Arquivo do blog

quinta-feira, 24 de março de 2011

Musicalização Infantil - aulas 9 e 10

Aula 9
Materiais utilizados: instrumento como violão, Cd de cantigas, Cd com o tema de Pedro e o Lobo
Entrada:Organizar as crianças sentadas no chão em uma grande roda.
               Vamos respirar bem fundo (inspira pelo nariz e solte o ar pela boca) uma, duas, três vezes. Inflar bem o peito e não o abdomem

                  Fale fino/fale grosso/fale fino/fale grosso/Fale fino/fale grosso/fale fino/fale grosso

               Fazer a escala  subindo e descendo com a  boca .
              
               Vamos rodar a língua dentro da boca para a direita, agora para a esquerda.

               Coloque a ponta da língua na ponta do nariz, coloque aponta da língua no cotovelo.

               Repire, Respire, Respire

               “AH! HUM! Disse o sapinho” ( Ah! Língua para fora, Hum língua para dentro)
              
               “O meu cavalinho é bom Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Galopa sem parar Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Eu gosto muito dele e nele eu posso montar
               Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
                 
                   Casa suja, chão sujo
Dinâmicas: História Cantada

               A História da Coca

                  Uma vez, um menino foi passear no mato, e apanhou uma abóbora bem redonda, que naquele tempo, tinha o nome de coca. Chegou em casa, deu a coca de presente pra avó, que a preparou e comeu.
Depois, sentiu fome o menino, e voltou pra pedir a coca cantando:
Minha avó me dê minha coca
Coca que o mato me deu
Minha avó comeu minha coca
Coca recoca que o mato me deu
Mas a avó que já tinha comido a coca, deu-lhe um prato de angu. O menino, jogou o prato de angu na parede com raiva e saiu. Depois, se arrependeu porque deu fome, e voltou pra pedir o angu cantando:
Parede me dê meu angu
Angu que minha avó me deu
Minha avó comeu  minha coca
Coca recoca que o mato me deu
Mas a parede, muito esperta, já havia comido todo o angu.... Não havia outra coisa pra lhe dar, deu-lhe um pedaço de sabão.
O menino, botou o sabão no bolso e saiu.
Lá adiante, encontrou uma lavadeira lavando roupa, sem sabão, e lhe disse: Logo você lavadeira, sem sabão, tome este aqui....
A lavadeira muito contente, aceitou o sabão. Mais tarde o menino se arrependeu porque sua roupa estava suja, e voltou para pedir o sabão, cantando:
Lavadeira me dê meu sabão
Sabão que a parede me deu
Parede comeu meu angu
Angu que minha avó me deu
Minha avó comeu  minha coca
Coca recoca que o mato me deu

