Aula 7
Materiais utilizados: instrumento como violão, Cd de cantigas, Cd com sons da natureza,
Entrada:Organizar as crianças sentadas no chão em uma grande roda.
Vamos respirar bem fundo (inspira pelo nariz e solte o ar pela boca) uma, duas, três vezes. Inflar bem o peito e não o abdomem
Relembrar as propriedades do som aprendidas
Fale fino/fale grosso/fale fino/fale grosso/Fale fino/fale grosso/fale fino/fale grosso /
Vamos ouvir do som fino ao grosso ( fazer a escala). Fazer a escala subindo e descendo com a boca .
Hoje é domingo/ Pede cachimbo / Cachimbo é de barro / Bate no jarro/ o jarro é de ouro/ bate no touro/ o touro é valente/ bate na gente/ a gente é fraco/ cai no buraco/ o buraco é fundo( fazer o barulho da caída dentro do buraco) acabou-se o mundo
Vamos cantar imitando a voz do sapo colocando a língua bem grande para fora?
“AH! HUM! Disse o sapinho” ( Ah! Língua para fora, Hum língua para dentro)
Vamos imitar o cavalo?
“O meu cavalinho é bom Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
Galopa sem parar Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
Eu gosto muito dele e nele eu posso montar
Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
Vejam que som legal!!!!
Pinto pia / pia pinga / quanto mais o pinto pia / mais a pia pinga / pim, pim, pim
Dinâmicas:
Separe os alunos em duplas: um aluno emite sons enquanto que o outro responde imediatamente com o corpo/movimento ao som proposto. Como se fosse um “boneco movido ao som” Os dois são criativos neste caso, quem faz o som e quem, responde.
Inverta os papéis e repita o exercício formando novas duplas.
O professor pode exemplificar fazendo sons diferentes para estimular os alunos: sons estridentes, sons relaxantes, sons calmos, sons aflitivos...
Ao final do exercício retorne a roda inicial para fechar a aula, propondo nova reflexão: Existiram dificuldades? Quais? Qual a preferência: fazer o som ou ser o boneco? Foi diferente fazer com uma dupla e com outra? O que foi diferente? Peça alguns exemplos de sons que geraram movimentos “interessante /esquisitos /engraçados /legais.”
Termine com a respiração do início.É importante que o professor observe os alunos durante todo o tempo, intervindo sempre que achar necessário: estimulando, dando apoio técnico (indicado faltas e/ou outros caminhos), percebendo dificuldades.
Cantigas
Volta à calma: Pedir para que todos sentem-se novamente em seus lugares, e em silêncio ouçam. Colocar uma música com sons da natureza.
Aula 8
Materiais utilizados: instrumento como violão, Cd de cantigas, Cd com sons da natureza,
Entrada:Organizar as crianças sentadas no chão em uma grande roda.
Vamos respirar bem fundo (inspira pelo nariz e solte o ar pela boca) uma, duas, três vezes. Inflar bem o peito e não o abdomem
Fale fino/fale grosso/fale fino/fale grosso/Fale fino/fale grosso/fale fino/fale grosso
Fazer a escala subindo e descendo com a boca .
Vamos rodar a língua dentro da boca para a direita, agora para a esquerda.
Coloque a ponta da língua na ponta do nariz, coloque aponta da língua no cotovelo.
Repire, Respire, Respire
“AH! HUM! Disse o sapinho” ( Ah! Língua para fora, Hum língua para dentro)
“O meu cavalinho é bom Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
Galopa sem parar Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
Eu gosto muito dele e nele eu posso montar
Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap
O rato roeu a roupa do rei de Roma e a rainha raivosa roeu o resto
Dinâmicas:
Balões Dançantes: Materiais: balões coloridos; canetas hidrográficas; xerox de fotografias dos participantes; gravuras de animais, frutas, etc.; cola ou fita adesiva; tesouras; aparelho de som.
Encher primeiramente os balões, em quantidade suficiente para cada participante ter o seu. Amarrá-lo para ficar cheio e seguro. No caso de participantes capazes de enchê-los solicitar para cada um fazê-lo.
Dependendo da faixa etária, o participante vai escrever seu nome no balão, ou seja, a primeira letra, para poder identificá-lo.
Encher primeiramente os balões, em quantidade suficiente para cada participante ter o seu. Amarrá-lo para ficar cheio e seguro. No caso de participantes capazes de enchê-los solicitar para cada um fazê-lo.
Dependendo da faixa etária, o participante vai escrever seu nome no balão, ou seja, a primeira letra, para poder identificá-lo.
Pôr uma música animada de fundo para dinamizar a atividade (sugestão “Uva de Caminhão” – Assis Valente).
Estabelecer com os participantes que enquanto a música estiver tocando, cada um ficará brincando com seu próprio balão, tentando não deixa-lo cair no chão. No momento que a música parar cada um dos participantes pegará seu balão, com as duas mãos, e falará em voz alta (podem até gritar), seu próprio nome, que estará escrito no balão,quando a música recomeçar, repetindo a mesma até que o interesse do grupo diminua.
Outra opção está em deixar os participantes misturarem os balões quando estão brincando com eles, sem deixá-los cair no chão. Quando a música parar, segurar um balão, qualquer, com as duas mãos e gritar o nome da letra que estiver escrito no balão. Dependendo da idade dos participantes, quem está segurando o balão, procura o dono, gritando o nome escrito no balão para entregá-lo. Ao serem devolvidos todos os balões aos respectivos donos, volta a tocar a música retomando a brincadeira do começo.
Uma terceira opção de brincadeira, com os balões consiste em brincar com os balões misturando-os, sem deixá-los cair. Quando a música parar, segurar um balão qualquer e começar a gritar o nome que está escrito nele. Os participantes deverão prestar atenção para ouvirem que os estão chamando para dirigir-se até ele e pegar seu balão de volta. Uma vez de posse cada participante com seu balão recomeçar a brincadeira, repetindo-a tantas vezes quanto durar o interesse dos participantes.
Cantigas
Volta à calma: Pedir para que todos sentem-se novamente em seus lugares, e em silêncio ouçam. Colocar uma música com sons da natureza.