos do total de participantes. As crianças correm ao redor dos círculos e, quando a música pára, tentam sentar - falta um lugar, um participante cai fora a cada rodada. No calor, que tal trocar o papel por bacias cheias de água? Antes, porém, certifique-se de que o piso seja antiderrapante. Essa brincadeira é parecida com a dança da cadeira e desenvolve a coordenação, o ritmo, a concentração e a agilidade.
Recorte círculos ou quadrados de cartolina colorida e fixe as figuras no chão com fita crepe. Calcule 1 círculo a menos do total de participantes. As crianças correm ao redor dos círculos e, quando a música pára, tentam sentar - falta um lugar, um participante cai fora a cada rodada. No calor, que tal trocar o papel por bacias cheias de água? Antes, porém, certifique-se de que o piso seja antiderrapante. Essa brincadeira é parecida com a dança da cadeira e desenvolve a coordenação, o ritmo, a concentração e a agilidade.
Volta à calma: Pedir para que todos deitem no chão, e em silêncio ouçam. (colocar mozart para crianças). Depois que todos estiverem deitados em silêncio o professor poderá ir criando uma imagem mental para voltar à calma. “Fechem os olhos e vamos imaginar que estamos num bosque cheio de árvores e flores bem coloridas e bonitas e todos estamos agora sentados debaixo de uma árvore e está bem fresco, bem fresco... Está tão gostoso que gostaria até de dormir...., de dormir....., de dormir.....