Mas a lavadeira já tinha gasto todo o sabão do menino.... Não tinha outra coisa para lhe dar, deu-lhe uma navalha. O menino colocou a navalha no bolso e seguiu seu caminho. Lá frente encontrou um cesteiro fazendo cestos de cipó, mas ele não tinha navalha e cortava o cipó com os dentes. O menino foi e deu a navalha pro cesteiro, mais tarde, ele se arrependeu, porque sua barba estava crescendo, e voltou pra pedir a navalha cantando:
Cesteiro me dê minha navalha
Navalha que a lavadeira me deu
Lavadeira gastou  meu sabão
Sabão que a parede me deu
Parede comeu meu angu
Angu que minha avó me deu
Minha avó comeu  minha coca
Coca recoca que o mato me deu
O cesteiro havia quebrado a navalha do menino. Não tinha outra coisa para lhe dar, deu-lhe em paga um cesto. O menino foi andando e pensando: O que é que eu vou fazer com um cesto????
Lá adiante encontrou um padeiro que fazia pão fresquinho, e  colocava o pão no chão... fazia pão fresquinho, e  colocava o pão no chão, fazia pão fresquinho, e  colocava o pão no chão.... O menino deu o cesto pra o padeiro. Logo depois se arrependeu ( ele sempre arrependia de adar as coisas) e voltou para pedir o cesto cantando:
Padeiro me dê meu cesto
Cesto que o cesteiro me deu
Cesteiro quebrou minha navalha
Navalha que a lavadeira me deu
Lavadeira gastou  meu sabão
Sabão que a parede me deu
Parede comeu meu angu
Angu que minha avó me deu
Minha avó comeu  minha coca
Coca recoca que o mato me deu
Mas o padeiro havia vendido os pães com o cesto, não tinha outra coisa pra lhe dar, deu-lhe um pão. Dessa vez, ele não estava com fome, colocou o pãozinho no bolso, e seguiu seu caminho. Lá adiante, encontrou uma moça pobre, morrendo de fome e sem nada pra comer. Deu-lhe o pão. Logo depois se arrependeu e voltou cantando a mesma cantiga
Moça me dê meu pão
Pão que o padeiro me deu
Padeiro vendeu meu cesto
Cesto que o cesteiro me deu
Cesteiro quebrou minha navalha
Navalha que a lavadeira me deu
Lavadeira gastou  meu sabão
Sabão que a parede me deu
Parede comeu meu angu
Angu que minha avó me deu
Minha avó comeu  minha coca
Coca recoca que o mato me deu
Mas a moça já havia comido todo o pão, não tinha outra coisa pra lhe dar deu-lhe uma viola. Ah! Dessa vez o menino gostou. Subiu com a violinha no galho mais alto de uma árvore, e pôs-se a cantar:
De uma coca fiz angu
De um angu fiz um sabão
De um sabão fiz uma navalha
De uma navalha fiz um cesto
De um cesto fiz um pão
De um pão fiz uma  viola
Dingue, linguedingue, que vou pra Angola
Dingue, linguedingue, que vou pra Angola
Dingue, linguedingue, que vou pra Angola
Dingue, linguedingue, que vou pra Angola    (Conto popular recontado por Bia Bedran)
                 
               Cantigas
              
Volta à calma: Pedir para que todos sentem-se novamente em seus lugares, e em silêncio ouçam. Colocar o tema de Pedro e o Lobo.



Aula 10
Materiais utilizados: instrumento como violão, Cd de cantigas, Cd com o tema de Pedro e o Lobo
Entrada:Organizar as crianças sentadas no chão em uma grande roda.
              
               Vamos respirar bem fundo (inspira pelo nariz e solte o ar pela boca) uma, duas, três vezes. Inflar bem o peito e não o abdomem
              
               Circular a cabeça pra direita e pra esquerda, pra cima e para baixo

               Rodar os ombros pra frente e pra trás
              
               Fazer caretas
              
               Massageie a cabeça com a ponta dos dedos, lavando a cabeça

               Abra a boca 10 vezes

               Glissando: imitando o cavalo prrrrrrrr (soprando o lábio, imitando o som do p)
              
               Agora imitando o motor rrrrrrrrr ( imitando o som do r)
              
               Mastigando como a boca aberta: ama, ama, (ressonância)

               Articular A/E/I/O/U forçando o diafragma e anasalando as expressões

                  Fazer a escala  subindo e descendo com a  boca .
              
                  Repire, Respire, Respire

               “AH! HUM! Disse o sapinho” ( Ah! Língua para fora, Hum língua para dentro)
              
               “O meu cavalinho é bom Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Galopa sem parar Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Eu gosto muito dele e nele eu posso montar
               Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
               Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap

          A babá boba bebeu o leite do bebê.


                 
Dinâmicas:
                  Vamos investigar as possibilidades sonoras do nosso corpo?
                  Primeiro com as mãos
                  Som forte: Palmas com a mão em concha
                  Som Médio:Palma com palma
                  Som fraco: Dedos indicador e médio batendo na palma da mão

                  Vamos conhecer outros sons do nosso corpo?
                  Vamos bater nas coxas, no peito, na cabeça,  entre outras partes do corpo e ir ritmando

                 
               Cantigas
              
Volta à calma: Pedir para que todos sentem-se novamente em seus lugares, e em silêncio ouçam. Colocar o tema de Pedro e o Lobo.