Aula 2
Materiais utilizados: instrumento como violão, Cd de cantigas, Cd Mozart para crianças
Entrada:Organizar as crianças sentadas no chão em uma grande roda. Hoje vamos estudar os sons.Temos dois tipos de som: som grosso e som fino.
Dinâmicas: Vamos ouvir ?: Tocar no violão ou tocar no cd o som grosso e o som fino. O som grosso pode tem o nome de som grave e o som fino tem o nome de som agudo. Vamos imitar os sons?
Fale fino/fale grosso/fale fino/fale grosso/Fale fino/fale grosso/fale fino/fale grosso /
O som fica parecido com o de uma gangorra, não é?
Vamos ouvir do som fino ao grosso ( fazer a escala). Fazer a escala com a boca até todos aprenderem .Uma canção que exemplifica a escala é a parlenda:
Hoje é domingo/ Pede cachimbo / Cachimbo é de barro / Bate no jarro/ o jarro é de ouro/ bate no touro/ o touro é valente/ bate na gente/ a gente é fraco/ cai no buraco/ o buraco é fundo( fazer o barulho da caída dentro do buraco) acabou-se o mundo
Vamos cantar imitando a voz do sapo colocando a língua bem grande para fora?
“AH! HUM! Disse o sapinho” ( Ah! Língua para fora, Hum língua para dentro)
Cantar até todos aprenderem.
Cantigas: cantar gesticulando com as crianças. “O sapo não lava o pé”, “Alecrim”, etc.
Volta à calma: Pedir para que todos sentem-se novamente em seus lugares, e em silêncio ouçam. (colocar mozart para crianças). Depois que todos estiverem em silêncio o professor poderá ir chamando a imagem mental já criada na aula anterior para voltar a a calma. “Fechem os olhos e vamos imaginar que estamos num bosque cheio de árvores e flores bem coloridas e bonitas e todos estamos agora sentados debaixo de uma árvore e está bem fresco, bem fresco... Está tão gostoso que gostaria até de dormir...., de dormir....., de dormir.....