Arquivo do blog

quinta-feira, 24 de março de 2011

SOS Professor - resumo

CURSO DE GERENCIAMENTO DE SALA DE AULA
1
Aqui vão 11 passos que ajudarão na organização da sala de aula:
01. Crie, por escrito, os objetivos e expectativas que você tem para a turma,
02. Seja consistente em tudo que disser  ou fizer,
03. Seja paciente com você mesma e principalmente com os alunos,
04. Transforme os Pais  em seus aliados. Comunique-se mais com eles,
05. Evite falar demais e se alongar nas explicações,
06. Organize o tempo da aula em   três  blocos diferentes  de atividades,
07. Comece e termine a aula dentro do tempo estabelecido, não `enrole `,
08. Tenha atividades planejadas para manter TODOS os alunos ocupados,
09. Discipline e corrija individualmente, jamais faça isso em público,
10. Mantenha sempre a perspectiva e o bom humor para cada situação
11. Saiba quando pedir ajuda
2

O Bullying é uma situação preocupante que ocorre dentro da Escola.
Na sala de aula isso ocorre de um modo mais velado, na hora do recreio de uma forma mais explícita e de forma oculta no que concerne aos relacionamentos dos alunos mais velhos (Fundamental II e Ensino Médio) .

Por isso é preciso que o Professor saiba identificar estas situações para criar as intervenções. O ideal é agir de maneira preventiva e discutir o assunto de modo coletivo, para evitar que ela ocorra.

Estamos disponibilizando no nosso Blog uma Cartilha sobre Bullying que está sendo distribuída pelo Conselho Nacional de Justiça com orientações muito úteis para todos.

