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quinta-feira, 24 de março de 2011

Musicalização Infantil - aulas 3 e 4


Aula 3
Materiais utilizados: instrumento como violão, Cd de cantigas, Cd Mozart para crianças, a música Canção da América, To de bem com a vida Xuxa
Entrada:Organizar as crianças sentadas no chão em uma grande roda. Hoje vamos relembrar  os sons
Dinâmicas: Ouçam estes sons e digam o que cada um deles querem dizer
(colocar o som de uma ambulância tocando, sirene de polícia, sinal da escola, barulho do microondas, sirene de bombeiro, apito de policial de trânsito)
              
               Vamos relembrar o som grave e agudo?

               Fale fino/fale grosso/fale fino/fale grosso/Fale fino/fale grosso/fale fino/fale grosso /
               Na casa de vocês quem costuma falar fino? (imite a mãe) deixem as crianças   
          adivinharem quem é; e quem fala grosso na casa de vocês? ( imitar o pai) deixem as crianças adivinharem quem é;  o que pode produzir som fino? (apito, violino, agudo de musicais, etc) o que pode produzir som grosso? ( barulhos de motor, ruídos, musicais graves, bombardão, etc..)

A música mostra nossos sentimentos? O que são sentimentos? Faça uma carinha de feliz; agora uma carinha de triste, uma carinha de zangado, etc.
Quando estamos tristes, cantamos ,musicas tristes, quando estamos alegres, cantamos músicas alegres.

Colocar no cd A música Canção da América, e logo em seguida to de bem com  a vida da Xuxa.
Perceberam? O amigo foi embora e outro ficou triste, cantou uma música triste, mas xuxa estava feliz e cantou uma música feliz. Perguntar se querem cantar as músicas e cantar com as crianças.

Conforme o andamento da aula pode-se cantar algumas cantigas
                 
Volta à calma: Pedir para que todos sentem-se novamente em seus lugares, e em silêncio ouçam. (colocar mozart para crianças). Depois que todos estiverem  em silêncio o professor poderá ir chamando a imagem mental já criada nas aulas anteriores para voltar a a calma.  “Fechem os olhos e vamos imaginar que estamos num bosque cheio de árvores e flores bem coloridas e bonitas e todos estamos agora sentados debaixo de uma árvore  e está bem fresco, bem fresco... Está tão gostoso que gostaria até de dormir...., de dormir....., de dormir.....


Aula 4
Materiais utilizados: instrumento como violão, Cd de cantigas, Cd Mozart para crianças, Cd com a música Mamãe eu quero, Cd com a música da Xuxa Soco soco bate bate
Entrada:Organizar as crianças sentadas no chão em uma grande roda. Hoje vamos estudar os costumes.
Dinâmicas: - Inicie aquecendo o corpo em roda, começando pela respiração abdominal e, pedindo para cada um observar o tempo de sua respiração e o som ou silêncio. Siga o aquecimento pedindo para cada um realizar um movimento que aqueça, ( Siga o mestre) e todos repetem Sem música, cada um no seu tempo. O professor pode ao longo deste aquecimento propor mudanças de velocidade, isto é: fazer este mesmo movimento mais rápido, mais lento, muito mais rápido, etc. (para essa atividade pode-se usar a música da Xuxa Soco soco)

 Está perto do carnaval, o carnaval é um costume do nosso povo, o povo do Brasil. Na maioria das cidades se faz essa grande festa, e as festas de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, podemos ver pela televisão. Se faz um grande baile onde as pessoas vão dançar. O baile pode ser nas ruas ou nos clubes. Na nossa cidade o carnaval é feito na rua. E por incrível que pareça é em frente à nossa escola. As pessoas usam máscaras e fantasias. È uma festa muito colorida. E para esta festa existe um tipo de música: as marchinhas. Vocês conhecem alguma?

               Mamãe eu quero, mamãe eu quero, mamãe eu quero mamar,
               Dá a chupeta, dá a chupeta, dá a chupeta pro bebê não chorar”
              
               Cantar com as crianças até elas aprenderem o versinho.
Conforme o andamento da aula pode-se cantar algumas cantigas

              
Volta à calma: Pedir para que todos sentem-se novamente em seus lugares, e em silêncio ouçam. (colocar mozart para crianças). Depois que todos estiverem  em silêncio o professor poderá ir chamando a imagem mental já criada na aula anterior para voltar a a calma.  “Fechem os olhos e vamos imaginar que estamos num bosque cheio de árvores e flores bem coloridas e bonitas e todos estamos agora sentados debaixo de uma árvore  e está bem fresco, bem fresco... Está tão gostoso que gostaria até de dormir...., de dormir....., de dormir.....