Arquivo do blog

quinta-feira, 24 de março de 2011

Musicalização Infantil - parte 1

PLANEJAMENTO DE MUSICALIZAÇÃO
A MÚSICA COMO MEIO DE DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA E A INTEGRAÇÃO DO SER HUMANO

INTRODUÇÃO
A musicalização contribui no desenvolvimento da inteligência, e reflete na aprendizagem geral, favorecendo o  desenvolvimento cognitivo / lingüístico (conhecimento, estímulos, intelecto, tocando, audição), psicomotor (movimento, sistema nervoso, senso rítmico) e sócio-afetivo (respeito, realização, auto-estima, socialização, emoções, segurança).
É fundamental fazer uso de atividades de musicalização que explorem o universo sonoro, levando os alunos a ouvir com atenção, analisando, comparando os sons e buscando identificar as diferentes fontes sonoras. Isso irá desenvolver a capacidade auditiva, exercitar a atenção, concentração e a capacidade de análise e seleção dos atributos do som (altura = agudo, médio, grave •intensidade = fraco, forte •duração = longo, curto •timbre = a característica de cada som, o que nos faz diferenciar as vozes e os instrumentos).
O papel da música na educação é muito importante, não apenas como experiência estética, mas também como facilitadora do processo de aprendizagem, e instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo, e também ampliando o conhecimento musical do aluno, afinal a música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégio de poucos. Por fim, a música é um elemento importante para estabelecer a harmonia pessoal, facilitando a integração, a inclusão social de pessoas.
A música exalta o espírito humano, é criativa, auto-expressiva e permite a expressão de nossos
pensamentos e sentimentos mais nobres.

A música é concebida como um universo que conjuga expressão de sentimentos,idéias,valores
culturais e facilita a comunicação do indivíduo consigo mesmo e com o meio em que vive. Ao
atender diferentes aspectos do desenvolvimento humano:físico, mental, social, emocional e
espiritual, a música pode ser considerada um agente facilitador do processo educacional,
favorecer o bem-estar e o crescimento das potencialidades dos alunos, pois ela fala diretamente ao corpo, à mente e às emoções. Contribui no envolvimento social, desperta noções de respeito e consideração pelo outro, e abre espaço para outras aprendizagens.