Fique a vontade para distribuir esta Cartilha para mais Professores, Coordenadores, Diretores, Secretarias de Educação, Diretorias de Ensino, Estudantes de Licenciatura. Vamos alertar a todos !
REGRA NO. 01: Crie, por escrito, os objetivos e expectativas que você tem para a turmaAo planejar no início do ano traçamos uma série de objetivos acadêmicos para a turma e  conforme já foi escrito em outro artigo, só planejar o curriculo acadêmico é insuficiente.
Temos que ter em mente o curriculo oculto que envolve atitudes, comportamentos e experiências que os alunos trazem.Definido  o curriculo acadêmico, bem como o curriculo oculto a ser trabalhado, é preciso traçar objetivos para cada um deles.
Aqui vai um aviso importanto:  é preciso `traduzir` esses objetivos em uma linguagem que tanto os alunos quanto os Pais compreendam, pois cada um dos envolvidos deve saber o que se espera deles.Por isso os objetivos tem que ser palpáveis, mensuráveis e  quantificáveis.Você pode por exemplo separá-los em blocos de metas a serem atingidas dentro do bimestre ou semestre.Ao longo do prazo estabelecido para cada meta, monitore, acompanhando os resultados e fazendo os ajustes e principalmente, dê  e peça feedback aos Pais, só assim você evita mal entendidos e força os Pais a se envolverem mais em todo o processo e torna os alunos mais comprometidos com o próprio resultado.
Outra dica é criar uma Ficha de Auto Avaliação onde estarão especificadas as metas para aquele bimestre ou semestre com as devidas ações que cada um deve realizar naquele período.Ao longo do processo peça para o aluno e o Pai assinalar se estão fazendo cada qual a sua parte, e depois você pode na Reunião de Pais sugerir ajustes para cada um dos envolvidos que necessitarem de ajuda.Desta forma ficará claro que todo o processo educativo tem 3 partes: a do PROFESSOR, a do ALUNO e a da FAMÍLIA, e que cada um deve fazer a sua parte para que o resultado esperado seja alcançado.
3
REGRA NO. 02: Seja Consistente em tudo que disser ou fizer Esperamos que os outros sejam sempre íntegros e consistentes em suas ações para conosco. Os seus alunos e Pais também esperam isso de você.Voltar atrás à palavra dada, descumprir uma regra, não honrar o que foi combinado ou prometido são faltas gravíssimas. O Professor estará modelando o caráter dos alunos por meio do exemplo do seu próprio caráter. Por isso, cuidado com o seu modo de falar, talvez você mesmo esteja incitando que os alunos apresentem um linguajar grosseiro, irônico e até desrespeitoso.Cuidado redobrado com os comentários que você faz pelos corredores e mesmo dentro da sala de aula.
É triste constatar que professores quando encontram outro colega comecem a fazer comentários nada agradáveis a respeito do Governo, do tempo, do trabalho, dos alunos e até mesmo  dos Pais. Ao fazer tais comentários estão revelando que não são confiáveis e dignos e o mais grave de tudo: perdem o respeito de quem está ouvindo. Por isso, não importa se você é Professor do Ensino Infantil ou do Ensino Médio: seja íntegro nas suas ações e no seu linguajar, tenha sempre atitudes irrepreensíveis. Crie as regras na sua sala de aula e cumpra-as. Jamais favoreça esse ou aquele aluno, jamais tome partido, procure ser justa , nunca use de retaliações, seja consistente sempre.
4
REGRA NO. 03: Seja paciente com você mesma e com os alunos Infelizmente é comum ver Professores sempre com um nível de stress muito alto, o que os torna muito impacientes e acaba gerando frequentes descontroles emocionais na sala de aula. Esse stress, essa impaciência e esses descontroles emocionais   acabam instigando a indisciplina na sala de aula, pois os alunos são altamente reativos ao ambiente que os cerca. A impaciência do Professor está diretamente ligada a certos comportamentos negativos dos alunos dentro e fora da sala de aula. Para alterar o nível de stress emocional da sala de aula o Professor deve, primeiramente, checar o seu nível de stress. Para tanto deve começar a fazer uma reflexão em cada uma das áreas da sua vida. É isso mesmo!! Temos várias áreas na nossa vida que precisam ser alimentadas e estar equilibradas para o nosso bem estar mental e emocional.
- AREA DO TRABALHO E CARREIRA
- AREA DA SAÚDE (FISICA E MENTAL)
- AREA FINANCEIRA
- AREA RELACIONAMENTO (MARIDO/ESPOSA/FAMILIARES)
- AREA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
- AREA DO LAZER
- AREA ESPIRITUAL
Para você saber qual área está `doente` ou precisando de `alimento` é só responder, em cada uma das áreas, a essas duas perguntas:
01. O que está acontecendo na Área..... que me deixa infeliz ou insatisfeita?
02. O que eu gostaria que estivesse acontecendo na Área .....para sentir-me feliz ?
Feito isso, trace algumas ações para chegar até o ponto em que você deseja para cada área. Se não conseguir fazer isso sozinha procure por um Coach de Vida que ele/ela lhe ajudará a atingir cada objetivo que você queira para alavancar a sua vida.
Pessoas que tem as áreas da vida equilibrada, são mais felizes e pacientes. Por isso quando for conversar com um Aluno ou Pais não reaja a impaciência deles. Com certeza eles também tem áreas `doentes` que precisam ser restauradas.
5
REGRA  NO. 06:  Organize o tempo da aula em três blocos diferentes de atividades
Você que ensina na Educação Infantil e Séries Iniciais, sabe muito bem que precisa diversificar a aula, e criar vários mini-blocos de atividades para aproveitar o período de concentração da criança, pois logo ela se aborrece e quer passar para outra atividade.

