Arquivo do blog

quinta-feira, 24 de março de 2011

Musicalização Infantil - aulas 5 e 6

Aula 5
Materiais utilizados: instrumento como violão, Cd de cantigas, Cd Mozart para crianças
Entrada:Organizar as crianças sentadas no chão em uma grande roda.  
Dinâmicas: Relembrar as propriedades do som aprendidas

               Fale fino/fale grosso/fale fino/fale grosso/Fale fino/fale grosso/fale fino/fale grosso /
               Vamos ouvir do som fino ao grosso  ( fazer a escala). Fazer a escala  subindo e descendo com a  boca até todos aprenderem .

               Hoje é domingo/ Pede cachimbo / Cachimbo é de barro / Bate no jarro/ o jarro é de ouro/ bate no touro/ o touro é valente/ bate na gente/ a gente é fraco/ cai no buraco/ o buraco é fundo( fazer o barulho da caída dentro do buraco) acabou-se o mundo

               Vamos cantar imitando a voz do sapo colocando a língua bem grande para fora?
              
               “AH! HUM! Disse o sapinho” ( Ah! Língua para fora, Hum língua para dentro)
              
               Vamos imitar o cavalo?

               “O meu cavalinho é bom Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Galopa sem parar Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Eu gosto muito dele e nele eu posso montar
               Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
              
               Vejam que som legal!!!!
              
                Pinto pia / pia pinga / quanto mais o pinto pia / mais a pia pinga / pim, pim, pim
                
               Repetir até que os lábios fiquem adormecidos.

               Cantar cantigas


Volta à calma: Pedir para que todos sentem-se novamente em seus lugares, e em silêncio ouçam. (colocar mozart para crianças). Depois que todos estiverem  em silêncio o professor poderá ir chamando a imagem mental já criada na aula anterior para voltar a a calma.  “Fechem os olhos e vamos imaginar que estamos num bosque cheio de árvores e flores bem coloridas e bonitas e todos estamos agora sentados debaixo de uma árvore  e está bem fresco, bem fresco... Está tão gostoso que gostaria até de dormir...., de dormir....., de dormir.....





Aula 6
Materiais utilizados: instrumento como violão, Cd de cantigas, Cd com sons da natureza,
Entrada:Organizar as crianças sentadas no chão em uma grande roda.
Dinâmicas: Relembrar as propriedades do som aprendidas

               Fale fino/fale grosso/fale fino/fale grosso/Fale fino/fale grosso/fale fino/fale grosso /
               Vamos ouvir do som fino ao grosso  ( fazer a escala). Fazer a escala  subindo e descendo com a  boca até todos aprenderem .

               Hoje é domingo/ Pede cachimbo / Cachimbo é de barro / Bate no jarro/ o jarro é de ouro/ bate no touro/ o touro é valente/ bate na gente/ a gente é fraco/ cai no buraco/ o buraco é fundo( fazer o barulho da caída dentro do buraco) acabou-se o mundo

               Vamos cantar imitando a voz do sapo colocando a língua bem grande para fora?
              
               “AH! HUM! Disse o sapinho” ( Ah! Língua para fora, Hum língua para dentro)
              
               Vamos imitar o cavalo?

               “O meu cavalinho é bom Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Galopa sem parar Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Eu gosto muito dele e nele eu posso montar
               Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
              
               Vejam que som legal!!!!
              
                Pinto pia / pia pinga / quanto mais o pinto pia / mais a pia pinga / pim, pim, pim
                
               Repetir até que os lábios fiquem adormecidos.

               Cantar a musica Escravos de Jó. Cada criança com uma caixinha de fósforo com um pouco de grão para que faça barulho ir cantando a música no ritmo e ir passando a caixinha para cada criança inicialmente bem devagar, ir aumentado a velocidade conforme a desenvoltura da turma.

               Cantigas


              
Volta à calma: Pedir para que todos sentem-se novamente em seus lugares, e em silêncio ouçam. Colocar uma música com sons da natureza.