Arquivo do blog

quinta-feira, 24 de março de 2011

Musicalização Infantil - aulas 15 e 16

Aula 15
Materiais utilizados: instrumento como violão, Cd de cantigas, Cd Arca de Noé

Entrada:Organizar as crianças sentadas no chão em uma grande roda.
              
               Vamos respirar bem fundo (inspira pelo nariz e solte o ar pela boca) uma, duas, três vezes. Inflar bem o peito e não o abdomem
              
               Circular a cabeça pra direita e pra esquerda, pra cima e para baixo

               Rodar os ombros pra frente e pra trás
              
               Fazer caretas
              
               Massageie a cabeça com a ponta dos dedos, lavando a cabeça

               Abra a boca 10 vezes

               Glissando: imitando o cavalo prrrrrrrr (soprando o lábio, imitando o som do p)
              
               Agora imitando o motor rrrrrrrrr ( imitando o som do r)
              
               Mastigando como a boca aberta: ama, ama, (ressonância)

               Articular A/E/I/O/U forçando o diafragma e anasalando as expressões

                  Fazer a escala  subindo e descendo com a  boca .
              
                  Repire, Respire, Respire

               “AH! HUM! Disse o sapinho” ( Ah! Língua para fora, Hum língua para dentro)
              
               “O meu cavalinho é bom Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Galopa sem parar Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Eu gosto muito dele e nele eu posso montar
               Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap

O doce perguntou pro doce
Qual é o doce mais doce
Que o doce de batata-doce.
O doce respondeu pro doce
Que o doce mais doce que
O doce de batata-doce
É o doce de doce de batata-doce.

                 
Dinâmicas:
                  Atividades para marcar compasso
                  Mão(forte)  pé (fraco) pé (fraco) até a criança se acostumar com o ritmo, inicialmente devagar e vai aumentando a velocidade.

                  Pé (forte) Mão (fraco) Mão (fraco) até a criança se acostumar com o ritmo, inicialmente devagar e vai aumentando a velocidade.


                  
  
Volta à calma: Pedir para que todos sentem-se novamente em seus lugares, e em silêncio ouçam Cd Arca de Noé





Aula 16
Materiais utilizados: instrumento como violão, Cd de cantigas, Cd Arca de Noé

Entrada:Organizar as crianças sentadas no chão em uma grande roda.
              
               Vamos respirar bem fundo (inspira pelo nariz e solte o ar pela boca) uma, duas, três vezes. Inflar bem o peito e não o abdomem
              
               Circular a cabeça pra direita e pra esquerda, pra cima e para baixo

               Rodar os ombros pra frente e pra trás
              
               Fazer caretas
              
               Massageie a cabeça com a ponta dos dedos, lavando a cabeça

               Abra a boca 10 vezes
              
               Colocar um linguão pra fora 10 vezes

               Glissando: imitando o cavalo prrrrrrrr (soprando o lábio, imitando o som do p)
              
               Agora imitando o motor rrrrrrrrr ( imitando o som do r)
              
               Mastigando como a boca aberta: ama, ama, (ressonância)

               Articular A/E/I/O/U forçando o diafragma e anasalando as expressões

                  Fazer a escala  subindo e descendo com a  boca .
              
                  Repire, Respire, Respire


              
              
Gato escondido com rabo de fora
tá mais escondido que rabo escondido
com gato de fora.


                 
Dinâmicas:
                  Atividades para marcar compasso
                  Mão(forte)  pé (fraco) pé (fraco) até a criança se acostumar com o ritmo, inicialmente devagar e vai aumentando a velocidade.

                  Pé (forte) Mão (fraco) Mão (fraco) até a criança se acostumar com o ritmo, inicialmente devagar e vai aumentando a velocidade.


                  
  
Volta à calma: Pedir para que todos sentem-se novamente em seus lugares, e em silêncio ouçam Cd Arca de Noé