Arquivo do blog

quinta-feira, 24 de março de 2011

Musicalização Infantil - aulas 13 e 14

Aula 13
Materiais utilizados: instrumento como violão, Cd de cantigas, Cd com o tema de Pedro e o Lobo, pedir as latinhas com antecedência, fitas adesivas e grãos.

Entrada:Organizar as crianças sentadas no chão em uma grande roda.
              
               Vamos respirar bem fundo (inspira pelo nariz e solte o ar pela boca) uma, duas, três vezes. Inflar bem o peito e não o abdomem
              
               Circular a cabeça pra direita e pra esquerda, pra cima e para baixo

               Rodar os ombros pra frente e pra trás
              
               Fazer caretas
              
               Massageie a cabeça com a ponta dos dedos, lavando a cabeça

               Abra a boca 10 vezes

               Glissando: imitando o cavalo prrrrrrrr (soprando o lábio, imitando o som do p)
              
               Agora imitando o motor rrrrrrrrr ( imitando o som do r)
              
               Mastigando como a boca aberta: ama, ama, (ressonância)

               Articular A/E/I/O/U forçando o diafragma e anasalando as expressões

                  Fazer a escala  subindo e descendo com a  boca .
              
                  Repire, Respire, Respire

               “AH! HUM! Disse o sapinho” ( Ah! Língua para fora, Hum língua para dentro)
              
               “O meu cavalinho é bom Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Galopa sem parar Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Eu gosto muito dele e nele eu posso montar
               Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap

               Se o papa papasse papa/ Se o papa papasse pão,/ Se o papa tudo papasse/ Seria um papa -papão
                 
Dinâmicas:
                      Montar um chocalho

                  Pedir que tragam de casa latinhas com tampa, leite ninho, molho de tomate, entre outras. Em cada uma delas colocar um tipo de grão . Tampa-las e lacra-las. Chocoalhar para cada uma delas para conhecer o som.
                 
               Cantigas
              
Volta à calma: Pedir para que todos sentem-se novamente em seus lugares, e em silêncio ouçam. Colocar o tema de Pedro e o Lobo.



Aula 14
Materiais utilizados: instrumento como violão, Cd de cantigas, Cd Arca de Noé

Entrada:Organizar as crianças sentadas no chão em uma grande roda.
              
               Vamos respirar bem fundo (inspira pelo nariz e solte o ar pela boca) uma, duas, três vezes. Inflar bem o peito e não o abdomem
              
               Circular a cabeça pra direita e pra esquerda, pra cima e para baixo

               Rodar os ombros pra frente e pra trás
              
               Fazer caretas
              
               Massageie a cabeça com a ponta dos dedos, lavando a cabeça

               Abra a boca 10 vezes

               Glissando: imitando o cavalo prrrrrrrr (soprando o lábio, imitando o som do p)
              
               Agora imitando o motor rrrrrrrrr ( imitando o som do r)
              
               Mastigando como a boca aberta: ama, ama, (ressonância)

               Articular A/E/I/O/U forçando o diafragma e anasalando as expressões

                  Fazer a escala  subindo e descendo com a  boca .
              
                  Repire, Respire, Respire

               “AH! HUM! Disse o sapinho” ( Ah! Língua para fora, Hum língua para dentro)
              
               “O meu cavalinho é bom Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Galopa sem parar Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Eu gosto muito dele e nele eu posso montar
               Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap

O tempo perguntou pro tempo
quanto tempo o tempo tem.
O tempo respondeu pro tempo
que o tempo tem tanto tempo
quanto tempo o tempo tem.

                 
Dinâmicas:
                  
Algumas cantigas e brincadeiras de roda convidam à marcação do pulso básico ou do tempo forte da música. 
Palma, palma, palma (bater palmas no tempo forte) 
Pé, pé, pé (bater o pé no chão) 
Roda, roda, roda (rodar no lugar) 
Caranguejo peixe é! (no é, agachar no chão) 

Outras propõem uma experiência rítmica. 
Rá, rá, rá, a minha machadinha, 
Rá, rá, a minha machadinha, 
Quem te pôs a mão sabendo que és minha? 
Quem te pôs a mão sabendo que és minha? (rodar de mãos dadas) 
Se tu és minha eu também sou tua, 
Se tu és minha eu também sou tua, 
Pula machadinha para o meio da rua 
Pula machadinha para o meio da rua 
(pular para o meio da roda) 
No meio da rua não hei de ficar 
No meio da rua não hei de ficar 
Pula machadinha para o teu lugar 
Pula machadinha para o teu lugar 
(pular de costas para seu lugar original na roda) 


A roda começa girando devagar e acelera até chegar ao dez 
A galinha do vizinho 
Bota ovo amarelinho 
Bota um, bota dois, bota três, bota 
quatro ... bota nove, bota dez! (todos se agacham) 

              
Volta à calma: Pedir para que todos sentem-se novamente em seus lugares, e em silêncio ouçam Cd Arca de Noé