Quando os alunos estão no Fundamental II ou no Ensino Médio, boa parte dos Professores, entram na sala e usam parte do tempo para “ falar/explicar” e depois “ aplicam” uma atividade, que, do ponto de vista dos alunos é enfadonha e massante.
Sendo assim, os alunos entram no modo “rebeldia passiva” , aquela onde todos ficam “ enrolando”  fazendo de conta que estão fazendo, apenas esperando o tempo passar, o sinal tocar para serem libertos.
Quando os alunos entram no modo “rebeldia passiva” a aula se arrasta, não se chega a lugar algum, a aula não rende, porém: é aula  que foi “dada” .
No modo “rebeldia ativa” a coisa fica pior ainda. Os alunos, entram em confronto direto com o Professor em demonstração aberta de rebeldia e indisciplina.
E tudo isso pode ser evitado apenas com uma pequena mudança na estrutura da aula. Separe a aula em mini blocos específicos de tarefas, com tempo definido para cada bloco. Use estratégias diferenciadas tais como dinâmicas, registro escrito, exposição oral, mímicas, dramatizações com música. Intercale tarefas mais dinâmicas com tarefas mais tranqüilas.
Já sei, você vai falar que só tem 2 aulas por semana com a turma e que não dá para usar essas estratégias. Garanto a você, esta estrutura faz com que a sua aula renda MAIS em qualidade e em quantidade.Faça o teste durante um bimestre inteiro, depois você conta o quanto sua turma avançou.Lembre-se: “ Não tenho que ensinar do jeito que aprendi, tenho que ensinar do jeito que o meu aluno aprenda” .
6
REGRA  NO. 07: Comece e termine a aula dentro do tempo estabelecido, não “ enrole “

