Arquivo do blog

quinta-feira, 24 de março de 2011

Musicalização Infantil - parte 2

PLANEJAMENTO DE MUSICALIZAÇÃO
A musicalização no processo de construção do conhecimento musical, tem como fundamento o ‘despertar’ e o ‘prosperar’ do sabor pela música, estimulando e contribuindo com a formação global do ser humano, as metas desse afloramento são: o desenvolvimento da percepção sensorial no próprio corpo e as linguagens oral e gestual; a estimulação da socialização; a conscientização de si mesmo (auto-conhecimento) e do outro, além do incentivo à exploração da cultura brasileira.

CONTEÚDO

·       Propriedades do som: altura e intensidade;
·       Propriedades do ritmo: pulso e andamento.

OBJETIVOS
·       Desenvolver a sensibilidade como proposta de integração social, auxiliando na formação do educando;  
·       Estimular o prazer de ouvir (sentir), escutar (perceber), fazer e conhecer música;
·       Propiciar ao educando atividades diversas e interligadas, que estimulem a expressão corporal e musical, e também habilidades como: atenção, concentração, percepções, integração coletiva, coordenação motora (global e fina), noção corporal, orientação espacial e temporal, memória auditiva, sensibilização e percepção auditiva; vivência e percepção das propriedades do som (altura e intensidade); vivência e percepção das propriedades do ritmo (pulso e andamento); uso da voz e apropriação de exercícios respiratórios; habilidades motoras.
·       integração de grupo; relação direta entre a observação e sua representação verbal; dinâmica corporal global.


HABILIDADES
·       Conviver em grupo, respeitando os limites e diferenças peculiares a cada indivíduo; obedecer regras de conduta e as propostas estabelecidas;
·       Realizar movimentos livres e motivados, a partir de um estímulo sugerido;
·       Imitar diferentes tipos de sons, classificando-os segundo sua origem (sensibilização auditiva);
·       Desenvolver o freio inibitório, a partir das pausas que ocorrem entre (e nas) as músicas;
·       Escutar diferentes formas de manifestação musical, analisando e refletindo sobre altura e intensidade, comparando com o cotidiano;
·       Produzir sons graves e agudos • sons fortes e fracos;
·       Desenvolver o ritmo em suas tarefas diárias (momento para estudar, brincar, comer, andar, saltar, correr, etc), conforme o andamento da música;
·       Cantar e ler com mais desenvoltura e fluência.