Visitando Escolas, tanto públicas quanto particulares, observei algo peculiar na hora que bate o sinal para começar a aula: vários alunos ficam no pátio e corredores conversando, brincando, sem a menor pressa de entrar na sala, enquanto os Inspetores de Alunos tentavam, impacientes,  fazê-los ir para as salas.Ao inquirir esses alunos, a fala de todos era:  “ a Professora nunca começa a aula na hora, só depois de 10 minutos, então pra quê entrar agora eu não vou perder nada mesmo “.Nestes casos, esses Professores eram muito consistentes, só que de uma forma negativa, pois   passavam para os alunos o seguinte ensinamento: você não precisa cumprir com o horário, afinal eu também não estou cumprindo.Professor, o gerenciamento da sala de aula, envolve gerenciar também o TEMPO. É muito comum os Professores reclamarem que  “ não deu tempo” de dar toda a aula, de cumprir o Planejamento, de terminar a atividade, etc, etc.... As justificativas são muitas, porém o problema é um só: falta de procedimentos para gerenciar o TEMPO.
Se a  estrutura da sua aula não está lhe trazendo os resultados esperados, então mude.  Faça os ajustes necessários para aproveitar ao máximo o tempo especificado e principalmente, comece e termine a aula no horário. Organize-se: coloque a nova estrutura da aula no canto do quadro negro, com o tempo determinado para cada etapa. Trace os objetivos a serem alcançados em cada etapa. Exemplo para uma aula de 90 minutos: na etapa 1 todos entrarão na sala e deixarão a agenda sobre as carteiras, 5 minutos, na etapa 2 faremos uma roda de conversa da aula anterior, 15 minutos, na etapa 3 dramatização do texto XYZ em grupos de 4, 30 minutos, na etapa 4 registro escrito, 15 minutos , etapa 5 compartilhar idéias do texto, 15 minutos, etapa 6 arrumação para saída, 10 minutos.
Esta é apenas uma idéia de como você pode organizar o tempo da aula, ao fazer desta forma os alunos verão que há várias atividades a serem cumpridas, e que não ocorrerá tempo “ocioso”.
7
REGRA  NO. 08: Tenha atividades planejadas para manter TODOS os alunos ocupados
Manter todos os alunos ocupados e trabalhando não é um sonho, porém exige planejamento de tempo e tarefas. Já falei da estrutura da aula, de como organizar o tempo, agora é a hora da organização das tarefas. Cada aluno tem um tempo diferente do outro, assim é óbvio que nem todos vão terminar as atividades na mesma hora. Os alunos que finalizam as atividades antes de todos ficam com tempo OCIOSO e acabam procurando algo para fazer, e quase sempre o que eles procuram fazer atrapalha os demais que ainda estão fazendo a lição. Então é preciso você ter um cinto de utilidades ou caixa do tesouro, chame como quiser,  cheio de jogos, cartelas, atividades já estruturadas para o aluno ocupar aquele tempo com trabalho. Para os alunos das séries iniciais mantenha uma caixa  ou várias contendo jogos com letras, sílabas, alfabetos móveis, pequenos quebra-cabeças de letras, jogo da memória, e muitos rótulos para colagem .  Dependendo da série mantenha também cruzadinhas e joguinhos envolvendo as 4 operações básicas de matemática.
 Já para o Fundamental II e Médio mantenha folhas de gibis ou  HQs com os balões em branco para que os alunos criem os textos. Mantenha também, pequenos   artigos com assuntos da atualidade , bem como jogos de raciocínio e desafio mental. As possibilidades são infinitas, basta levantar as necessidades e interesses dos alunos e traçar os SEUS objetivos, assim todos ganham, e ninguém fica desocupado na sala de aula.
REGRA  NO. 09: Discipline e corrija individualmente, jamais faça isso em público Os jovens gostam muito de estar em evidência, serem vistos, e  de saber que são populares entre os amigos. Enquanto que os alunos do Ensino Infantil e Fundamental I desejam ser acolhidos no sentido carinhoso da palavra ao serem  ouvidos e considerados em suas necessidades, os jovens do Fundamental II e Ensino Médio vivem para preservar a  auto-imagem no grupo.
Do Infantil ao Ensino Médio, apesar das características dos grupos serem bem distintas, há um dado em comum que não pode ser desconsiderado: o componente emocional.  Ambos os grupos desejam ser aceitos, respeitados e  valorizados. Levar tudo isso em conta é de suma importância, pois é a base fundamental no relacionamento Professor x Aluno.  E um dos fatores que contribui para comprometer o bom relacionamento é o fato de que muitos Professores se revestem de ira ao disciplinar o aluno e o momento da correção que deveria ser um momento de ensino e reparação torna-se um momento de vingança e retaliação.
Este comportamento de repreender em público acaba alimentando e reforçando o comportamento indisciplinado do aluno, que no sentido de defender a sua imagem perante o grupo, vai até as últimas conseqüências para afrontar o Professor. Precisa disciplinar? Faça-o de maneira discreta e use de sabedoria. Disciplina eficaz é aquela que faz com que o aluno aprenda tendo que reparar os erros cometidos e não ouvindo um sermão público.
8
REGRA  NO. 10: Mantenha sempre a perspectiva e o bom humor para cada situação
O relacionamento Professor x Aluno é o `calcanhar de Aquiles` de todo Professor, é o ponto fraco onde muitos falham. Quando os alunos são inquiridos sobre o que  acham do Professor as respostas são variadas: “ meu Professor é bonzinho “ , “ carrasco “ , “ chato” , “grita demais”, “ só reclama” e por aí vai em uma infinidade de adjetivos nada positivos.   Mas também há uma luz no final do túnel, dentre as respostas aparecem também o “ Professor Legal” . Para os alunos o “ Professor legal”, não tem nada a ver com Professor `bonzinho`. O Professor `legal` é aquele que sintetiza uma série de características que atuam em um conjunto equilibrado de atitudes e comportamentos diários que fazem com que o aluno sinta-se cobrado, respeitado e instigado a sempre empenhar-se mais.  O Professor `legal` tem a capacidade e o talento de motivar, inspirar e desafiar. Você deve estar perguntando-se: “ Quais características são estas que fazem com que a imagem do Professor seja extremamente positiva aos olhos dos alunos ? “ . Um desses comportamentos é: manter a perspectiva em todas as situações. Neste caso trata-se de não se deixar levar pelo nervoso, stress, irritação e não sair `batendo boca`com o aluno. O Professor é um adulto, tem uma  maturidade conforme sua experiência de vida e formação, coisas  que a criança e jovem ainda não tem. Mantenha sempre a perspectiva de Educador (maturidade), jamais caia na posição da criança/jovem (imaturidade). Outro comportamento que faz o Professor ser considerado `legal ` é quando ele sabe equilibrar seriedade (cobrança de tarefas, ensino dos conteúdos, regras, procedimentos ) com momentos de humor e descontração e isso implica em saber rir das situações engraçadas e daquelas em que não são tão engraçadas assim. Saiba que,  uma pitada de humor pode desequilibrar e romper qualquer momento de tensão e constrangimento dentro da sala de aula e fora dela. Para que o Professor consiga `funcionar` no modo `legal` é preciso já ter atingido um patamar de maturidade na sua vida  pessoal e profissional. Por isso, reveja todas as áreas da sua vida, reflita sobre o que ainda a motiva a dar aulas, a entrar em uma sala de aula,  a fazer parte da vida de crianças e jovens. Se a resposta que você obtiver ainda empolgar você, então já lhe digo, você tem tudo para tornar-se um “ Professor Legal “.
10

REGRA  NO. 11: Saiba quando pedir ajuda

Você já  tomou conhecimento de 10 Regras Gerais que fazem a diferença no gerenciamento da sala de aula. As Regras Gerais fornecem direções seguras para você melhorar o relacionamento Professor/Aluno e Professor/Pais, bem como possibilitam trabalhar de um modo preventivo contra as possíveis atitudes de rebeldia,indisciplina e confronto com os alunos.

Recapitulando as 10 Regras Gerais vistas até agora:

01.     Crie, por escrito, os objetivos e expectativas que você tem para a turma,
02.     Seja consistente em tudo que disser  ou fizer,
03.     Seja paciente com você mesma e principalmente com os alunos,
04.     Transforme os Pais  em seus aliados. Comunique-se mais com eles,
05.     Evite falar demais e se alongar nas explicações,
06.     Organize o tempo da aula em   três  blocos diferentes  de atividades,
07.     Comece e termine a aula dentro do tempo estabelecido, não `enrole `,
08.     Tenha atividades planejadas para manter TODOS os alunos ocupados,
09.     Discipline e corrija individualmente, jamais faça isso em público,
10.     Mantenha sempre a perspectiva e o bom humor para cada situação


Aplicar as Regras Gerais no dia a dia da sala, envolve muita persistência e paciência por parte do Professor, haverá momentos de frustração, fadiga e até o velho sentimento de fracasso rondando a sua sala, porém, são para esses momentos que a Regra Geral no. 11 entrará em ação:  Saiba quando pedir ajuda !!!!
Lembre-se você não está sozinha/sozinho, você faz parte de uma Equipe. Você tem que contar com o apoio dos colegas Professores da Escola, da Coordenação, do Diretor, dos Pais. Ainda também pode contar com o auxílio dos Livros, da Internet, dos Cursos, de Aconselhamento, de Coach, enfim, há uma série de recursos.
Pedir ajuda também requer antes de tudo humildade. Reconhecer que não somos detentores da verdade, por isso temos que compartilhar o que sabemos e o que precisamos, só assim receberemos ajuda que pode vir de lugares onde você menos espera.
Jamais se feche para as possibilidades de receber ajuda. É uma pena quando ouvimos comentários do tipo: “ só vou fazer curso se a escola pagar “ , “ só vou se tiver certificado”, “ só faço se me pagarem hora extra”, “ mais um treinamento que não serve de nada” .
Saiba que ao pedir ajuda você abre possibilidades de crescer de  mudar de tamanho e quando isso acontece podemos contribuir com muito mais para o mundo em que vivemos e fazer muito mais pelos nossos alunos.   Por isso não se contente em ficar do mesmo tamanho por muito tempo, desafie-se e não tenha medo de pedir ajuda.


Educação Infantil:

Crianças pequenas choram no primeiro dia de aula, porém o período de adaptação  pode durar até uma semana. A mãe fica apreensiva e quer entrar junto, ou muitas vezes acaba levando a criança embora e no dia seguinte a criança chora para não ir para a escola e a mãe cede não levando. Isso faz com que a criança demore muito mais a se ambientar. Para evitar que esse período se alongue além do necessário, é preciso que a Professora e os funcionários de Apoio estejam devidamente orientados a entreter as crianças com muitos jogos e brincadeiras coletivas, afinal nenhuma criança resiste a hora de brincar.
Caso a mãe entre  na sala de aula no primeiro dia, deixe-a instruída a incentivar a criança a brincar com os coleguinhas, jamais deixá-la todo o tempo no colo pois isso a impede de interagir mais livremente com os novos amigos e com os brinquedos, e a levar a criança para a escola TODOS os dias.